Como escolher o aquecedor mais económico para ter em casa

Não falta muito para os dias começarem a arrefecer. À descida das temperaturas associa-se a vontade de passar mais tempo em casa. Assim, é importante que o nosso lar seja um local aconchegante. Nesse sentido, muitos de nós recorrem a aquecedores, um investimento a longo prazo. Mas, afinal, qual é o aquecedor mais económico?

aquecedor mais economico sala

A sala pode ser dos locais mais frios da casa

Quando está frio dentro da nossa casa, o desconforto aumenta e rapidamente procuramos uma solução económica e eficaz. Por vezes, a quantidade de roupa de cama acaba por não ser suficiente para contrariar o frio. Além disso, no mundo do aquecimento do lar há várias opções. Porém, nem sempre é fácil descobrir qual é o aquecedor mais económico.

CFR – PT – TEXT – Ebook 5 – Navidad

Antes de conhecermos alguns dos aquecedores disponíveis no mercado, devemos ter em conta que escolher o aquecedor mais económico não significa optar pelo aquecedor mais barato. Dependendo das características do produto, um aquecedor pode ser mais caro mas acabar por compensar a longo prazo, por gastar menos energia.

Estará o aquecedor mais económico entre os portáteis?

  • Aquecedor a óleo – Este tipo de aquecedor, apesar de ter um preço razoável e a capacidade se deslocar para qualquer espaço, é dos que mais consome eletricidade. Neste caso, deve-se optar- pelo modelo mais económico e não deixar, por exemplo, ligado durante a noite.
  • Aquecedor a gás – Este equipamento é mais caro do que o anterior, mas o seu alcance é, normalmente, maior. Apesar disso, o consumo energético é também elevado. Este não é aconselhado para áreas não ventiladas.
  • Termoventilador – é o aquecedor portátil mais barato, mas a sua eficácia também é mais reduzida. Por serem leves, portáteis e de fácil instalação são mais indicados para espaços pequenos, como a casa de banho.
Aquecedor mais económico - manta

Além dos aquecedores, não esquecer que as mantas polares também contribuem para o aquecimento

O aquecimento que é um investimento

Dependo do espaço e das necessidades de cada um, por vezes, compensa fazer um investimento inicial maior para manter a casa mais quente. Olhemos para formas de aquecer a casa com aquecedores fixos.

Aquecedor mais económico - quartos

Alguns aquecedores não são indicados para quartos

  • Ar condicionado – o investimento inicial é avultado e há alguma necessidade de manutenção. Contudo, esta aposta poderá compensar a longo prazo, especialmente se tivermos uma casa que também fica demasiado quente no verão. Acrescente-se que, atualmente, existem equipamentos mais eficientes e amigos do ambiente.
  • Lareira a lenha – Amiga da decoração e também do orçamento familiar, a lareira a lenha pode ser a opção ideal. Contudo, caso não a tenha embutida, o investimento será avultado. Além disso, esta, por norma, só aquece uma divisão.
  • Salamandras – As salamandras são cada vez mais uma opção também pela sua vertente estética. Além disso, existem vários tipos de combustíveis: a lenha, gás ou pellets. A última opção será a mais sustentável e limpa.

Entre as várias opções, é importante que o aquecedor se adapte às necessidades de cada lar e que cumpra com as recomendações ecológicas e de segurança. Se ainda estás a escolher uma casa ou a construir uma, poderás optar por soluções como o aquecimento central, painéis solares ou caldeiras. Se já estás na fase de decoração, inspira-te com as diferentes tendências!

CFR – PT – POST – Ebook 5 – Navidad