Como estofar o sofá de casa: 5 ideias para o sucesso

Dar uma nova vida à sala, ou simplesmente aproveitar a estrutura de um sofá cujo estofamento está em mau estado. Estas são algumas das razões que podem levar a estofar um sofá. Recorrer a um profissional pode ser dispendioso, por isso, reunimos um conjunto de dicas para que saberes como estofar o sofá em casa.

Como estofar sofá cinza escuro

Um sofá é um elemento central na sala, pelo que merece a nossa atenção

Com o passar dos anos, os estofamentos dos sofás são expostos a muitas agressões. É lá que descansamos, relaxamos, recebemos visitas e, por vezes, até comemos. É natural que todos estes fatores (e mesmo a simples passagem do tempo) façam com que o nosso sofá se desgaste.

CFR – PT – TEXT – Ebook 2 – Cómo elegir el sofá ideal

Uma das soluções mais acessível poderá passar pelo estofamento. Se o sofá da sala ainda mantiver uma boa estrutura, a substituição da sua “capa” poderá ser a solução o ideal. Se preferes colocar mãos à obra e fazeres por ti o estofamento do sofá, deverás ter em mente que esta não é uma tarefa rápida. Para a levares a cabo, a persistência e paciência são chave.

Antes de estofar sofá, tirar muitas fotografias

Tendo em conta que este processo poderá demorar, é uma boa ideia garantir que tens a memória fotográfica intacta. Deste modo, terás sempre uma referência para te guiar. Tira fotografias ao sofá completo, de diferentes ângulos, e também a alguns pormenores que consideres mais difíceis.

Dizer adeus ao estofo antigo

Antes de escolheres a nova cor que irás dar ao sofá, deves retirar o tecido presente no sofá. Não podes estofar o novo tecido em cima do tecido existente. Neste passo, é importante virar o sofá ao contrário e ir retirando as peças, uma a uma. Começar pelas almofadas, passar para o tecido interior, pelos braços e, finalmente, pelo encosto. Seguir esta ordem é essencial.

Logo de seguida, deves verificar o estado do enchimento. Sem enchimento, não há novo estofo. É essencial que este esteja em condições para dares seguimento ao passo seguinte.

Escolher a nova “capa” do sofá

A escolha de um novo tecido pode também ser desafiante neste processo. Tudo irá depender dos teus gostos e decoração do espaço! Se decidiste forrar o sofá, podes escolher qualquer tecido, seja com riscas,  um padrão floral, ou liso, entre muitos outros. Há opções para todos os gostos!

Como estofar sofá branco

Um sofá branco pode ser uma ótima opção para acrescentar luminosidade ao espaço

O branco também pode ser uma opção para acrescentar luminosidade e elegância à divisão. É também uma ótima opção para quem gostaria de ampliar o espaço! Se gostas de arriscar, deixa-te levar por cores diferentes, pois esta opção também pode ser criada com harmonia. O novo móvel até pode ser um elemento de destaque, que faça sentido no espaço.

A partir do tecido antigo, criar o estofo novo

Agora chega o passo mais criativo e desafiante! Com o novo tecido já escolhido, deves cortar o novo tecido à medida do tecido antigo. Aqui, as fotografias que tirares anteriormente serão bastante úteis. Podes estender o material antigo sobre uma superfície plana e colocar o novo sobre o primeiro.

Segue-se a parte desafiante da costura! Com uma máquina de costura, deverás unir todas as margens do tecido e fazer com que corresponda a cada parte do sofá. Este é um trabalho exigente e que vai exigir mais paciência e minúcia.

Como estofar sofá cinza claro

Dar uma nova vida ao sofá pode ser a solução para mudar o aspeto da sala

Prender o tecido ao sofá e montar tudo

Nesta fase deverás usar um grampeador para prender o tecido ao sofá, especialmente na parte interior. Com esta tarefa concluída, basta voltar a montar o sofá pela ordem que desmontaste. E voilá! Caso não te imagines a completar todas estas tarefas, deves recorrer a um profissional da área.

Tudo preparado para estofar o sofá? Deixa-te inspirar pelas nossas sugestões!

 

CFR – PT – POST – Ebook 2 – Cómo elegir el sofá ideal