5 passos para restaurar a sua porta de madeira e deixá-la como nova

As portas são um componente essencial de todo lar –– e por isso precisam de tantos cuidados quanto qualquer outra parte da casa. Com o passar do tempo, portas de madeira podem ser danificadas de diferentes formas, como batidas, arranhões, marcas, humidade excessiva ou cupins. Com o cuidado adequado e algumas dicas básicas, também pode restaurar as portas de madeira da sua casa para devolvê-las ao brilho de suas condições iniciais.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Para começar, é preciso identificar os principais problemas. A porta está arranhada? A tinta está descascada? A superfície está danificada por batidas, humidade ou cupins? As dobradiças e maçanetas estão arranhadas, enferrujadas ou gastas? E assim por diante.

Restaurar porta de madeira - Roupeiros
Na hora de restaurar mobiliário, todos os cuidados são poucos

Comece por uma limpeza geral para restaurar a sua porta de madeira

Para uma restauração geral, é importante retirar as fechaduras, lixar bem toda a porta, retirar a tinta e o verniz antigos e limpar a superfície com um pano seco. Um bom lugar para iniciar os consertos é uma limpeza geral da porta com produtos adequados.

Usando luvas, despeje um pouco de cera e removedor de esmalte em um recipiente. Pegue um pedaço de lã de aço fina para limpar a superfície com a solução. Aguarde alguns minutos e, enquanto a madeira estiver molhada, utilize um pano de algodão limpo e sem fiapos para limpar a sujidade e a gordura da superfície da porta. Vire o pano para usar o lado limpo para limpar a sujidade ao invés de esfregá-la. Espere 24 horas para permitir que a madeira seque antes de aplicar o óleo de acabamento.

Restaurar porta de madeira - Cozinha

Cobrir buracos e rachaduras

Um problema comum é encontrar buracos, rachaduras ou partes danificadas na madeira. Para reparar esses danos, é preciso aplicar massa própria para uso em madeira. Se estiver um pouco seca, um pouco de água pode ser misturada para tornar a massa mais flexível. A cera torna-se mais fácil de manipular se mantida em temperatura ambiente por algumas horas antes do uso. Após a secagem da massa, aplique uma subcapa para madeira para que a pintura seja uniforme. Espere secar e lixe a porta novamente para retirar o excesso de produto.

Como recuperar o brilho?

Também é possível restaurar o brilho utilizando um pincel, pano ou esfregão de plástico. Aplique uma camada inicial de óleo de acabamento para nutrir e realçar a cor natural da sua porta. Deixe penetrar por 10 minutos e depois limpe o excesso de óleo com um pano de algodão limpo. Aplique mais vezes em intervalos não inferiores a cinco horas.

Quanto mais aplicações forem feitas, maior será o brilho e mais durável será o acabamento. Não se esqueça de sempre remover o excesso de óleo. Se permanecer, a superfície ficará pegajosa e poderá atrair sujeira.

Restaurar porta de madeira

Cuide das partes metálicas

Se as partes metálicas estiverem em más condições, uma opção é substituir as dobradiças, fechaduras e maçanetas, ou utilizar produtos adequados para remover os danos e restaurar o brilho original das peças.

Esfregue o metal com um pano de algodão macio embebido em produto para limpeza de cobre e latão para remover todos os vestígios de manchas. Se as marcas persistirem, coloque um pouco de fluido de limpeza em um recipiente e utilize uma lã de aço muito fina para esfregar suavemente a área afetada por descoloração. Enxágue bem e seque com um pano de algodão macio. Aplique o polidor de latão e cobre com um pano de algodão limpo, esfregando vigorosamente.Espere alguns minutos e lustre até brilhar. Para manter as partes metálicas com boa aparência por mais tempo, esfregue a superfície limpa e polida com um polidor de cera de boa qualidade. Uma aplicação ocasional de polimento nas dobradiças também evitará a ferrugem.

Restaurar porta de madeira
Restaurar as portas de madeira da casa pode ser o suficiente para alterar o aspeto de uma divisão

Atenção na finalização

Na hora de pintar, lembre-se de utilizar tinta própria para madeira da cor desejada e aplique. Por fim, basta aplicar o verniz para finalizar a pintura da porta. Para garantir que as suas portas de madeira permaneçam em boas condições, evite o excesso de humidade e sempre elimine cupins se necessário.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores