Comprar roupeiros por medida: vantagens e desvantagens

Vai mudar de casa ou reformular a decoração do seu quarto? Para além da cama, das mesas de cabeceira e da cómoda, o roupeiro é essencial para manter a roupa arrumada e em ordem. Se pensa fazer um roupeiro por medida, continue a ler este artigo e descubra as vantagens e os contras desta opção.

roupeiros por medida

Compare as vantagens e desvantagens de mandar fazer um roupeiro por medida

Comprar numa loja ou mandar fazer por medida? Esta é uma pergunta que surge frequentemente quando falamos em mobilar casas, especialmente aquelas que são muito pequenas ou cuja área têm especificidades que tornam mais difícil encontrar o móvel certo.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Falando especificamente de roupeiros, será que compensa fazer um roupeiro por medida ao invés de comprar um roupeiro já feito, vendido nas lojas?

As vantagens de mandar fazer um roupeiro por medida 

Mandar fazer um roupeiro por medida pode parecer a solução ideal, à primeira vista, mas é necessário pesar as vantagens e desvantagens para conseguir tomar uma decisão. A vantagem mais comum que a maioria das pessoas aponta está relacionada com o aproveitamento do espaço útil. Ao fazer um roupeiro por medida, pode fazê-lo à medida de espaços que, de outra forma, seriam inúteis (como, por exemplo, um vão de uma escada ou um sótão). Os roupeiros por medida adaptam-se, assim, a qualquer espaço da casa.

roupeiros por medida

Um roupeiro por medida permite otimizar o espaço útil

Os roupeiros por medida podem parecer a solução ideal para espaços pequenos, facilitando a organização da roupa e aumentando a capacidade de arrumação da divisão. Para além disso, a personalização é total: pode escolher o material, os acabamentos interiores, a estrutura… É muito difícil ficar desiludido com um roupeiro feito por medida. Afinal, ele foi feito especificamente para as suas necessidades, desejos e gostos. 

Ao fazer um roupeiro por medida, terá a possibilidade de decidir toda a estrutura interior e organizá-la de acordo com os seus hábitos. Se, por exemplo, costuma guardar tudo em gavetas, talvez seja melhor reduzir o espaço para pendurar cabides. Se gosta de ter malas e chapéus à vista, pode criar uma prateleira com portas transparentes.

roupeiros por medida

Ao organizar o roupeiro de acordo com as suas preferências, vai ganhar tempo e espaço

As desvantagens dos roupeiros feitos por medida

A principal desvantagem dos roupeiros feitos por medida é o preço elevado. É necessária mão de obra especializada e, neste sentido, o valor torna-se muito superior ao dos roupeiros feitos em série. Para além disso, implica a procura de um profissional ou loja de confiança e uma constante supervisão para garantir que o roupeiro fica feito exatamente à medida do que pretende.

Para além disso, é uma péssima escolha para quem tem urgência em ter um roupeiro: se está prestes a mudar de casa e precisa mesmo de um roupeiro, escolher por um modelo feito à medida fará com que acabe com a roupa toda pendurada em cadeiras e outros móveis (pelo menos nos primeiros meses).

roupeiros por medida

Mandar fazer um roupeiro por medida pode custar muito tempo e dinheiro

Como fazer a escolha certa

Agora que já conhece as principais vantagens e desvantagens dos roupeiros por medida, pode pesar as diferentes opções para tomar uma decisão. Ao fazer um roupeiro especificamente concebido para o seu quarto atual, poderá estar a impossibilitar o futuro uso do mesmo, caso mude de casa, uma vez que as medidas poderão não ser compatíveis com as áreas da nova casa.

A decisão deve ser bem ponderada, uma vez que implica um alto investimento. Na realidade, a maioria das pessoas não precisa de um roupeiro feito por medida, mas sim de um sistema de arrumação e organização que esteja adaptado às suas necessidades e hábitos.

roupeiros por medida

Na maioria dos casos, um roupeiro pré-fabricado com otimização de espaço é o suficiente

Os roupeiros pré-fabricados, disponíveis em lojas para compra, são habitualmente feitos segundo padrões universais (quer em medidas, quer em estrutura e materiais), respondendo às necessidades da maioria das pessoas e podendo ser adaptados, em muitos casos, para melhor se adequar aos gostos dos clientes.

roupeiros por medida

As caixas de arrumação podem ser grandes aliadas

Como tal, se procura uma solução feita para si, mas sem os custos que mandar fazer um roupeiro por medida implica, talvez a melhor solução seja procurar entre a vasta gama de roupeiros que temos e personalizá-la com soluções específicas de arrumação (caixas, baús, cómodas e outros artigos de organização). 

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores