O drama do inverno: como tirar a humidade das paredes

Com o inverno, chega o frio, a chuva e a humidade. Ela está por todo o lado e, se não tiver cuidado, pode prejudicar paredes, móveis e até mesmo a sua saúde. Se começa a notar manchas de bolor nas paredes, está na altura de saber como tirar a humidade das paredes da sua casa.

Descubra como tirar a humidade das paredes e prevenir as manchas de bolor

Se começa a desesperar com as manchas de bolor nas paredes, está na altura de tomar precauções contra a humidade. Especialmente no inverno, as casas tendem a acumular mais humidade no seu interior, o que provoca o aparecimento de fungos e, no limite, pode prejudicar a saúde dos habitantes. 

CFR – PT – TEXT – Ebook 3 – Cocinas

Continue a ler e descubra o que deve fazer para tirar a humidade das paredes, evitar as manchas de bolor e manter a sua casa livre de fungos. 

Como tirar a humidade das paredes e prevenir o bolor

O bolor é um fungo que cresce em ambientes quentes, com pouca ventilação e com elevado nível de humidade. A casa de banho e a cozinha são, normalmente, as divisões mais afetadas por manchas de bolor, pois reúne as condições acima descritas. O bolor pode espalhar-se facilmente se não for removido. Por isso, é imperativo que trate convenientemente das paredes para evitar que se propague.

  Cozinha e casa de banho são as divisões mais afetadas por humidade e bolor

Para remover o bolor, pode usar o tão famoso bicarbonato de sódio (que também pode ser muito útil na limpeza de sofás) , vinagre branco ou lixívia. Assegure-se de que, antes de iniciar a limpeza, protege o rosto com uma máscara e as mãos com luvas de borracha para limpeza. Embeba um pano ou escova no produto escolhido e vá removendo as manchas de bolor, limpando frequentemente a escova ou pano. Depois de limpar as manchas de bolor, é importante que tome algumas medidas de prevenção:

  • Areje as divisões da casa com frequência
  • Mantenha a cortina da banheira seca
  • Escolha tintas com tratamento antifúngico
  • Não deixe as toalhas molhadas na casa de banho
  • Após o banho, deixe a porta e a janela da casa de banho abertas
  • Use um desumidificador nas divisões com mais humidade
  • Verifique o bom isolamento de portas e janelas

Qual o melhor revestimento para paredes com humidade?

Antes de decidir o tipo de revestimento das paredes da sua casa, é importante perceber se a humidade é residual ou um problema estrutural. Se as manchas de bolor aparecem apenas nas zonas mais humidas, como casa de banho e cozinha, o mais provável é que a humidade seja residual. Areje com frequência a casa de banho e a cozinha e privilegie os azulejos como escolha de revestimento de parede para estas divisões.

Escolha azulejos para casas de banho e cozinha, é a melhor solução para a humidade

Se as manchas de bolor aparecerem nos quartos ou sala, isto poderá ser um indício de mau isolamento das paredes. Consulte um profissional para avaliar e resolver o problema de humidade. Geralmente, os profissionais optam por lixar as paredes (removendo as manchas de bolor mais resistentes) e aplicar um produto vedante, seguido de uma camada de tinta com tratamento antifungíco.

Depois de tirar a humidade das paredes, poderá escolher o revestimento que mais gostar. No entanto, tenha em atenção que, no caso de pretender aplicar papel de parede, convém esperar alguns meses até verificar que o problema foi realmente resolvido. 

 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas
Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter