como limpar sofa de tecido

Como limpar sofá de tecido, passo a passo

Criado a pensar em momentos de relaxamento, o sofá adquire, em muitas casas, outras funções. O sofá é, muitas vezes, o local onde trabalhamos, comemos, descansamos e recebemos visitas. Assim, é quase inevitável que se suje. A pensar em quem procura saber como limpar sofá de tecido, criamos este guia essencial de limpeza.

Como limpar sofá de tecido - April
Sofá APRIL: É inevitável sujar o sofá e, por isso, essencial, saber limpá-lo

Numa altura em que passamos mais tempo em casa, seja a teletrabalhar ou a descansar, as nossas casas e, consequentemente, os nossos móveis ganham novas funções. Por isso, este móvel exige cuidados específicos.

CONFORAMA - PT - A procura do seu sofá perfeito? Descubra as nossas melhores ofertas

Para a limpeza de sofás de tecido não necessitamos de recorrer a uma máquina de limpeza industrial, podemos fazê-lo na nossa habitação. Neste artigo, deixamos um conjunto de dicas para a limpeza do sofá de tecido em casa.

Interpretar as etiquetas

Tal como fazemos nas peças de vestuário, também para saber como limpar sofá de tecido devemos ler bem as etiquetas e seguir as indicações recomendadas, garantindo que não irás estragar o tecido e que este terá uma maior durabilidade.

Primeiramente, devemos olhar para o símbolo da lavagem, que conta com uma bacia com água, para saber se podemos lavar o tecido na máquina e todos os pormenores: o tipo de centrifugação, o ciclo adequado, entre outros cuidados. Além disso, deves ter atenção ao símbolo da temperatura, que é o da bacia com os graus centígrados. Aqui, aparecerá a temperatura máxima que o tecido suporta.

Por fim, deves também ter em atenção o símbolo da secagem e o de ferro de passar. O primeiro é o dos pontos no centro da bacia (quanto mais pontos, maior a temperatura) e o do ferro, que indica também a temperatura máxima.

Se preferires limpar o sofá sem utilizar a máquina e, ainda por cima, com produtos do dia a dia, temos algumas dicas!

Como limpar sofá de tecido: começar pelo aspirador

Aquelas bolachas a ver um filme ou aquela refeição rápida a meio do dia deixam as suas marcas. Pelo menos uma vez por semana, acompanhando a limpeza restante da casa, deves realizar a limpeza do sofá com o aspirador. Tal ajuda a evitar um acumular de partículas, que vão naturalmente ficando no sofá no dia-a-dia.

Como limpar sofá de tecido - Isona
Sofá de tecido ISONA: Limpar sofás de tecido com tons claros pode ser mais desafiante, mas é possível

A higienização com água e vinagre

Se procuras simplesmente higienizar o sofá e não tens manchas, uma solução com água e vinagre será suficiente. Deves diluir 250 ml de vinagre branco em 1 l de água morna, humedecer um pano de fibras naturais nesta solução e passar por toda a superfície do sofá. Atenção: como não tens manchas, não esfregues com agressividade o sofá pois podes danificar o tecido. Apesar de ser um antibacteriano natural e bastante útil, o vinagre pode deixar um cheiro incomodativo, pelo que deverás deixar arejar o móvel no final.

Como limpar sofá de tecido - ASTON
Chaise Longe ASTON: Limpar o sofá em casa é perfeitamente exequível

Limpar o sofá com manchas

No caso de o teu sofá ter manchas, o bicarbonato de sódio é a solução! Deves espalhá-lo na mancha e deixar atuar durante 15 minutos. Este produto irá absorver naturalmente a humidade e as manchas mais habituais. Depois, deve usar o aspirador para remover o bicarbonato.

Se queres saber como limpar o sofá de tecido a seco, então o bicarbonato de sódio também é a resposta para a tua dúvida. Primeiro, é preciso aspirar bem o sofá. Depois, aplicar o bicarbonato de sódio como explicado acima. Também podes usar um borrifador com uma mistura de água fria e álcool e pulverizar o tecido, esfregando com uma esponja ou escova. O álcool seca rapidamente, portanto, logo o sofá estará seco novamente.

Caso os nossos truques não funcionem para retirar as manchas do teu sofá, deverás contactar um especialista. Se não podes dar uma segunda vida ao teu sofá e acreditas que a limpeza não será o suficiente para que disfrutes dele, descobre a nossa coleção de sofás!

 

CFR – PT – POST – Ebook 2 – Cómo elegir el sofá ideal