Como cuidar de um bonsai: dicas para diferentes espécies

Cuidar de um bonsai é quase uma arte: exige paciência, cuidado e dedicação. Afinal, estamos a falar de criar, em casa, miniaturas de árvores. Tal como na natureza, as diferentes espécies exigem cuidados distintos: da iluminação à irrigação, passando pela poda. Não sabes como cuidar de um bonsai? Aqui reunimos um conjunto de dicas para as diferentes espécies.

Como cuidar de um bonsai

Tal como todas as plantas, os bonsais trazem inúmeros benefícios

Purificam o ambiente, ajudam-nos a relaxar e até são um incentivo à criatividade. Sim, é de plantas que falamos. Seja no interior ou exterior da tua habitação, está comprovado que a convivência com diferentes tipos de vegetação traz vários benefícios e, claro, os bonsais não são exceção. Aliás, saber como cuidar de um bonsai é uma forma de arte secular e considerado, por muitos, como um hobby à prova de stress.

Proveniente da China, mas difundido no Japão, um bonsai não é uma árvore geneticamente transformada, mas sim uma árvore igual às que existem nos jardins e florestas. A diferença é que o bonsai é uma árvore em ponto pequeno, porque o vaso lhe limita o crescimento da raiz. Assim, conseguimos perceber que um bonsai pode ser de praticamente todas as espécies.

Seguindo algumas dicas básicas, é possível cuidarmos de bonsais para que cresçam radiantes e fortes.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Bonsais que não vivem sem luz solar

Habituadas à natureza, muitas espécies têm claramente de viver no exterior, como uma varanda ou jardim. Uma delas é a Figueira, que adora receber (pelo menos) três horas de luz solar direta. Esta espécie é resistente às alterações climáticas e o seu cultivo é fácil, com as folhas a crescerem bem verdes. Quando a terra estiver seca, deves regá-la.

Como cuidar de um bonsai sala

A maioria dos bonsais necessita de muita luz natural

A luz solar é fundamental também para o bonsai de Romã, que frutifica e floresce bastante e ainda melhor se for em ambientes com luz solar.

Contudo, no inverno, é importante transferi-lo para dentro de casa, pois é mais frágil às baixas temperaturas. O bonsai de Romã exige solos húmidos e, por isso, as regas devem ser frequentes. No fim da primavera, deves proceder à poda dos galhos.

Uma espécie que precisa de mais cuidados é o Pinheiro Negro, um bonsai clássico. É um típico bonsai de exterior que gosta de muita luz e é mais resistente a condições de solo desfavoráveis (como solo seco e árido). Esta espécie não gosta de muita humidade e a poda deve ser feita apenas uma vez por ano.

Como cuidar de um bonsai no interior

Os bonsais podem viver no interior das habitações, como salas, cozinhas ou quartos, mas sempre num local onde recebam luz natural. O bonsai Tuia, por exemplo, é de cultivo fácil, conta com uma folhagem densa e alargada, e gosta da luz, mas esta pode ser direta ou meia sombra. No verão, pede-nos bastante água, chegando às duas regas por dia. Já no inverno, a quantidade é reduzida, ou seja, uma ou duas regas por semana.

Um exemplo de outro bonsai que gosta de viver no interior é o Ficus Benjamina. Esta espécie muito resistente e relativamente fácil de cuidar. Apesar de viver bem no interior, o Ficus Benjamina deve ser colocado junto a uma janela com bastante luz. No inverno, é importante ter atenção à rega, pois não deve ser em demasia.

Há bonsais que sobrevivem no interior, desde que com muita luz

Por fim, o bonsai Carmona é um exemplo de uma espécie definitivamente de interior. Contudo, precisa de muita luz (sem ser direta) e deve ser colocado junto de uma janela. A rega varia de acordo com a época do ano. O ideal é deixar secar a terra à superfície da taça antes da próxima rega.

Agora que já sabes que são vários os cuidados a ter com os distintos tipos de bonsais, inspira-te com as tendências de decoração para criar harmonia na tua casa.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores