decoração jardim exterior

Decoração de jardim e exterior: como decorar um jardim pequeno

Todos apreciamos desfrutar das boas temperaturas que se fazem sentir, especialmente no conforto de um jardim espaçoso. Mas, muitas vezes, temos de nos conformar com um jardim pequeno ou até mesmo com uma varanda ou terraço.

CFR - PT - TOFU - CTA TEXT - Exteriores

Hoje, vamos partilhar consigo as melhores dicas de decoração de jardim e exterior para espaços pequenos. Mãos à obra!

decoração jardim exterior
Conjunto de sofá de canto, mesa, 2 bancos auxiliares SEMINYAC

Decoração de jardim e exterior: como medir o espaço

Decorar um jardim não tem de ser caro nem difícil. Vamos começar pela primeira dica de decoração de jardim e exteriores: medir. Pegue na fita métrica, no lápis e no papel. Para aproveitar até aos últimos centímetros do seu jardim, deverá começar por medir e planear os diferentes espaços. Desenhe no papel as várias opções de plano do seu jardim. Divida o espaço, em cada um dos planos, de acordo com a acessibilidade, a vista e a funcionalidade.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Também pode encontrar algum programa online para desenhar planos. Este é um dos nossos favoritos.

Deixe voar a sua imaginação! Nesta fase de planeamento, não há limite para o espaço e a criatividade. Não tenha medo de arriscar e experimentar uma e outra vez desenhos diferentes até que encontre o perfeito para si. O importante é que o resultado final seja funcional e, acima de tudo, do seu agrado.

Set MALTA 2 cadeirões e mesa de centro
Com apenas 2 cadeirões e uma mesa, cria um espaço de descontração

Adaptar o mobiliário para otimizar o espaço

Agora que já distribuiu o seu jardim de várias maneiras diferentes, vamos começar a preencher os espaços vazios e dar forma ao espaço. Na decoração de jardim e exteriores, começamos por escolher o mobiliário de maior e menor importância, tendo em conta que primeiro serão os móveis mais volumosos. A sua lista de compras  pode começar com algo assim: sofá de 3 lugares, mesa de refeições, cadeirão, armário exterior, rede de descanso… Tal como no passo anterior, não tenha medo de adicionar muitas coisas, o plano e o espaço disponível vão eliminando as impossibilidades.

Conjunto sofá, poufe e mesa de centro SUMATRA
O conjunto de sofá, puff e mesa de centro SUMATRA vai dar outro ar ao seu jardim

Planear as composições verticais

Se adora plantas, inclua um espaço de jardinagem no seu desenho. Pensar nas composições verticais na hora de decorar um jardim pequeno ajudá-lo-á a incluir muito mais vegetação, sem renunciar ao espaço. As plantas estão na moda e darão um novo ar ao seu espaço exterior.

Sofá-cama CHILL OUT
As plantas são indispensáveis na decoração de jardins e exteriores

Última regra: menos é mais

O seu jardim está quase pronto! Este é o momento decisivo. Segundo o espaço disponível, iremos adaptar a nossa seleção aos móveis, seguindo uma última regra: menos é mais

Graças a todo o planeamento, decorar um jardim pequeno será muito mais rápido e fácil. Vai começar o seu projeto de decoração de jardim e exteriores/ Nós ajudamos com um pequeno resumo:

  1. Não sobrecarregar os espaços. Menos móveis, mais espaços.
  2. Não utilize muitas cores diferentes. A cor nos jardins é dada pelas plantas e flores só por si.
  3. Um jardim é para se desfrutar e para viver o dia a dia sozinho ou em companhia. Desenhe e escolha os seus móveis pensando em como podem ser práticos no seu dia a dia e não só em momentos esporádicos. Menos “por acaso” e mais “carpe diem”.
Cadeira e mesa de jardim ACAPULCO
A cadeira e mesa de jardim ACAPULCO trazem um toque de vanguardismo ao seu jardim

Agora já sabe como decorar o seu jardim pequeno para aproveitá-lo mais. Resta só lançar-se no seu projeto de decoração para terminar ainda antes que acabe o verão!

CFR - PT - TOFU - CTA POST - Exteriores