O drama do inverno: como tirar e limpar humidade das paredes

Com o inverno, chega o frio, a chuva e a humidade. Ela está por todo o lado e, se não tiver cuidado, pode prejudicar paredes, móveis e até mesmo a sua saúde. Se começa a notar manchas de bolor nas paredes, está na altura de saber como limpar humidade das paredes da sua casa.

como limpar humidade das paredes

Descubra como tirar a humidade das paredes e prevenir as manchas de bolor

Se começa a desesperar com as manchas de bolor nas paredes, está na altura de tomar precauções contra a humidade. Especialmente no inverno, as casas tendem a acumular mais humidade no seu interior, o que provoca o aparecimento de fungos e, no limite, pode prejudicar a saúde dos habitantes. 

CFR – PT – TEXT – Ebook 3 – Cocinas

Continue a ler e descubra o que deve fazer para tirar e limpar a humidade das paredes, evitar as manchas de bolor e manter a sua casa livre de fungos. 

Como limpar a humidade das paredes e prevenir o bolor

O bolor é um fungo que cresce em ambientes quentes, com pouca ventilação e com elevado nível de humidade. A casa de banho e a cozinha são, normalmente, as divisões mais afetadas por manchas de bolor, pois reúne as condições acima descritas. O bolor pode espalhar-se facilmente se não for removido. Por isso, é imperativo que trate convenientemente das paredes para evitar que se propague.

Que produtos usar para remover a humidade?

A limpeza do bolor não é uma tarefa fácil e pode até nem conseguir remover a humidade na sua totalidade. Para remover a humidade, pode usar diferentes produtos, desde os naturais aos químicos.

Pode começar pelo tão famoso bicarbonato de sódio (que também pode ser muito útil na limpeza de sofás). Para manchas mais pequenas junte bicarbonato de sódio com água e utilize uma esponja para aplicar a solução sobre o bolor. Deixe atuar por uma hora. Para manchas maiores, use água quente e ensope a superfície.

Por sua vez, o vinagre também é bastante eficaz e, claro, acessível, para realizar a limpeza da humidade. O único ponto menos positivo desta solução é o cheiro intenso, pelo que deverá arejar bem a divisão.

Por fim, mas não menos eficaz, pode usar lixívia. O cloro mata o bolor na sua totalidade! Neste caso deve também misturar com água (metade/metade) e usar um borrifador para aplicar diretamente nas superfícies. Em superfícies coloridas, a lixivia podes descolorar.

Assegure-se de que, antes de iniciar a limpeza, protege o rosto com uma máscara e as mãos com luvas de borracha para limpeza. No fundo, deve sempre embeber um pano ou escova no produto escolhido e vá removendo as manchas de bolor, limpando frequentemente a escova ou pano. 

como limpar humidade das paredes

Cozinha e casa de banho são as divisões mais afetadas por humidade e bolor

Depois de limpar as manchas de bolor, é importante que tome algumas medidas de prevenção:

  • Areje as divisões da casa com frequência
  • Mantenha a cortina da banheira seca
  • Escolha tintas com tratamento antifúngico
  • Não deixe as toalhas molhadas na casa de banho
  • Após o banho, deixe a porta e a janela da casa de banho abertas
  • Use um desumidificador nas divisões com mais humidade
  • Verifique o bom isolamento de portas e janelas

Como tirar humidade das paredes: revestimento para paredes

Antes de decidir o tipo de revestimento das paredes da sua casa, é importante perceber se a humidade é residual ou um problema estrutural. Se as manchas de bolor aparecem apenas nas zonas mais humidas, como casa de banho e cozinha, o mais provável é que a humidade seja residual. Areje com frequência a casa de banho e a cozinha e privilegie os azulejos como escolha de revestimento de parede para estas divisões.

como limpar humidade das paredes

Escolha azulejos para casas de banho e cozinha, é a melhor solução para a humidade

Se as manchas de bolor aparecerem nos quartos ou sala, isto poderá ser um indício de mau isolamento das paredes. Consulte um profissional para avaliar e resolver o problema de humidade. Geralmente, os profissionais optam por lixar as paredes (removendo as manchas de bolor mais resistentes) e aplicar um produto vedante, seguido de uma camada de tinta com tratamento antifungíco.

Depois de tirar e limpar a humidade das paredes, poderá escolher o revestimento que mais gostar. No entanto, tenha em atenção que, no caso de pretender aplicar papel de parede, convém esperar alguns meses até verificar que o problema foi realmente resolvido. 

 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas