Cores chão flutuante - madeira

Cores de chão flutuante: como escolher e preservar

O chão flutuante é, cada vez mais, a opção de quem constrói ou está a renovar uma casa. Este tipo de pavimento traz várias vantagens e possibilidades no que toca a cores. Neste artigo, deixamos algumas dicas de como escolher as cores de um chão flutuante. Tudo irá depender dos gostos, necessidades e decoração.

Chão flutuante
A cor da madeira é a mais usual nos pisos das casas

Ainda antes de escolhermos a decoração de uma casa, temos que tomar decisões no que toca a cores de paredes, piso e tetos. A verdade é que, no que toca a pavimentos, cada vez mais a escolha recai sobre o chão flutuante. Este pode ser usada em várias divisões: salas, quartos, jardins ou até escadas.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Para quem não conhece, o chão flutuante, ao contrário dos pisos tradicionais, não é pregado ou colado ao cimento. Na verdade, este tipo de piso “flutua” sobre uma tela isolante. Entre várias vantagens, o chão flutuante tem uma instalação rápida e limpa, uma elevada durabilidade e ainda garante conforto térmico e acústico. Apesar disso, o chão flutuante é pouco resistente à humidade e à luz, pelo que devem haver alguns cuidados nesse sentido.

Chão flutuante: cores diferentes para estilos distintos

Antes de olharmos para as cores e feitios do chão flutuante, devemos ter em consideração que existem, de uma forma geral, dois tipos de chão flutuante: ou de madeira e o sintético. O último é constituído por várias camadas que são fundidas e cujo resultado poderá ser ora de cerâmica, ora de madeira ou pedra.

Seja de madeira ou sintético, o chão flutuante tem a capacidade de conferir um tom acolhedor e aconchegante aos diferentes espaços. O tom castanho, no caso do chão flutuante de madeira, é o mais tradicional. Este tipo combina mais facilmente com diferentes móveis.

Chão flutuante cores - branco
Os pisos mais claros criam uma ideia de ampliação

Contudo, os tons variam bastante e há todo um espectro por onde escolher: do quase branco ao quase preto. Por um lado, um piso mais claro cria ideia de amplitude do espaço. Deste modo, este pode ser uma boa opção para divisões ou casas mais pequenas. Esta é uma forma de potenciar a luz natural de uma forma natural e elegante.

Por outro lado, um piso mais escuro, apesar de menos versátil, cria uma imagem de elegância. Quando combinados com móveis escuros ou uma decoração mais sóbria, podem mesmo criar uma ideia de luxo. Pode-se escolher os tons mais escuros em divisões específicas, já que este piso dá ideia que o espaço é mais pequeno. Por fim, mas não menos importante, é evidente que um chão flutuante mais escuro esconde mais facilmente a sujidade.

Chão flutuante
Caso querias dar um toque mais elegante ao piso, podes optar por um tom mais escuro

Como preservar as cores do chão flutuante

O chão flutuante é mais sensível à humidade, pelo que, que na hora da limpeza, deves excluir a água. Usar um aspirador e produtos aconselhados para este tipo de chão é o mais prudente. Podes ler aqui algumas dicas para saber como limpar um chão flutuante.

Além disso, como este piso também é sensível à luz, pelo que, no caso de teres muitas janelas e exposição ao sol deves usar cortinas ou persianas. Também podes proteger o chão flutuante com tapetes.

Agora que já sabes algumas dicas de como escolher cores de chão flutuante, podes procurar as nossas tendências de decoração!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores