Como limpar uma parede pintada com manchas diversas

Aquele momento em que tudo está certo com a decoração da casa e a pintura das paredes e, por um qualquer azar ou descuido, surge uma mancha na parede que parece dominar tudo. O que poderá fazer? Neste artigos iremos dar-lhe umas dicas sobre como como limpar a parede e se libertar dessas manchas indesejadas!

como limpar parede

Os quadros, plantas ou móveis podem manchar as paredes.

É muito frequente limparmos a casa em profundidade e, no entanto, descurar um pouco a limpeza das paredes. Apenas quando surge uma mancha, seja ela de gordura, sangue, risco de lápis ou marcas de mão, é que temos uma maior necessidade de limpar e nos surge a questão sobre como limpar a parede.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Há, no entanto, que distinguir estas manchas, das manchas de humidade que também surgem com frequência, mas que são também solucionáveis.

Como limpar uma parede: materiais necessários

Antes de perceber como limpar a parede temos de ver qual o tipo de mancha e, idealmente, saber o tipo de tinta da parede. O papel de parede também pode ser lavado. A forma como se limpa como variar em função desses fatores. Independentemente de material é importante usar um pano e/ou esponja macios e fazer movimentos circulares e suaves sob a zona manchada.

Para a maioria das manchas precisará somente de:

  • Uma esponja e/ou um pano macio
  • Terrina com água
  • Bicarbonato de sódio
  • Detergente neutro

Como limpar uma parede com uma mancha suave de sujidade:

Se a mancha for suave (pequena sujidade), pode usar um pano macio ou esponja e umedecê-lo. Em seguida, esfregar sob a nódoa de forma suave.

Se estiver com dificuldade em eliminar a mancha pode colocar um pouco de detergente na água e com a esponja esfregar esta solução, de forma suave e circular.

As tintas aquosas podem perder tonalidade quando são limpas, é importante perceber qual o tipo de tinta antes de começar a limpar.

Como limpar uma parede com uma mancha de gordura:

Preparar uma pasta de bicarbonato de sódio; para tal, basta adicionar um pouco de água morna ao bicarbonato de sódio, até formar a pasta. Depois, aplicar esta pasta sob a mancha e, com a esponja seca, esfregar circularmente a área manchada.

como limpar parede

Os espaços de refeições e as cozinhas são locais onde podemos ter manchas de gordura nas paredes

Cuidados a ter para manter as paredes impecáveis

Nem sempre nos lembramos que temos de limpar as paredes. Como forma de prevenir manchas e o desgaste, é passar uma vassoura envolta num pano na parede, ou aspirar com um acessório próprio.

Se por azar estiver com a mão gordurenta e se apoiar na parede, logo que detecte a mancha limpe-a imediatamente.

Outro cuidado a ter nesse processo de como limpar a parede tem a ver com o tempo de secagem da tinta. A tinta levar umas 4 semanas até estar totalmente seca, pelo qual nenhum limpeza deve ser feita nesse período.

Sempre que possível, tente manter a casa arejada. É uma ótima forma de prevenir o surgimento de bolor, umidade, e até o cheiro a mofo.

Com as dicas que tem sobre como limpar a parede, pode livrar-se muito facilmente das manchas.

como limpar parede

As paredes brancas têm de ser limpas cuidadosamente

Alternativas arrojadas para manchas muito grandes!

Imagine um cenário limite, em que os seus filhos resolveram ser o Picasso por um dia e riscaram a parede toda. A sua vontade de remodelar a casa já era alguma. Então, pode sempre aproveitar este episódio menos feliz para mudar a casar. Por exemplo, nessa parede que ficou completamente riscada pode optar por colocar papel de parede, investindo num motivo que combine com a decoração. Esta é uma forma eficaz de cobrir os riscos feitos pelos mais pequenos e, ao mesmo tempo, inovar.

Outra forma de inovar pode passar por pintar essa parede de uma cor diferente, assim, faz com que as manchas desapareçam e cria um contraste de cores interessante. Pode optar por uma cor quente, ou uma cor mais pastel, consoante a divisão da casa e as sensações que pretende obter através deste contraste. Claro que terá sempre de preparar primeiro a parede para a pintura, de forma a disfarçar as manchas existentes.

como limpar parede

Pintar as paredes de cores diferentes pode ser uma alternativa para as manchas.

Sabemos também que a forma como limpa uma parede pode ser mais ou menos fácil de acordo com o tipo de mancha. Normalmente, conseguirá ver-se livre delas, mas já sabe que por vezes, para situações drásticas há soluções inovadoras, que são oportunidades de mudança!

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores
Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter