Como limpar colchão

Como limpar o colchão para evitar crises de alergias na Primavera

Uma noite descansada é essencial para o bom funcionamento do nosso corpo. Ninguém consegue dar o seu melhor quando está cheio de sono, correto/ Saber como limpar o colchão tem uma grande influência na qualidade do seu sono… A concentração de ácaros aumenta nesta época do ano e é dos colchões que eles mais gostam!

CONFORAMA - PT - Os melhores colchones para um descanso de sonho

Móveis e colchão devem ser limpos com frequência, especialmente durante a primavera. Manter o colchão limpo não só irá melhorar a sua qualidade de vida e de sono, como ajudará a prolongar a vida útil do mesmo, garantindo a qualidade do seu colchão durante mais anos. Aprenda a limpar o colchão de forma simples e eficaz e durma um sono reparador, todas as noites!

Como limpar o colchão para evitar alergias
Limpar o colchão com regularidade é fundamental para prevenir alergias

Como limpar o colchão: rotina semanal

Os têxteis de cama devem ser retirados e higienizados semanalmente. Isto implica lavar lençóis, cobertores e mantas todas as semanas, preferencialmente em programas de temperatura elevada e deixando secar diretamente ao sol.

Aproveite para aspirar o colchão, removendo ácaros, pó e sujidades que libertamos naturalmente no dia a dia (pele morta, cabelos e fluídos, como o suor). Garanta que os acessórios do aspirador estão devidamente limpos antes de os usar. Alguns modelos de aspirador trazem um acessório próprio para a limpeza de colchões, sofás e outras superfícies têxteis. Tenha especial cuidado na aspiração das costuras e dos cantos, onde há maior tendência de acumulação de sujidade.

Como limpar o colchão com o aspirador
Aspirar é a forma mais eficaz de limpar o colchão

Depois de aspirar convenientemente o colchão, deixe-o exposto à luz solar durante algumas horas. A exposição solar ajudar a eliminar os ácaros – os principais vilões da primavera, responsáveis pelas alergias.

Se possui um sommier, garanta que este espaço de arrumação se encontra bem limpo e livre de pó. Opte por caixas ou sacos de plástico para a arrumação, pois são de mais fácil limpeza e organização.

Três a quatro vezes por ano, altere a posição do colchão na cama, isto é, rode a cabeceira para os pés da cama ou vire-o sobre si mesmo. Para além de evitar que a sujidade se acumule sempre nos mesmos locais, estará a promover uma utilização uniforme da superfície do colchão e a prolongar a sua vida útil.

Como limpar o colchão
Uma limpeza frequente e adequada do colchão pode reduzir o risco de alergias

Como limpar o colchão quando tem manchas

Existem produtos específicos que podemos usar para limpar colchões com manchas. Um produto muito popular para limpeza do colchão, que encontra com facilidade em qualquer superfície comercial, é o bicarbonato de sódio. A forma de utilização é muito simples: retire todas as roupas de cama e aspire o colchão, insistindo nas pregas das costuras. De seguida, espalhe o bicarbonato de sódio pelo colchão, numa camada fina, e esfregue suavemente com a ajuda de uma escova. Isto vai ajudar a que o pó entre no tecido do colchão e funcione como um ímã, atraindo a humidade e fluídos corporais que possam estar a provocar as manchas. Deixe atuar por 10 minutos e aspire bem o colchão para remover todo o bicarbonato aplicado.

Outro produto interessante para a limpeza de manchas é o vinagre, que é bastante útil para retirar manchas e odores mais fortes, como o do cigarro ou a urina. Neste caso, o ideal será escolher o vinagre de álcool branco, que não deixa manchas e é mais eficaz. O próprio vinagre deixa algum odor, por isso deverá arejar o colchão e o espaço após a limpeza.

Na prática, a meia xícara de vinagre pode juntar água oxigenada ou álcool (3 colheres de sopa) e meia xícara de bicarbonato de sódio. Deve usar uma esponja, colocá-la dentro da solução e esfregar bem as manchas. Depois, poderá borrifar todo o colchão com bicarbonato de sódio. Deixe atuar durante uma hora e, posteriormente, remova tudo com um pano húmido e um aspirador.

Este tipo de limpeza profunda deve ser feito três a quatro vezes por ano, idealmente. Aproveite as mudanças de estação para guardar a roupa de cama que não irá usar durante uma temporada e para limpar o quarto e o colchão de forma mais profunda.

como limpar o colchão com bicarbonato de sódio
Uma forma eficaz de remover manchas é usar bicarbonato de sódio

Como retirar manchas e odores específicos do colchão

Se o que procura é remover odores e manchas mais específicas de colchão, existem técnicas especiais. O vinho, por exemplo, é um dos líquidos que pode manchar o colchão. Para isso, podes rapidamente remover as manchas. Neste caso, bastará uma mistura entre água e vinagre ou álcool. Não deve molhar demasiado o colchão, por isso a aplicação deve ser cautelosa.

Se pretendes remover odores como o do cigarro ou da urina, também existem técnicas definidas. No caso do cigarro, este é um odor difícil de remover. Contudo, podes tentar com uma solução de uma colher de sopa de detergente ou vinagre e duas xícaras de água fria. a mistura deve ser aplicada em toda a solução e, posteriormente, os excessos removidos.

No caso da urina, a situação ocorre mais frequentemente em colchões dos mais novos. Aqui, o segredo é atuar rapidamente. Deve-se primeiramente secar a urina com um pano seco e, posteriormente, aplicar bicarbonato de sódio. Outra possibilidade é juntar água quente com vinagre e borrifar o colchão.

Proteger o colchão

A forma mais eficaz de manter o seu colchão com bom aspeto durante mais tempo é utilizar uma capa protetora. Esta evitará que os fluídos corporais entrem em contacto com o colchão e são bastante úteis caso tenha crianças ou animais em casa (todos nós sabemos que os acidentes acontecem!). A capa deve ser lavada semanalmente e num programa de temperatura elevada, tal como as restantes roupas de cama.

como limpar o colchão
Protector de colchão ALOE VERA

Mais cuidados a ter para evitar alergias

Existem outros cuidados a ter em conta para evitar a acumulação de pó e ácaros no quarto e, consequentemente, no colchão. Faça a higienização frequente de tapetes, carpetes e cortinados e opte pelas fibras artificiais. Os edredões devem ser sintéticos e os lençóis devem ser de algodão.

Troque de almofada regularmente: a maioria dos fabricantes aconselha que a troca seja feita de três em três anos. Tal como o colchão, a almofada deve ser aspirada regularmente e pode, inclusive, ser lavada, de forma pontual. Consulte as instruções do fabricante para garantir uma lavagem eficaz e que não prejudique as fibras da almofada.

Por último, aconselhamos que areje o quarto frequentemente, deixando-o exposto à luz solar. Esta é forma mais eficaz de eliminar os ácaros, embora não substitua uma rotina regular de limpeza do colchão. Agora que já sabe como limpar o colchão, evite crises de alergias e muitos espirros!

CFR - PT - Post - Colchones