Poupe na luz: como substituir lâmpadas fluorescentes por LEDs

As lâmpadas LED são, atualmente, a melhor opção de modelo de lâmpada disponível. substituir as lâmpadas fluorescentes por LEDs pode ser um excelente investimento. Neste artigo, trazemos-lhe algumas das razões pelas quais deve ponderar substituir as lâmpadas fluorescentes por LEDs e algumas sobre como o fazer. Continue a ler e descubra mais sobre os LEDs.

Para além de apresentarem um consumo menor do que os restantes tipos de lâmpadas, possuem uma vida útil mais longa. As lâmpadas LED, apesar de mais caras, duram até 5 vezes mais do que as lâmpadas fluorescentes. Isto porque as lâmpadas LED produzem o mesmo fluxo luminoso que uma lâmpada fluorescente, mas exigindo uma menor quantidade de potência elétrica.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Além de mais económicas, as lâmpadas LED são mais ecológicas (ao reduzir o consumo de energia, reduzimos a emissão de CO2) e geram menos calor. 

Instalar lâmpadas LED dentro de casa

A instalação das lâmpadas LED é muito semelhante à das lâmpadas convencionais. Não é necessário fazer qualquer alteração nas instalações elétricas da casa nem nos candeeiros. Para substituir as suas lâmpadas fluorescentes por LEDs, escolha lâmpadas com a mesma voltagem.

substituir lampada fluorescente por led

Para substituir uma lâmpada fluorescente por uma lâmpada LED, opte pela mesma voltagem

O primeiro passo a tomar antes de proceder à substituição das lâmpadas é garantir as condições de segurança. Esta tarefa deve ser feita de dia, pois necessitará de desligar o disjuntor geral da eletricidade. Para substituir lâmpadas de candeeiros de tecto, use um escadote e, antes de subir, garanta que este está estável, totalmente assente sobre o chão, sem desnível. Se puder, proceda à tarefa acompanhado, para evitar quedas ou acidentes. 

substituir lampada fluorescente por led

É importante garantir as condições de segurança antes de proceder à troca

No caso de alguns candeeiros específicos, será necessário converter o sistema do candeeiro. Alguns dos candeeiros de tecto para lâmpadas fluorescentes usam reatores, o que já não é necessário com lâmpadas LED. Neste caso, aconselhamos que, caso queira manter o candeeiro e substituir de lâmpadas fluorescentes para LEDs, consulte um eletricista para fazer a alteração necessária no candeeiro. 

Como usar as lâmpadas LED na decoração

Além de económicas e ecológicas, as lâmpadas LED existem nas mais variadas formas e formatos, o que significa que algumas podem contribuir para a sua decoração, sem precisar de abajour ou candeeiro. Antes de mais, há que fazer a distinção entre os dois tipos de tonalidade que as lâmpadas LED proporcionam: pode optar por uma luz mais fria (perfeita para a cozinha, as casas de banho e áreas de trabalho) ou uma luz mais amarelada e quente (ideal para o quarto e a sala). Em alguns modelos de lâmpadas e candeeiros, é mesmo possível regular a intensidade.

Uma grinalda de luzes LED pode servir para iluminar a cabeceira da cama ou o rebordo de um espelho, criando assim um ambiente muito intimista. Uma ideia muito criativa? Usar uma garrafa especial e, com uma lâmpada, transformá-la em candeeiro! Algumas lâmpadas LED já são um objeto de decoração por si só, pelo que poderá usá-las como candeeiro de tecto, pendentes sobre determinada área (como, por exemplo, a bancada da cozinha) sem necessidade de abajour. 

substituir lampada fluorescente por led

É possível criar efeitos muito interessantes na decoração com as lâmpadas

A iluminação pode também ser usada para destacar determinados objetos de decoração. Opte por candeeiros de pé ou de mesa para um efeito mais intimista e crie jogos de luz que fazem os pormenores sobressair.

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores
Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter