Como limpar o colchão para evitar crises de alergias na Primavera

Uma noite descansada é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Ninguém consegue dar o seu melhor quando está cheio de sono, correto? Saber como limpar o colchão tem uma grande influência na qualidade do seu sono… A concentração de ácaros aumenta nesta época do ano e é dos colchões que eles mais gostam!

CFR - PT - Text - Colchones

Móveis e colchão devem ser limpos com frequência, especialmente durante a primavera. Manter o colchão limpo não só irá melhorar a sua qualidade de vida e de sono, como ajudará a prolongar a vida útil do mesmo, garantindo a qualidade do seu colchão durante mais anos. Aprenda a limpar o colchão de forma simples e eficaz e durma um sono reparador, todas as noites!

Como limpar o colchão para evitar alergias

Limpar o colchão com regularidade é fundamental para prevenir alergias

Como limpar o colchão: rotina semanal

Os têxteis de cama devem ser retirados e higienizados semanalmente. Isto implica lavar lençóis, cobertores e mantas todas as semanas, preferencialmente em programas de temperatura elevada e deixando secar diretamente ao sol.

Aproveite para aspirar o colchão, removendo ácaros, pó e sujidades que libertamos naturalmente no dia a dia (pele morta, cabelos e fluídos, como o suor). Garanta que os acessórios do aspirador estão devidamente limpos antes de os usar. Alguns modelos de aspirador trazem um acessório próprio para a limpeza de colchões, sofás e outras superfícies têxteis. Tenha especial cuidado na aspiração das costuras e dos cantos, onde há maior tendência de acumulação de sujidade.

Como limpar o colchão com o aspirador

Aspirar é a forma mais eficaz de limpar o colchão

Depois de aspirar convenientemente o colchão, deixe-o exposto à luz solar durante algumas horas. A exposição solar ajudar a eliminar os ácaros – os principais vilões da primavera, responsáveis pelas alergias.

Se possui um sommier, garanta que este espaço de arrumação se encontra bem limpo e livre de pó. Opte por caixas ou sacos de plástico para a arrumação, pois são de mais fácil limpeza e organização.

Três a quatro vezes por ano, altere a posição do colchão na cama, isto é, rode a cabeceira para os pés da cama ou vire-o sobre si mesmo. Para além de evitar que a sujidade se acumule sempre nos mesmos locais, estará a promover uma utilização uniforme da superfície do colchão e a prolongar a sua vida útil.

Como limpar o colchão

Uma limpeza frequente e adequada do colchão pode reduzir o risco de alergias

Como limpar o colchão quando tem manchas

Um produto muito popular para limpeza do colchão, que encontra com facilidade em qualquer superfície comercial, é o bicarbonato de sódio. A forma de utilização é muito simples: retire todas as roupas de cama e aspire o colchão, insistindo nas pregas das costuras. De seguida, espalhe o bicarbonato de sódio pelo colchão, numa camada fina, e esfregue suavemente com a ajuda de uma escova. Isto vai ajudar a que o pó entre no tecido do colchão e funcione como um ímã, atraindo a humidade e fluídos corporais que possam estar a provocar as manchas. Deixe atuar por 10 minutos e aspire bem o colchão para remover todo o bicarbonato aplicado.

Este tipo de limpeza profunda deve ser feito três a quatro vezes por ano, idealmente. Aproveite as mudanças de estação para guardar a roupa de cama que não irá usar durante uma temporada e para limpar o quarto e o colchão de forma mais profunda.

como limpar o colchão com bicarbonato de sódio

Uma forma eficaz de remover manchas é usar bicarbonato de sódio

Proteger o colchão

A forma mais eficaz de manter o seu colchão com bom aspeto durante mais tempo é utilizar uma capa protetora. Esta evitará que os fluídos corporais entrem em contacto com o colchão e são bastante úteis caso tenha crianças ou animais em casa (todos nós sabemos que os acidentes acontecem!). A capa deve ser lavada semanalmente e num programa de temperatura elevada, tal como as restantes roupas de cama.

como limpar o colchão

Protector de colchão ALOE VERA

Mais cuidados a ter para evitar alergias

Existem outros cuidados a ter em conta para evitar a acumulação de pó e ácaros no quarto e, consequentemente, no colchão. Faça a higienização frequente de tapetes, carpetes e cortinados e opte pelas fibras artificiais. Os edredões devem ser sintéticos e os lençóis devem ser de algodão.

Troque de almofada regularmente: a maioria dos fabricantes aconselha que a troca seja feita de três em três anos. Tal como o colchão, a almofada deve ser aspirada regularmente e pode, inclusive, ser lavada, de forma pontual. Consulte as instruções do fabricante para garantir uma lavagem eficaz e que não prejudique as fibras da almofada.

Por último, aconselhamos que areje o quarto frequentemente, deixando-o exposto à luz solar. Esta é forma mais eficaz de eliminar os ácaros, embora não substitua uma rotina regular de limpeza do colchão. Agora que já sabe como limpar o colchão, evite crises de alergias e muitos espirros!

CFR - PT - Post - Colchones