Como pintar móveis de madeira (Passo a Passo) para que ganhem uma nova vida

Fazer uma renovação na decoração da sua casa nem sempre é sinónimo de gastar muito dinheiro. Para mudar a sua casa com um orçamento low-cost, basta criatividade, um pincel e tintas para transformar os seus móveis antigos em novos. Continue a ler e descubra como pintar móveis de madeira para que ganhem uma nova vida.

como pintar moveis de madeira

Descubra como pintar móveis de madeira e fazer uma remodelação, sem gastar muito dinheiro

Um móvel antigo pode ter uma nova vida com apenas uma simples pintura. Trate-se de uma simples reutilização ou de uma restauração, uma boa tinta, numa cor moderna, pode salvar um móvel condenado ao lixo.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Mas atenção! Para um bom resultado, não basta pegar no pincel e pintar. Antes de iniciar qualquer trabalho de pintura de móveis, certifique-se que reúne todos os materiais necessários:

  • Papel de jornal para proteger o chão 
  • Luvas e máscara
  • Lixa para madeira
  • Pano humedecido
  • Pincel
  • Rolo 
  • Tinta primária para madeira
  • Tinta à base de água
  • Verniz protetor de madeira

Antes de pintar: limpar, lixar e preencher falhas

Agora que já reuniu todo o material necessário, pode começar o processo de renovação. Se é a primeira vez que pinta um móvel de madeira, recomendamos que comece por um móvel de pequena dimensão, como uma secretária ou uma mesa de apoio. Comece por limpar o móvel com um pano ligeiramente humedecido. Para esta fase, é necessária muita paciência e perseverança. Limpe cada recanto com cuidado para remover vestígios de pó ou sujidade. Isto irá garantir um melhor resultado final.

 como pintar moveis de madeira

Comece por limpar muito bem o móvel

De seguida, passe a lixa pelo móvel de madeira, no sentido do veio da madeira. Passe a lixa suavemente e sem fazer pressão. O objetivo deste passo é uniformizar a superfície, para um melhor resultado final, mas também remover farpas e pequenas irregularidades.

Depois de lixar de forma uniforme toda a superfície do móvel, chegou o momento de aplicar a tinta primária para madeira. Este passo é importante e não deve ser ignorado pois irá garantir que a cor que vai aplicar de seguida fica uniforme, sem manchas. Verifique na embalagem da tinta primária as instruções de aplicação.

como pintar moveis de madeira

Certifique-se de que segue as instruções do fabricante da tinta

Para pintar a madeira, opte por tintas à base de água. Certifique-se que escolhe uma tinta adequada para madeira. Dependendo do tamanho do móvel, pode pintar com um rolo ou um pincel. De qualquer forma, o pincel será sempre necessário para pintar pequenos pormenores ou à volta de puxadores. Em situações normais, o móvel necessitará de duas camadas de tinta; no entanto, aconselhamos que consulte as instruções do fabricante da tinta.

Quais as melhores cores para pintar a madeira?

Existem escolhas óbvias no que diz respeito às cores com que pintamos os móveis de madeira. Um móvel de madeira escura necessitará, naturalmente, de muitas camadas, caso o objetivo seja pintá-lo de uma cor clara, como branco ou bege. Já o contrário não acontece. A madeira clara recebe bem qualquer tipo de cor, sem necessidade de mais camadas do que as duas habituais.

como pintar moveis de madeira

O branco é sempre uma excelente opção para pintar móveis

Se, por um lado, uma cor neutra torna o móvel intemporal, podendo ser utilizado e reutilizado inúmeras vezes em diferentes contextos, é importante que escolha uma cor que se coordene com a paleta de decoração da sua casa ou da divisão onde deseja colocar o móvel. 

Agora você sabe como pintar móveis de madeira: Deixe-se levar pela criatividade e consiga um móvel único!

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores
Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter