Como cuidar do bonsai e mantê-lo bonito durante mais tempo

As árvores bonsai são muito bonitas e conferem à decoração um toque exótico. No entanto, cuidar de um bonsai pode revelar-se difícil, se não souber como o fazer. Como cuidar do bonsai? Continue a ler e descubra os principais truques para manter a sua árvore bonsai bonita e cuidada.

bonsai como cuidar

Descubra como cuidar do seu bonsai corretamente

Todos sabemos que, para manter um bonsai em casa, é necessária dedicação, cuidados básicos e conhecimento de algumas técnicas relacionadas com a poda, a rega, a fertilização e o envasamento.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Se é daquelas pessoas que preferem plantas que requerem pouca manutenção, talvez o bonsai não seja a planta mais indicada para ter em casa. No entanto, não se assuste! Se quer mesmo ter um bonsai, é possível. Com um conjunto de pequenos truques, conseguirá otimizar o seu tempo, cuidando corretamente do seu bonsai.

Como cuidar do bonsai: regras para a rega e a poda

A rega é determinante para manter o bom estado de qualquer planta. A quantidade de água e frequência de rega deve ser sempre feita de acordo com a necessidade da espécie, a sua localização (exterior ou interior) e época do ano. Para os bonsais, é importante, antes de regar, analisar o substrato. A rega deve ocorrer apenas quando este se revelar seco ao toque. A rega deve ser feita com um regador com orifícios pequenos, para evitar causar danos às folhas e arrastar a terra, regando deste o topo até à base do bonsai, até a terra estar molhada.

como cuidar do bonsai

Tal como muitas outras plantas, o bonsai deve ser regado com frequência

O bonsai é uma excelente planta para ter no seu jardim exterior. Contudo, também o pode ter dentro de casa. Neste caso, compre um pulverizador e pulverize o bonsai pontualmente, uma vez que, estando no interior, não tem contacto com o orvalho ou a humidade habituais do exterior. Na primavera, verão e outono, o bonsai irá, provavelmente, de ser regado diariamente; já no inverno, apenas necessitará de o regar em dias alternados. Opte por regá-lo ao final do dia, para que a terra se mantenha humida durante mais tempo.

como cuidar do bonsai

Se o seu bonsai estiver dentro de casa, mantenha as folhas humedecidas

Em relação à poda, esta permite, essencialmente, dar forma ao bonsai. Através da poda, podemos controlar o tamanho e crescimento da árvore cortando ramos danificados ou que prejudiquem o correto crescimento da planta. A poda deve ser feita, geralmente, no início da primavera, podendo ir corrigindo e aparando ramos e folhas ao longo do ano. 

Fertilizar e mudar o vaso do bonsai 

Quando as raízes do bonsai passam a ocupar a totalidade do vaso, é necessário fazer um transplante da planta para um novo vaso. Para que este seja bem sucedido, é necessário ter alguns cuidados. Levante cuidadosamente a árvore do vaso, retirando a terra velha e aparando um terço das raízes. Para plantar o bonsai no novo vaso, use terra nova, introduzindo as raízes com cuidado. Regue abundantemente.

como cuidar do bonsai

Com pequenos truques, mudar o seu bonsai de vaso é muito simples

 fertilização não é obrigatória, mas ajuda bastante a manter a planta saudável. Deve adubar o bonsai na primavera e no final do verão (evitando fazê-lo durante épocas de calor extremo) e em pequenas quantidades. Pode optar um um adubo líquido, que será dissolvido na água com que irá regar a planta, ou sólido, que pode ser misturado com a terra.

Agora que já sabe como cuidar do bonsai, relaxe e aprecie a beleza oriental desta planta.

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores
Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter