Como tirar o cheiro a mofo, passo a passo

Apesar de Portugal ser um país com bastante sol, as nossas habitações são vulneráveis à chuva que chega nas estações mais frias. Essas chuvas causam graves problemas de humidade pelas casas de todo o país, o que se pode refletir nas nossas peças de vestuário e têxteis. Assim, é essencial saber como tirar o cheiro do mofo.

como tirar cheiro a mofo
Uma boa luz natural pode fazer toda a diferença na presença de humidade na casa

As chuvas intensas podem provocar problemas de humidade por toda a casa. Além de danificar a estrutura das habitações,  a humidade também pode causar problemas respiratórios aos moradores. Sem esquecer que o mofo é, basicamente, a proliferação de fungos, que acontece maioritariamente em ambientes húmidos e quentes. Consequentemente, surge um cheiro incomodativo e, em alguns casos, aparecem manchas em peças têxteis.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Mas tudo tem solução. Agora que já sabemos como surge o mofo, é tempo de sabermos como tirar o cheiro a mofo, passo a passo. 

Começar por descobrir a origem 

Para resolveres o problema deves, antes de mais encontrar a sua origem. Este passo deve ser dado o quanto antes, para que a situação não se agrave e pode exigir a contratação de profissionais. Contudo, se ainda não podes tratar da origem do problema, existem algumas dicas que podes colocar em prática para retirar o cheiro a mofo.

Como tirar o cheiro a mofo das peças de roupa

Pode ser muito desagradável escolher uma peça de vestuário para, logo de seguida, sentir o cheiro do mofo. Mas tal pode acontecer se tivermos peças esquecidas durante muito tempo num roupeiro que tenha, por exemplo, alguma humidade.

como tirar cheiro a mofo
Uma casa com humidade pode ser invadida pelo cheiro a mofo, manifestando-se, por exemplo, no vestuário

Neste caso, deverás colocar as peças em questão durante uma hora numa solução que inclua água morna e uma chávena de vinagre branco. De seguida, deves lavar as peças normalmente com a restante roupa e com as quantidades normais de detergente. Se possível, deves secar as peças ao ar livre e ao sol. Caso este processo não resulte, volta a repeti-lo.

Aprender a retirar o odor a mofo dos tapetes

Nas carpetes, cheiro a mofo afeta realmente toda a divisão e é mais agressivo para quem tem problemas respiratórios. Neste caso, se as manchas de mofo estiverem na parte debaixo do tapete, dificilmente será recuperável. Caso contrário, podes seguir algumas dicas. 

como tirar cheiro a mofo
Os tapetes com mofo podem afetar toda a divisão

Primeiro começa por arejar o espaço e colocar o tapete ao sol durante alguns dias. Aqui, o ideal seria usar bicarbonato de sódio para retirar a humidade e o cheiro. Deves polvilhar a carpete com este material e deixar atuar durante cerca de 10 horas. Podes aspirar de seguida. Caso não funcione, podes sempre usar o vinagre branco, com um borrifador e esfregar a área afetada. Tal como com o vestuário, o ideal será deixar a peça a secar ao ar livre, ao sol.

Claro que estas dicas podem ser bastante úteis para quem já conta com estes problemas na sua habitação, mas o ideal será evitar chegar ao ponto em que as nossas peças contam com manchas e cheiro a bolor. Daí ser tão importante o arejamento da casa, uma boa exposição solar e, em alguns casos, a utilização de um desumidificador.

Agora que já sabes os melhores métodos para retirar o cheiro a mofo, deixa-te inspirar pelas nossas principais tendências!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores