Renovação total: como retirar o papel de parede de que já não gosta

Foi amor à primeira vista, mas, ao fim de alguns anos, já não o pode ver. Estamos a falar daquele papel de parede que colocou numa divisão da casa mas que, agora, só pensa em tirar. Continue a ler e descubra como remover papel de parede e quais os cuidados a ter durante o processo.

como retirar papel de parede

Descubra como retirar papel de parede de forma eficaz

O papel de parede pode ser uma excelente forma de trazer sofisticação à decoração. No entanto, é bastante provável que, depois de alguns anos, o queira retirar.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Um padrão que passou de moda, uma cor que já não se enquadra na decoração ou simplesmente quer mudar: seja qual for o motivo para querer saber como tirar papel de parede, é importante que tenha em mente que será uma tarefa algo demorada. Embora não seja difícil, remover o papel de parede de forma a não danificar as paredes requer alguma preparação e muitos cuidados.

como retirar papel de parede

Para manter as paredes no melhor estado possível, há que adotar alguns cuidados

Como retirar papel de parede: os cuidados a ter previamente

Retirar o papel de parede pode provocar muita sujidade. Se não tomar precauções, pode acabar por danificar o chão e os móveis. Proteja a zona envolvente com uma lona, uma capa de polietileno ou simplesmente um saco de plástico grande, aberto e espalhado pelo chão. Retire os móveis da divisão ou, em alternativa, coloque-os no centro, afastados das paredes. Tape tomadas e interruptores com fita adesiva e, para sua segurança, certifique-se que desliga a eletricidade. 

como retirar papel de parede

Proteja o chão e os móveis cobrindo-os com uma lona

Truques para remover o papel de parede

Consoante o tipo de papel de parede, a forma como foi aplicado e há quanto tempo está colado à parede, poderá encontrar diferentes níveis de dificuldade na remoção. Os papéis de parede, ao contrário do vinil decorativo, são compostos por uma elevada percentagem de papel, o que faz com que seja mais dificil retirar. Para facilitar o processo de remoção, encha um balde com água quente e use um rolo de pintura para molhar a parede. Passe o rolo pelo papel de parede até que este amoleça e, de seguida, use uma espátula para remover o papel, de baixo para cima.   

Se a água não for suficiente para facilitar a remoção do papel de parede, experimente juntar amaciador de roupa à água quente. Encha metade do balde com água quente e a outra metade com amaciador. Aplique com o rolo, deixe atuar durante alguns minutos e, cuidadosamente, use a espátula para soltar o papel da parede.

como retirar papel de parede

É essencial remover por completo o papel de parede

Outra opção é usar solvente. Apenas recomendamos a utilização deste produto para paredes relativamente pequenas, por ser um produto altamente tóxico e que pode prejudicar a sua saúde. Dilua o solvente respeitando as instruções do fabricante e aplique no papel de parede com o auxilio de uma escova. Use a espátula para remover cuidadosamente o papel de parede.

O que fazer depois de remover o papel de parede?

Agora que já sabe como retirar papel de parede, é importante que saiba o que deve fazer de seguida. Seja para aplicar um novo papel de parede ou simplesmente pintar, depois do processo de remoção, deverá tomar algumas medidas de preparação.

como retirar papel de parede

Escolha um novo papel de parede e mude a decoração

Depois de retirar o papel, ficarão alguns resíduos de cola na parede. Deverá usar a espátula para os remover ou, em alternativa, uma lixa. No final, misture água quente e detergente e use uma esponja para a passar pela superfície da parede. Enxague com um pano seco e deixe secar durante algumas horas. Se a parede apresentar imperfeições ou desníveis, deverá usar uma massa apropriada para corrigir.

Agora que já sabe como retirar papel de parede, pode começar a escolher as novas opções de decoração.

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores