Como cuidar da madeira exterior para que os seus móveis durem mais

Os móveis de jardim dão-nos bons momentos, ainda que só nos preocupemos com o aspeto exterior da nossa casa e nos esquecemos dos cuidados necessários a ter. Hoje trazemos-lhe algumas dicas para que aprenda a cuidar da madeira exterior e assim os seus móveis de jardim vão parecer de catálogo durante muitos e muitos verões.

Como cuidar da madeira exterior para que os seus móveis de jardim durem mais anos

Conjunto mesa, banco e 2 cadeiras NEW YORK em madera de acacia

Conheça os seus móveis para cuidar da madeira exterior

Cada madeira é um mundo. Apesar das madeiras exteriores serem resistentes, não apresentam as mesmas prioridades de um móvel de eucalipto, que a madeira teca ou acacia, nem as mesmas necessidades de manutenção. Investigue as suas prioridades e que cuidados específicos é que deve ter com a madeira dos seus móveis… e aplique-os!

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores
Cadeira desdobrável NEW YORK da Conforama

Cadeira desdobrável NEW YORK con lâminas de madeira de eucalipto envernizado

Limpe-os com muito mimo

Não se trata só de escolher o melhor conjunto para o seu jardim. Este deve permanecer sempre igual como desde o primeiro dia que os viu. 

Dê o que falta ao seu jardim com este conjunto de mesa e cadeiras BAHAMAS

Conjunto de mesa, banco e 2 cadeiras BAHAMAS

Quer cuidar da madeira exterior para que os seus móveis pareçam sempre espetaculares? Aplique passo a passo pelo menos duas vezes ao ano:

  1. Faça uma pré-limpeza a seco: o primeiro passo será limpar bem os restos de pó com a ajuda de um trapo seco ou de um aspirador;
  2. Despaça-se da sujidade em molhado: com a ajuda de um pano húmido com sabão, elimine a sujidade à superfície;
  3. Seque à sombra: deixe que sequem bem, preferencialmente numa zona à sombra.
  4. Cubra-os com um líquido especial: quando estiverem totalmente secos, cubra-os com um ou duas finas camadas de óleo de teca ou óleo de linhaça com a ajuda de uma esponja.
Aspirador a vapor 1400 W SOLAC LV1451

Aspirador a vapor 1400 W SOLAC LV1451r, muito útil para cuidar da madeira exterior

Cuide do seu lar

A madeira é um material vivo, afecto às condições em que se encontra, como o frio, a humidade ou o calor. Ajude a que os móveis durem mais tempo escolhendo um lugar resguardado da chuva e do sol, como uma parte coberta do jardim.

Toldo IBIZA

Toldo IBIZA, a opção perfeita para proteger os seus móveis de jardim

No caso de só dispor de lugares abertos, o melhor é recorrer a ele no momento em que o for usar. Um pano ou uma capa impermeável pode ser o seu grande aliado, pois não precisa de os guardar caso surja uma típica tempestade de verão.

Não deixe que toquem no chão

Se quer cuidar da madeira exterior dos seus móveis, em função de onde os coloca, deve tomar alguns cuidado necessários para que a madeira não toque no chão de forma direta. Os seus esforços para protegê-los da chuva podem ir por água abaixo se a parte inferior dos seus móveis absorver a humidade do solo e esta começar a fazer a sua aparição em forma de gretas ou instabilidade.

Banco-arca de jardim BRUSHWOOD

Banco-arca de jardim BRUSHWOOD com lodo de madeira

Se não pode evitar este contacto com o solo e vai optar por colocar nas zonas onde há terra, o melhor são os protetores metálicos para a base ou uns apoios em borracha. Continuarão perfeitos como se nunca tivessem estado na parte de fora!

Complete o seu exterior com a decoração de madeira

As tendências de decoração para este verão, também, também estão nos espaços exteriores. Pode continuar com os ambientes criados com madeira com pequenos toques de decoração com deste mesmo material. Descubra o nosso artigo sobre tendências e qual é o que melhor se adapta ao seus estilo.

Elementos de decoração de madeira da Conforama

Elementos de decoração de madeira da Conforama como elemento principal

E estes são os nossos conselhos para aprender a cuidar da madeira exteiror. 

Já colocou os seus móveis de jardim para este verão?

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores