Como tirar papel de parede: 5 dicas infalíveis

Mudar o papel de parede pode ser o suficiente para alterar por completo o aspeto de uma divisão. Para isso, aprender a como tirar papel de parede sem danificar as paredes é essencial. Esta não é uma tarefa fácil, mas também não será possível. Neste artigo reunimos um conjunto de dicas infalíveis para saberes como tirar papel de parede!

Como tirar papel de parede - quarto

Dar uma nova vida a uma divisão pode passar pela mudança nas paredes!

Tirar papel de parede não é um processo rápido nem fácil, e tudo irá depender do tipo de papel de parede e da forma como este foi aplicado. Neste sentido, há um conjunto de dicas que podemos seguir para facilitar o processo.

Como tirar papel de parede com proteção

O primeiro passo para tirar papel de parede é proteger todas as superfícies da divisão. Provavelmente irás utilizar água e/ou sabão na retirada do papel, portanto, deverás ter esse cuidado de proteger ou mesmo retirar as peças da divisão.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Deves ainda remover instalações das paredes como interruptores, tomadas. Podes usar uma chave de fenda e guardar todos os parafusos no mesmo saco para não os perderes. Deves ainda desligar a luz da divisão onde estás a trabalhar.

Saber que cada papel de parede é diferente

Logo de seguida deverás ter em consideração o estado do papel de parede. Se este for mais recente, poderá ter uma película protetora impermeável, que deverá ser a primeira coisa a remover. Podes fazê-lo com um X-Ato. Caso o papel seja mais antigo, poderá ter algumas pontas soltas. Será a partir destas que poderás começar a remover o papel.

Como tirar papel de parede - sala de jantar

Um papel de parede mais clássico pode criar uma ideia de sofisticação

Usar água e espátula, as melhores amigas na remoção do papel de parede

Em alguns casos será possível remover o papel de parede sem ter de usar outros produtos e a remoção pode ser feita apenas com uma espátula e um pouco de água. Se o papel sair facilmente, tiveste sorte! Este é um tipo de papel fácil de remover.

Caso deixe resíduos ou o papel não esteja mesmo a sair, deves usar água para ajudar no processo. Podes encher um balde com água quente e usar, por exemplo, um rolo de pintura para molhar a parede até que o papel e a cola amoleçam e saiam. Em alguns casos, poderá ser necessário usar sabão ou vinagre, em pequenas quantidades, para ajudar a remoção do papel.

Ser paciente em todo o processo

Em algumas situações poderá ser necessário aguardar alguns minutos até que a água quente amoleça a cola e o papel de parede, por isso, poderás ter de repetir o processo durante algum tempo até que este resulte.

Quando já estiveres livre do papel, deves lavar a parede de qualquer resquício de cola com uma esponja molhada. Assim, garantes que a parede está preparada para uma nova vida!

Como tirar papel de parede - escritorio

Apesar de moroso, retirar o papel de parede é um processo compensador

Dar uma nova vida à parede e à divisão

Agora chega a dica mais previsível, mas também mais motivadora! Terminado todo o processo de remoção, chega a hora de dar asas à criatividade e escolher uma cor nova ou um novo papel de parede para a divisão. Procuras inspiração para a decoração? Perde-te nas nossas tendências!

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores