arbustos para jardim

6 arbustos para jardim que não sabia que precisava

Quando pensamos em jardins, pensamos imediatamente em relva e flores… e os arbustos/ Apesar de muitas vezes descurados porque requerem tempo para atingir o seu tamanho ideal, os arbustos não só trazem vida e sombra ao jardim, como ajudam a delimitar zonas específicas e requerem pouca manutenção. O seu jardim só tem a ganhar com estas 6 espécies de arbustos.

arbustos para jardim

1. Amamélis 

De nome científico Loropetalum chinensis, mas também conhecido como Loropetalum, Amamélis ou Flor-de-franja-chinesa, este arbusto para jardim é bem vibrante, graças às suas folhas avermelhadas; e bem florido, graças às suas flores em franja. Adora sol e um solo bem drenado, mas necessita de uma rega contínua logo após a plantação.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

A partir daí, é um arbusto que se adapta bem a uma variedade de condições: à sombra parcial, ao calor e à seca. Com ramos bastante abertos, pode crescer até aos 2 metros de altura e fica bem em qualquer parte do jardim.

2. Pitósporo-Anão

Se procura um arbusto ornamental para o jardim com folhas resistentes, vistosas e verdes vibrantes, não procure mais – o Pitósporo-Anão merece um lugar de destaque em todos os jardins, idealmente num espaço com muito sol e plantado em terra fértil com excelente drenagem. Se procura um arbusto florido, o Pitósporo-Anão também apresenta flores brancas com aroma a flor-de-laranjeira, basta não efetuar a poda do arbusto regularmente. Um dois-em-um cheio de vida!

arbustos para jardim
Os arbustos para jardim têm múltiplas funções: embelezam, criam sombra, organizam o espaço.

3. Mahonia

Com uma folhagem semelhante à do azevinho e exibindo uma flor amarela original e bastante aromática em forma de espiga, a Mahonia é um arbusto para jardim que pode atingir os 3 metros de altura e cerca de 2 metros de largura. Para se apresentar em todo o seu esplendor, este arbusto requer um solo fresco e ácido, num local do jardim à sombra ou com sombra parcial e sempre resguardado do vento. É um arbusto para todo o ano, uma vez que é capaz de resistir a temperaturas negativas e as suas flores desabrocham logo em Janeiro.  

4. Hortênsia

No que toca a escolher arbustos para jardim, a Hortênsia é uma escolha acertada por vários motivos: é um arbusto florido que enche o exterior de bonitos e fragrantes pompons em tons que vão do azul e lilás ao vermelho e rosa; floresce durante todo o ano; e não requer uma manutenção exigente. Perfeito para criar uma sebe encantadora, em troca pede apenas um lugar recatado no jardim, de preferência com solo húmido e protegido contra o vento.

arbustos para jardim
A combinação de vários tipos de arbustos cria um jardim deslumbrante.

5. Alfazema

Este é um dos arbustos para jardim mais populares, e sabemos bem porquê: a alfazema, ou a lavanda, tem uma fragrância inconfundível, uma beleza ímpar e inúmeras propriedades terapêuticas. A sua espécie Lavandula angustifolia é particularmente apreciada devido às suas folhas compactas, espigas estreitas e compridas com flores lilás, que transformam de imediato qualquer espaço exterior. Especialmente indicada para a primavera e o verão, este arbusto adora sol e calor, mas tem a capacidade de resistir muito bem aos meses mais frios do ano. A poda deve ser feita anualmente na primavera, sendo que a alfazema dá-se bem em qualquer solo, desde que bem drenado, e prefere uma rega na terra em vez de diretamente sobre as folhas.

6. Rosa Japonesa

Apesar do seu nome, este arbusto destaca-se pelas suas fantásticas flores amarelas que o tornam num dos arbustos mais floridos, mais deslumbrantes. Pode atingir uma altura e largura consideráveis, mas mesmo assim, faz parte dos arbustos para jardim de baixa manutenção: requer apenas uma fertilização e poda rotineiras. Comece a pensar num recanto especial no jardim para este arbusto que dá realmente nas vistas, mas certifique-se que esse é um lugar à sombra e com um solo bem drenado.

arbustos para jardim
De baixa manutenção, os arbustos para jardim são a opção perfeita para um espaço exterior cheio de vida.

Uma bonita galeria de arbustos floridos e ornamentais que vão transformar o seu espaço exterior num jardim encantado e perfumado. Mãos à terra!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores