tipos de granito

Tipos de granito e como podem ser usados para decorar a casa

O granito é uma pedra natural sólida e de uma beleza ímpar, cuja intemporalidade permite que seja utilizado numa variedade de divisões da casa, sempre com bom gosto. Saiba que tipos de granito existem e quais as suas melhores aplicações em termos de design e decoração de interiores.

tipos-de-granito

O que é o granito

O granito é uma rocha ígnea, criada de forma natural quando o magma arrefece lentamente sob a superfície da terra, desencadeando a formação de cristais visíveis de feldspato, quartzo e mica. Para além da sua beleza incomparável e realmente única – uma vez que não existem dois cortes de granito iguais – esta pedra natural tem ainda muitos benefícios quando incorporada na construção ou decoração de uma casa.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

Elegante e multifacetado, pode ser usado no design de interiores e de exteriores, dispõe de vários tipos de cores e acabamentos, e inúmeras vantagens como: elevada resistência a riscos e manchas, extremamente durável, sendo ainda de fácil limpeza e manutenção.

tipos-de-granito
Com uma ampla oferta disponível, descubra o tipo de granito ideal para a sua casa.

Tipos de granito: cores e acabamento

Escolher um tipo de granito é quase como escolher uma peça de arte, tal é a sua beleza única e inconfundível, sendo que os dois principais aspetos a ter em conta são a cor e o acabamento do granito. 

Tipos de granito: cores

Proveniente de norte a sul de Portugal, da África do Sul, Brasil, Índia, China e Noruega, as principais cores dos tipos de granito disponíveis são: o granito branco, preto, cinza, bege, castanho, azul, amarelo, rosa, vermelho e mesclado (uma mistura de azul e amarelo). 

tipos-de-granito
Os tipos de granito variam em termos de corte, cor e acabamento.

Tipos de granito: acabamento

Existem 7 acabamentos que podem caracterizar os diferentes tipos de granito existentes no mercado:

Rachado: o acabamento mais tradicional, este tipo de granito destaca-se pelo corte 100% natural. 

Serrado: o acabamento mais básico, este tipo de granito tem um visual liso, sem textura e brilho, o que significa que não é escorregadio.

Polido: este tipo de granito apresenta um acabamento espelhado e particularmente brilhante, o que também significa que é bastante escorregadio. 

Escovado: menos escorregadio que o acabamento polido, este tipo de granito é detentor de uma textura bastante sedosa.

Jateado: este acabamento antiderrapante é tratado com um jato de areia para ficar mais áspero sendo, por isso, um tipo de granito mais indicado para o exterior.

Granalhado: este tipo de granito é tratado com a projeção de milhares de esferas de aço, resultando num acabamento granalhado, ou seja, com muitos pequenos furos. Bastante antiderrapante, também é indicado para aplicação no exterior.

Flamejado: tal como o próprio nome indica, este acabamento utiliza o fogo para criar um tipo de granito antiderrapante, com bastante textura, ao mesmo tempo que contribui para uma longa manutenção da cor original.

tipos-de-granito
Porquê o granito/ É elegante e versátil, resistente e duradouro

Aplicações dos tipos de granito na decoração

Conhecidos os tipos de granito existentes, é igualmente importante perceber onde e como podem ser aplicados em termos de design e decoração de interiores para que possa fazer a melhor escolha:

Cozinha: o rei de uma cozinha que respira contemporaneidade e elegância, o granito não só tem destaque especial nas bancadas, como também pode ser projetado para revestir paredes e/ou chão. 

Casa de banho: uma luxuosa casa de banho só tem a ganhar com a colocação de granito nos tampos das bancadas, no pavimento e/ou paredes. 

Exterior: para além dos pavimentos e paredes de interior, o granito funciona extremamente bem no exterior (sendo até aplicado em grandes espaços urbanos), pelo que é ainda uma boa opção para bancos, pátios ou degraus na parte de fora da casa. 

Outras aplicações menos conhecidas: devido à sua grande versatilidade, o granito também tem um fator “uau” quando utilizado para revestir lareiras, colunas, rodapés, soleiras e parapeitos.

Já considerou investir em granito para decorar uma parte da sua casa com uma das pedras naturais mais bonitas/

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores