Como limpar sofá de tecido, passo a passo

Criado a pensar em momentos de relaxamento, o sofá adquire, em muitas casas, outras funções. O sofá é, muitas vezes, o local onde trabalhamos, comemos, descansamos e recebemos visitas. Assim, é quase inevitável que se suje. A pensar em quem procura saber como limpar sofá de tecido, criamos este guia essencial de limpeza.

Como limpar sofá de tecido - April

Sofá APRIL: É inevitável sujar o sofá e, por isso, essencial, saber limpá-lo

Numa altura em que passamos mais tempo em casa, seja a teletrabalhar ou a descansar, as nossas casas e, consequentemente, os nossos móveis ganham novas funções. Este móvel exige, por isso, cuidados específicos.

CFR – PT – TEXT – Ebook 2 – Cómo elegir el sofá ideal

Para a limpeza de sofás de tecido não necessitamos de recorrer a uma máquina de limpeza industrial, podemos fazê-lo na nossa habitação. Neste artigo, deixamos um conjunto de dicas para a limpeza do sofá de tecido em casa.

Interpretar as etiquetas

Tal como fazemos nas peças de vestuário, também para saber como limpar sofá de tecido devemos ler bem as etiquetas e seguir as indicações recomendadas, garantindo que não irás estragar o tecido e que este terá uma maior durabilidade.

Primeiramente devemos olhar para o símbolo da lavagem, que conta com uma bacia com água, para saber se podemos lavar o tecido na máquina e todos os pormenores: o tipo de centrifugação, o ciclo adequado, entre outros cuidados. Também deves ter atenção ao símbolo da temperatura, que é o da bacia com os graus centígrados. Aqui, aparecerá a temperatura máxima que o tecido suporta.

Por fim, deves também ter em atenção o símbolo da secagem e o de ferro de passar. O primeiro é o dos pontos no centro da bacia (quantos mais pontos, maior a temperatura) e o do ferro, que indica também a temperatura máxima.

Se preferires limpar o sofá sem utilizar a máquina, temos algumas dicas!

Como limpar sofá de tecido: começar pelo aspirador

Aquelas bolachas a ver um filme ou aquela refeição rápida a meio do dia deixam as suas marcas. Pelo menos uma vez por semana, acompanhando a limpeza restante da casa, deves realizar a limpeza do sofá com o aspirador. Tal ajuda a evitar um acumular de partículas, que vão naturalmente ficando no sofá no dia-a-dia.

Como limpar sofá de tecido - Isona

Sofá de tecido ISONA: Limpar sofás de tecido com tons claros pode ser mais desafiante, mas é possível

A higienização com água e vinagre

Se procuras simplesmente higienizar o sofá e não tens manchas, uma solução com água e vinagre será suficiente. Deves diluir 250 ml de vinagre branco em 1 l de água morna, humedecer um pano de fibras naturais nesta solução e passar por toda a superfície do sofá. Atenção: como não tens manchas, não esfregues com agressividade o sofá pois podes danificar o tecido. Apesar de ser um antibacteriano natural e bastante útil, o vinagre pode deixar um cheiro incomodativo, pelo que deverás deixar arejar o móvel no final.

Como limpar sofá de tecido - ASTON

Chaise Longe ASTON: Limpar o sofá em casa é perfeitamente exequível

Limpar o sofá com manchas

No caso de o teu sofá ter manchas, o bicarbonato de sódio é a solução! Deves espalhá-lo na mancha e deixar atuar durante 15 minutos. Este produto irá absorver naturalmente a humidade e as manchas mais habituais. Depois, deve usar o aspirador para remover o bicarbonato. Caso este truque não funcione, deverás contactar um especialista.

Se não podes dar uma segunda vida ao teu sofá e acreditas que a limpeza não será o suficiente para que disfrutes dele, descobre a nossa coleção de sofás!

 

CFR – PT – POST – Ebook 2 – Cómo elegir el sofá ideal