como pintar uma parede

Como pintar uma parede de cor diferente para renovar a casa

Existem imensas formas de renovarmos a nossa casa, passando por remodelar completamente uma divisão ou fazer pequenas alterações que correspondam a um menor investimento. Uma das mudanças mais simples é alterar a cor das paredes, que conferem logo um novo ar a divisão, e vamos explicar-lhe como pintar uma parede num projeto faça você mesmo!

como pintar uma parede
Uma parede colorida é por si só um elemento de decoração

Como escolher a parede a pintar/

Pintar uma divisão toda com uma cor forte pode afectar a luminosidade e percepção do espaço, no entanto, as paredes brancas têm menos impacto que uma parede colorida.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

A questão é como escolher a parede a pintar/ Temos algumas sugestões que podem auxiliar nessa decisão:

  • Escolher uma parede sem portas ou janelas
  • Utilizar uma parede que já tenha importância na divisão, como a parede atrás do sofá ou da cama
  • Divisões de dimensões maiores, principalmente se escolher uma cor forte ou escura. As cores suaves e claras são as que aumentam mais a percepção espacial.
  • Numa divisão muito grande utilizar cores diferentes podem ajudar a criar diferentes espaços
como pintar uma parede
Esta parede para além de estar atrás de um sofá, e um espaço distinto de arrumação, atraindo o olhar mal entramos na divisão.

Preparar o espaço

Em primeiro lugar é necessário libertar a parede que vamos pintar, remover quaisquer prateleiras, quadros ou outros objetos de decoração. Além disso, é necessário proteger rodapés, interruptores, janelas e portas com fita apropriada. O chão também deve ser protegido com papel ou plástico, afastando o mais possível qualquer móvel da parede.

Preparar a parede

Após libertarmos a parede deveremos proceder a pequenas reparações, colocar massa em fissuras ou buracos existentes. Lixar as superfícies que não estejam homogéneas. É importante lavar a parede pois as manchas de humidade ou gordura existente, pois ficarão visíveis após a pintura. Por fim, poderemos aplicar um primário que irá garantir a aderência da tinta e também irá ajudar a disfarçar problemas relacionados com as paredes, como manchas ou pequenas imperfeições.

como pintar uma parede
Apesar de ter uma cor diferente, esta parede está muito bem integrada na decoração da sala, não chamando atenção em demasia.

Pintar a parede

Para pintar a parede será necessário ter algum material:

  • Bandeja de pintura – para espalhar melhor a tinta no rolo e pincel;
  • Rolo e trinchas de pintura;
  • Balde para misturar a tinta com água ou solvente, dependendo da composição.

Após misturar a tinta no balde, pode começar por mergulhar os pincéis na tinta e utilizar a bandeja para se livrar do excesso de tinta.

O ideal é começar por pintar uma secção da base ou do topo da parede utilizando a trincha ou pincel, evitando sujar rodapés ou o tecto com o rolo. No entanto, terá que garantir que essa tinta não seca antes de começar a passar com o rolo verticalmente. Após pintar a primeira demão, ou a primeira camada, deve esperar que a tinta seque completamente antes de avançar para a segunda demão. Pode lixar suavemente a parede entre camadas, pois lixando a tinta da primeira camada garante uma maior aderência da segunda camada.

Paredes com texturas

Ter uma parede diferente numa divisão é uma excelente opção para quem procura renovar a casa sem fazer um grande investimento. Algumas texturas podem ser conseguidas através da pintura mas temos também as hipóteses de ter uma parede com materiais diferentes, como pedra ou madeira. O investimento de uma parede de madeira ou pedra é muito superior a pintar apenas a parede.

Por outro lado, podemos arriscar uma opção mais ousada com alguns dos papéis de parede que encontramos atualmente. Desde texturas semelhantes ao veludo ou cetim, passando por padrões ousados ou padrões infantis. Os papéis de parede também são uma solução muito em conta.

como pintar uma parede
Paredes com texturas diferentes ou materiais distintos também são uma boa alternativa a paredes todas da mesma cor.

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores