caminha no chão para bebe

Caminha no chão para bebé: 3 ideias amorosas

Uma das grandes tendências na decoração de quartos infantis é, sem dúvida, a caminha no chão – também conhecida como a cama montessoriana, está assente no desenvolvimento da autonomia da criança desde muito pequena. O que significa que, mais do que uma tendência, é um estilo de vida que parece ter vindo para ficar… e que em termos de decoração também não fica nada atrás.

A origem da cama montessoriana 

A filosofia educacional Montessori está assente em princípios que incentivam o desenvolvimento da autonomia das crianças, quer em termos de atividades, quer em termos de ambiente.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Um quarto infantil de inspiração montessoriana é um quarto onde todo o mobiliário é adequado ao tamanho da criança, onde há espaço para a criança circular, mexer e brincar livremente, onde os objetos e os têxteis estimulam os cinco sentidos. É um quarto 100% adaptado à criança e onde a cama ganha particular destaque.

Porquê uma caminha no chão/

Dentro dos princípios educacionais montessorianos está a cama da criança – uma verdadeira peça de destaque que vai além de uma noite de sono tranquila. A caminha no chão para bebé tem como principais benefícios a acessibilidade fácil e segura por parte da criança, que deixa de estar dependente dos pais para se deitar ou levantar. Consequentemente, deixa de associar a hora de dormir ou da sesta como uma separação dos pais uma vez que a cama, que está completamente ao seu nível e dentro do seu espaço, será uma parte natural do seu mundo. E neste mundo, onde não falta espaço para explorar, sem limitação de movimentos, a cama serve para dormir, para saltar, para brincar, para ler, para descansar.

caminha no chão para bebe
Ideias práticas e amorosas para uma caminha no chão.

Caminha no chão para bebé simples

O minimalismo é uma das características da caminha no chão para bebé – há mesmo quem opte por colocar apenas um colchão confortável no chão, aconchegado com mantas e almofadas várias. Em alternativa, um estrado com arrumação incorporada também se apresenta com uma solução prática e funcional. Para quem achar que a cama da criança fica sem graça, pode optar por decorá-la com um dossel ou um tecido que crie um efeito tipo tenda ou tipi. Os mais pequenos vão adorar!

caminha no chão para bebe
Uma caminha no chão polivalente, perfeita para espaços pequenos.

Caminha no chão para bebé multifuncional

Um sofá convidativo de dia, uma caminha no chão de noite, este 2-em-1 discreto e multifuncional é uma solução interessante para espaços mais pequenos ou para quem prefere ter o apoio de uma peça de mobília mais robusta onde é possível trocar a fralda do bebé, vestir a criança, jogar um jogo ou ler um livro… sem abdicar de todo o conforto e benefícios de uma caminha no chão.

caminha no chão para bebe
Uma caminha no chão que é um convite para a brincadeira!

Caminha no chão para bebé divertida

Uma caminha no chão que é uma casinha encantada! Todas as vantagens de uma cama de criança baixa e com detalhes absolutamente amorosos que transformam a caminha do bebé num mundo de brincadeiras e diversão, onde reina a imaginação e a criatividade. Em termos decorativos, uma caminha no chão como esta torna-se uma peça-chave num quarto infantil de sonho.

Bom dia, boa noite, boas brincadeiras!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores