como lavar carpetes

As carpetes devem ser lavadas a fundo pelo menos uma vez por mês

As melhores formas de lavar carpetes

As carpetes são bastante comuns nas casas portuguesas, conferindo vivacidade ao espaço ao mesmo tempo que o tornam mais acolhedor. No entanto, estas peças exigem alguns cuidados específicos na sua manutenção para eliminar os ácaros, remover a sujidade e preservar os materiais. Deste modo, convidamo-lo a conhecer connosco as melhores formas de lavar as carpetes.

como lavar carpetes
Cada tipo de pelo de carpete irá necessitar de diferentes formas de lavagem

Mantenha uma rotina de limpeza

Para uma maior eficiência da lavagem, mantenha a carpete o mais limpa possível. Aspire os seus tapetes com regularidade, particularmente se tiver o hábito de comer nessa divisão ou se tiver animais de estimação. Se cair alguma nódoa, proceda de imediato à sua remoção com uma solução à base de três colheres de vinagre, duas de detergente neutro e um litro de água

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em decoraçao e iluminaca

Estes ingredientes não são agressivos para as fibras e, para além da limpeza, têm também propriedades antisséticas, pelo que constituem os ingredientes naturais mais recomendados na higienização total das carpetes, eliminando a sujidade e os maus odores.

como lavar carpetes
Carpetes coloridas podem tirar benefícios das limpezas com produtos naturais

Como lavar as carpetes a seco com bicarbonato de sódio

Pode proceder a uma lavagem a seco no conforto da sua casa. Para tal, irá precisar da quantidade de bicarbonato de sódio necessária para cobrir toda a superfície da carpete e de um aspirador. Espalhe bem o bicarbonato pelo tapete. Se pretender perfumar um pouco a carpete, pode adicionar um ingrediente seco com um aroma da sua preferência. Aguarde cerca de 30 minutos e aspire bem toda a superfície. Pode optar por substituir o bicarbonato de sódio por amido de milho, ou mesmo misturar estes dois ingredientes em partes iguais.

como lavar carpetes
As carpetes devem ser lavadas a fundo pelo menos uma vez por mês

Cuidados com as carpetes de pelo alto

As carpetes de pelo alto requerem uma limpeza mais regular. Idealmente, deveriam ser lavadas mensalmente, pelo que se aconselha uma constante atenção ao seu estado de higiene. Antes da lavagem, deve aspirar meticulosamente toda a superfície. Em seguida, num balde de água, misture um pouco de detergente neutro. Se desejar uma maior suavidade do pelo, coloque também um pouco de amaciador. Para potenciar as propriedades antisséticas, pode adicionar ainda uma chávena de vinagre. Com uma escova macia, vá limpando todo o tapete no sentido do pelo, por forma a remover a sujidade mais entranhada. Por fim, enxague com um pano húmido apenas com água. Aconselhamos que faça a lavagem no exterior, uma vez que depois será necessário colocar a carpete a secar.

como lavar carpetes
Pode sempre optar por tipos de aspiradores a água que lavam automaticamente as carpetes

Máquinas de limpeza para carpetes

O mercado atual de eletrodomésticos oferece algumas opções para a limpeza das carpetes pelo que, se tiver várias carpetes ou se a limpeza de tapetes consumir excessivamente o seu tempo, esta pode ser a solução adequada para si. Aposte num aspirador que ofereça a opção de limpeza de carpetes e estofos e tenha o cuidado de verificar se os programas são os adequados aos tapetes da sua casa. Uma opção mais económica são as máquinas de limpeza a vapor verticais, ainda que estas só possam ser usadas nas carpetes de pelo curto.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores