como restaurar moveis antigos

Como restaurar móveis antigos e dar um aspeto vintage à casa

Saber como restaurar móveis antigos pode ser uma habilidade para a vida. Esta é uma maneira económica de renovar o aspeto de uma peça e, também, de ser mais sustentável, consumindo menos e aproveitando mais. O resultado poderá ser uma casa com um aspeto vintage, uma tendência que nunca sairá de moda.

Como restaurar móveis antigos - sala
Dar um ar retro à casa pode passar por conjugar elementos de diversos estilos

Seja porque há móveis que têm um demasiado valor sentimental, ou porque simplesmente queres poupar dinheiro e aventurar-te pelo mundo do Do It Yourself, restaurar móveis antigos pode ser uma solução eficaz. Muitas vezes, existe em casa mobiliário mais antigo (oferecido ou deixado por familiares e amigos) que pode perfeitamente ganhar uma nova vida.

CONFORAMA - PT - Mobilie o seu quarto com as últimas tendencias

Assim, podes também dar um aspeto vintage à tua casa. Este não é um estilo envelhecido, mas sim um estilo que te faz viajar até cenários cinematográficos. Através da recuperação, podes criar peças verdadeiramente originais e surpreendentes. Podes combinar estes objetos com aspeto vintage com artigos decorativos contemporâneos.

Como restaurar móveis antigos, passo a passo

Primeiramente, para saber como restaurar móveis antigos, deves ter algum material e equipamento em casa, que será o único investimento a fazer. De uma forma geral, irás precisar de:

  •  Lixas – de diferente grão
  • Lã de Aço – utilizada para a limpeza
  •  Espátulas
  • Trinchas
  • Pincéis
  • Tabuleiro de pintura
  • Material para limpeza: panos, bacia, sabão
  • Cola para madeira
  • Betume para madeira
  • Tintas
  • Primer para preparar a madeira
  • Solvente para dissolver a tinta, dependendo do tipo de tinta
  • Verniz
  • Material de protecção: óculos, máscaras e luvas

Sem esquecer que, para este tipo de trabalho, o ideal será possuir em casa um conjunto de ferramentas básicas, como martelos, chaves de fendas, chaves inglesas, pregos e parafusos de tamanhos variados, entre outras. Na execução deste trabalho, deve preferir um espaço limpo e usar material de proteção para o chão e espaço envolvente, evitando sujar as áreas adjacentes.

Limpeza e desmontagem

O primeiro passo no restauro passará pela desmontagem das diferentes peças do móvel e a respetiva limpeza. Poderás limpar o móvel com uma esponja e um pouco de sabão e água quente, pois será o suficiente. Este passo é particularmente importante para garantir que a pintura ficará uniforme.

restaurar móveis antigos
Um camiseiro pode ser um elemento vintage na casa

Seguidamente, deverás remover as camadas de verniz e de tinta, um passo especialmente para peças que não estejam uniformes. Podes usar decapante ou, caso seja verniz, uma lã de aço.

Aplicar massa e lixar

Após este passo, conseguirás mais facilmente ver onde poderás aplicar a massa de madeira ou betume, pois será possível ver as fissuras mais salientes. Posteriormente, deverás lixar a massa para que a peça se torne uniforme. Antes da pintura ou envernizamento, deves passar um inseticida, vendido em lojas da especialidade.

Pintura e envernizamento

A fase seguinte será de pintura ou envernizamento. Se optares apenas por envernizar, deves garantir que o móvel está impecavelmente limpo. O trabalho de pintar poderá ser mais complexo. Neste caso, se procuras por um estilo vintage, podes optar por cores mais fortes ou mesmo pintar o móvel totalmente de branco. Aqui, se o móvel que estiveres a renovar tiver sido anteriormente pintado, deves aplicar o primer antes da nova camada de tinha. Deverás ainda aplicar uma lixa fina entre o primer e as camadas de tinta, para garantir uma melhor aderência da tinta. Entre as camadas, a tinta deverá secar.

Montagem final

Por fim, quando o móvel estiver totalmente seco, terás de colocar dobradiços, gavetas e puxadores. É nesta fase que também podes optar por dar um toque vintage através dos puxadores.

restaurar móveis antigos
O estilo vintage nunca sairá de moda

O estilo retro, ou vintage, é maioritariamente apreciado pela sua originalidade. Assim, no restauro, é essencial ser criativo e mergulhar em cores vivas ou pastéis, em formas diferentes e não esquecer que, muitas vezes, a diferença está nos pormenores.

Se procuras mais inspiração para a remodelação de móveis, observa as nossas tendências!

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores