Como fazer uma limpeza profunda e manter a arrumação dos armários de cozinha

Manter a casa organizada e limpa é essencial para o nosso bem-estar. Ninguém consegue ser feliz numa casa desarrumada: na verdade, a desorganização pode prejudicar muito o seu dia-a-dia. Neste artigo, vamos abordar o tema da organização na cozinha: especificamente, vamos falar de como manter a arrumação e limpeza dos seus armários.

armários arrumação limpeza

Manter a arrumação e limpeza dos armários é essencial para uma cozinha organizada

Quantas vezes não guardou um objeto qualquer num armário, sem pensar na organização, só porque não sabia onde deveria colocá-lo? Com que frequência limpa e organiza os seus armários de cozinha?

CFR - PT - Text - Orden

Continue a ler e descubra dicas para a arrumação e limpeza dos armários e poupe tempo e chatices!

Arrumação e limpeza dos armários da cozinha

1º Passo: Limpeza

Manter a arrumação e limpeza dos armários da cozinha vai ser extremamente útil para poupar tempo (e chatices) no momento de cozinhar e servir as refeições. Além de dificultar os momentos de preparação das refeições, a desarrumação na cozinha pode prejudicar o resto da casa (especialmente se tiver cozinha e sala em open-space).

armários arrumação limpeza

Uma boa organização da cozinha é essencial, especialmente quando é open space

O primeiro passo para arrumar e organizar os armários da cozinha é esvaziar por completo todos os armários, incluindo gavetas! Isto permitirá ter uma visão geral dos utensílios que possui, verificar as condições de utilização e organizar por categorias. Ao organizar os armários por categorias, saberá sempre onde está o utensílio de que precisa! E, já que falamos em arrumar, vamos aproveitar para fazer uma limpeza profunda e descartar tudo aquilo que não usamos e está estragado ou partido. 

Para limpar os interiores dos armários e gavetas, use um produto específico para o efeito. Se os armários forem de madeira, poderá as técnicas de limpeza para móveis que usa habitualmente. Alternativamente, um pouco de água com vinagre também serve. Deixe as portas abertas para que os armários sequem por inteiro. Enquanto espera, aproveite para organizar e selecionar os utensílios de cozinha. 

armários arrumação limpeza

O primeiro passo é limpar todas as gavetas

2º Passo: Arrumação

Para garantir que os seus móveis permanecem intactos, sem manchas ou arranhões, forre o interior dos armários com uma borracha existente para o efeito. Desta forma, além de evitar danos nos armários, estará também a prevenir acidentes. Comece por organizar as gavetas. Opte por este espaço para armazenar talheres (garfos, colheres, facas, etc.) e utensílios de preparação dos alimentos (facas de corte, conchas de servir, etc.).

armários arrumação limpeza

Use as gavetas para manter os talheres e utensílios organizados

Nas gavetas deve também guardar outros utensílios de pequeno porte e uso frequente, como, por exemplo, os sacos de congelação, os panos da loiça, etc. Separe os utensílios de acordo com a função e frequência de utilização: isto irá poupar-lhe tempo, pois já não vai ter de abrir dezenas de gavetas só para por a mesa para jantar!

Nos armários, deverá colocar os utensílios de maior dimensão: caixas de conservação, travessas de servir, pratos, copos, etc. Os sistemas de arrumação para armários são excelentes soluções para a otimização de espaço, para além de ajudarem a manter o armário mais organizado.

armários arrumação limpeza

Mantenha utensílios da mesma categoria todos juntos

Os alimentos como massas, leguminosas, farinhas e arroz podem ser mantidos em frascos de vidro. Desta forma, estarão sempre à mão e evita que as embalagens de plástico se rompam e sujem o armário. Se tiver espaço na bancada ou uma prateleira visível, opte por deixar estes frascos à vista: assim, saberá sempre quando está na hora de ir às compras!

Como manter os armários da cozinha arrumados e limpos

Para que a cozinha se mantenha organizada, este exercício de limpeza e arrumação deve ser repetido a cada três meses. Entretanto, é importante que mantenha a organização no dia a dia: coloque sempre um  objeto no seu devido lugar, depois de limpar e arrumar, não compre alimentos em demasia (sob pena de ficar a estragar no armário) e obedeça ao sistema de arrumação que criou.

O resultado? Uma cozinha muito mais prática e cozinhados muito mais simples e felizes!

 

CFR - PT - Post - Orden