Afinal, qual a altura ideal para a mesa de escritório?

Um dos móveis mais importantes para criar um escritório em casa é a mesa. Que altura deve ter? O que deve incluir? Neste artigo desvendamos tudo. Estudar ou trabalhar a partir de casa são, cada vez mais, cenários habituais da rotina de todos. Assim, é importante escolhermos mobiliário que se adeque às nossas necessidades e gostos.

altura mesa
A secretária é uma peça central de qualquer escritório

São horas e horas de trabalho, que nos exigem concentração e dedicação. Quando estamos a trabalhar ou a estudar a partir de casa, temos mais distrações.

CFR - PT - Text - Vuelta al cole

Assim, é importante que o local onde trabalhamos nos traga harmonia e conforto. Com estas preocupações em mente, devemos lembrar-nos que há alguns elementos do escritório que são essenciais, como as cadeiras, as estantes e as mesas de escritório.

Mesas de escritório, como escolher?

Neste artigo vamos focar-nos na escolha da secretária, que, inevitavelmente irá ser influenciada pelas nossas características (altura, por exemplo) e pelo tipo de trabalho que desenvolvemos. Tal como na escolha das cadeiras, devemos escolher a mesa onde vamos trabalhar com bastante cuidado e atenção.

Fatores a ter em atenção na escolha da mesa: a altura e muito mais

Há vários fatores a ter em consideração na escolha da mesa de escritório. O primeiro será o tamanho da secretária. É importante que esta não ocupe demasiado espaço na divisão, mas que simultaneamente sirva as nossas necessidades. Se tiveres, por exemplo, muitos documentos impressos, capas, ou livros que usas com frequência, ter espaço na horizontal é essencial.

altura mesa
A secretária que escolhemos deve ser funcional e estar preparada para suportar os nossos materiais

Outra questão a ter em conta é a funcionalidade da secretária. Vão passar cabos na mesa? Necessitas de prateleiras para organizar alguns materiais? E local para colocar o CPU e o monitor? Estas são algumas questões cujas respostas irão resultar na escolha da melhor secretária para ti. 

Normalmente, para quem utiliza muitos materiais e vai usar computador, o ideal é que a mesa seja grande e inclua prateleiras ou gavetas para que tudo esteja por perto e organizado. 

Escolha da altura da secretária: a ergonomia

E vamos à questão que é explícita no título: que altura deve ter a mesa de escritório? O ideal é que a altura da mesa de trabalho seja entre os 70 e 75 centímetros. Tal ajudará na sua postura, evitando problemas de coluna e dores nas costas.

altura mesa
Uma secretária ampla e organizada é essencial para dias de trabalho produtivos

Outro fator que, por vezes, fica um pouco esquecido, e é bastante importante para a ergonomia, é a da colocação dos pés. O ideal é que estes tenham um local onde possam estar alinhados e não impedidos de movimento.

A secretária na decoração

Por fim, mas não menos importante, devemos ter em atenção que, tal como na sala, a escolha da secretária ideal também deve ter em consideração a harmonia criada com o espaço. Posto isto, devemos optar por uma cujo material vá ao encontro da restante decoração. 

As mesas de vidro, por exemplo, conferem mais amplitude e luminosidade ao espaço. Por sua vez, as mesas de madeira são mais fáceis de combinar, seja com espaços mais delicados e elegantes, como com espaços mais escuros e rústicos. Existem também mesas de metal, que conferem um aspeto mais pesado e, talvez, industrial, ao espaço.

Agora que já sabes tudo sobre mesas de escritório, descobre as nossas secretárias e deixa-te inspirar por todo o nosso mobiliário de escritório! Assim, trabalhar a partir de casa pode ser mais fácil.

CFR - PT - POST - Vuelta al cole