Uma brincadeira chamada organização com a Family Home

Levante a mão quem consegue manter a organização numa casa cheia de crianças. Ninguém? 😉 A Ana Nogueira do blog @ FamilyHome.29, sim! Ela conta-nos todos os seus segredos para conseguir uma casa organizada. Nós damos, já, uma pista: o truque é a brincadeira chamada organização. Bem, continue a ler!

Uma das coisas que mais me perguntam é como consigo manter uma casa arrumada com três crianças. A resposta é sempre a mesma: fazer com que as crianças participem e façam da arrumação uma brincadeira em família.

Cada idade tem tarefas adequadas e por isso cabe-nos a nós encontrar as melhores soluções de arrumação para que os mais pequenos possam aceder/arrumar sem dificuldade e se torne assim um momento lúdico Adaptar a nossa casa às crianças a nível de segurança não tem de ser um entrave para a decoração continuar ao nosso gosto.

Quarto criancas Conforama

Brinquedos e decoração:

Sabem aqueles cestos que encontram à venda para colocar a roupa suja? Pois é, aqui em casa servem para isso, mas também para arrumar brinquedos nos quartos das crianças, não ter tampa facilita o acesso e é mais simples para poderem brincar e de seguida arrumarem.

Além de que tendo alças facilita em muito o transporte do cesto com os brinquedos e assim podem acabar com os espaços interditos aos brinquedos das crianças nos restantes cómodos da casa. São óptimos também para arrumar as almofadas, mantas que decoram as camas e que por norma têm sempre tendência a colocar no chão. Tendo um cesto destes por perto colocam ali as almofadas, mantas e o ambiente fica sempre com um aspecto arrumado.

Quarto colors Conforama

Quarto colors Conforama

Organização e arrumação

As roupas e as cores:

Como mencionei anteriormente aqui em casa cada um arruma a sua roupa, escolhemos móveis adaptados e sobretudo acessórios que facilitam o dia-a-dia. Como é o caso deste acessório com compartimentos onde as crianças arrumam as suas roupas interiores.

Quando comecei a dar-lhes esta tarefa eu dobrava a roupa e eles encaixavam cada peça num compartimento, de início até aproveitávamos esta tarefa para arrumar por cores e eles sempre associaram aquele exercício a uma conquista própria.

Arrumação Conforama

Solução de organização para os artistas da casa:

Aqui em casa tentámos várias vezes que as nossas crianças criassem o hábito de fazer os trabalhos de casa numa secretária no quarto, mas percebemos com o tempo que a nossa companhia lhes era essencial naquele momento. Além de que adoram pegar em canetas e papéis e criar a sua arte na sala.

Para que tudo fique acessível e arrumado optem por móveis com arrumação, mesas de centro com arrumação ou que tenham prateleira para que possam integrar uns cestos onde arrumar os materiais das crianças. Serão sempre uma escolha acertada, móveis de apoio com portas ou gavetas onde poderão encaixar umas caixas etiquetadas destinadas aos mais pequenos.

Estas soluções de arrumação permitirão às crianças ter sempre ao seu alcance os materiais de desenho, livros, brinquedos e ainda assim um ambiente da casa visualmente arrumado. Não exijam das vossas crianças que as gavetas, caixas estejam sempre em perfeita ordem, mas dêem-lhes a responsabilidade de voltar a arrumar tudo e assim continuarão com a vossa sala arrumada.

Móvel de sala VETTERA Organização

Mesa baixa 2 gavetas CHLOE