cabeceira estofada

Cabeceira estofada

Como escolher a cabeceira estofada ideal para a sua cama

Se optou por comprar uma cama sem cabeceira porque no passado não tinha muito espaço, pode escolher uma cabeceira estofada que se adeque à sua cama e a torne muito mais confortável assim que encontre uma casa maior. Existem diversos modelos de cabeceiras, sendo normalmente de madeira ou estofadas a tecido, pele ou materiais sintéticos.

As cabeceiras de madeira são as mais modernas e clássicas, facilmente harmonizadas com a cama e a decoração. As cabeceiras estofadas, são muito mais confortáveis e adequadas para quem gosta de ler ou trabalhar na cama. As cabeceiras de couro podem ser limpas facilmente e também são mais confortáveis que apenas as de madeira.

cabeceira estofada
Cabeceira estofada TOSCANA

Dimensão

Para escolher a cabeceira ideal, em primeiro lugar é necessário pensar na sua dimensão. Obviamente, esta nunca deverá ser menor do que a cama mas poderá ser maior do que a cama principalmente se tiver algum espaço de arrumação ou outro tipo de componentes.

CONFORAMA - PT - Os melhores colchones para um descanso de sonho

Algumas mesinhas de cabeceiras têm já estantes ou mesinhas de cabeceira acopladas.

Para além disso, também é importante considerar a altura da peça. As peças altas por norma dão a sensação de alongar o quarto e podem ser uma boa opção para quartos pequenos. Se vai estar sentado na cama, fique a saber que o ideal é que a cabeceira de cama tenha de 90 cm a 1.1 metros, acima da cama.

cabeceira estofada
Cabeceira MÓNACO com mesinha de cabeceira e led incluído

Estilo da cabeceira

A cabeceira deve ter um design semelhante aos restantes elementos do quarto e acima de tudo combinar com os materiais da cama. Quando não são compradas em separado, muitas cabeceiras são simplesmente de madeira ou ferro, isto é, o mesmo material que a base da cama. No entanto, quando procuramos uma cabeceira em separado, o mais comum é encontrarmos cabeceiras apenas estofadas ou até acolchoadas.

Para além do material, o formato da cabeceira é importante. Obviamente o mais comum são cabeceiras com linhas rectas, como na maioria do mobiliário. Contudo, existem diversos formatos, incluindo cabeceiras mais arredondadas. As cabeceiras arredondadas tendem a prender mais o olhar e a transformar-se na peça chave da divisão.

cabeceira estofada
Cabeceira acolchoada CASCAIS

Cores

Apesar de poder ser tentado comprar um cabeceira estofada em tecidos de cores fortes, esta pode não ser a melhor opção. Em primeiro lugar, as cores mais claras dão uma maior dimensão e luminosidade à divisão. Em segundo lugar, será muito mais difícil harmonizar as cores dos lençóis com a cabeceira. As cores brancas, bege ou cinzentas claras são as mais fáceis de harmonizar.

cabeceira estofada
Cabeceira NIX, cabeceira estofada branca

Obviamente também terá de ter em consideração as cores utilizadas no restante mobiliário bem como nas paredes do quarto. Neste caso, pode optar por utilizar a cabeceira como elemento de contraste ou poderá estar perfeitamente harmonizada com os restantes elementos.

cabeceira estofada
Cabeceira ATHENAS estofada roxa

Escolher a cabeceira ideal é uma questão de definir como vai passar o tempo no seu quarto e qual a importância que quer que esta peça tenha. Poderá optar por uma cabeceira estofada, confortável com um design clean e que facilmente se adequará ao quarto ou pode escolher uma cabeceira de cores fortes, com um design mais complexo incluindo gavetas ou prateleiras.

 

CFR - PT -  BOFU - Dormitorios