Como combinar cores na decoração da casa

Se a decoração é a alma da casa, a cor é a alma da decoração, ou pelo menos, o seu ponto de partida fundamental. E mais do que escolher cores para decorar cada espaço, é preciso saber como combinar cores na decoração: Quais? Quantas? Como? Em que área? Uma viagem bem colorida que vale a pena explorar! 

combinar cores

Quais são as cores da sua personalidade?

A nossa casa, e por conseguinte a sua decoração, deve ser um reflexo da nossa personalidade, dos nossos gostos, do nosso estilo de vida. E como chegamos até essa combinação de cores que conta a nossa história?

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Um bom exercício é criar um quadro de inspiração no Pinterest para cada divisão da casa que vamos decorar e ir colecionando imagens que nos inspiram para cada espaço – de uma forma natural, vai acabar por surgir um estilo e uma paleta de cores que reflete exatamente aquilo que procuramos em termos decorativos. Pode ainda fazer um teste de decoração para descobrir a sua personalidade em termos de combinação de cores

combinar cores
O seu gosto pessoal irá revelar a sua paleta de cores

Combinação de cores no espaço certo

Na hora de combinar cores na decoração, uma das coisas mais importantes a considerar é a divisão da casa que vai decorar porque nem todas as cores combinam com todos os espaços. Por exemplo: os espaços sociais e de convívio (cozinha, sala de estar e de jantar) combinam bem com cores mais fortes e energéticas como o vermelho, amarelo e laranja; já os espaços de descanso e de trabalho (quartos e escritórios) pedem cores mais calmas como azul, verde e cinza. Claro que os gostos não se discutem e cada um vive a combinação de cores à sua maneira, mas este é um bom conselho guia a ter em conta. 

combinar cores
A combinação de cores certa no espaço certo

A regra dos 60-30-10

Esta “regra” é outro bom princípio orientador no que toca a combinar cores na decoração e ajuda na definição de uma paleta de tons bonita e equilibrada: a combinação de cores deve então contemplar uma cor principal que representa 60% da cor usada no espaço; uma cor secundária que representa 30% da cor usada no espaço, contrastando com a cor principal e trazendo interesse para a decoração; uma cor de destaque que representa 10% da cor usada no espaço, emprestando um tom mais arrojado e impactante, sem destoar com o restante esquema de combinação de cores

combinar cores
Combinar cores com a regra 60-30-10: 60% Cinza | 30% Branco | 10% Verde

Combinar cores na decoração: dicas extra

Se achar que um espaço está já demasiado colorido ou saturado, adicione uma peça de mobiliário ou objeto decorativo em madeira, que ajuda a equilibrar; em alternativa, opte por introduzir algumas cores neutras: branco, preto, cinza, bege ou cacau. Se, por outro lado, olha para a combinação de cores que escolheu para a decoração e acredita que está demasiada simples ou sem vida, opte por introduzir uma cor de destaque num apontamento decorativo simples como uma almofada, um quadro ou uma jarra, em tons como vermelho, verde, azul, amarelo, roxo ou rosa. 

A combinação de cores na decoração da casa é um jogo de equilíbrio e o seu olho decorativo saberá quando atingir esse balanço.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores