Cores neutras para pintar as paredes da sala

Por vezes, chega um momento em que se depara com imagens de salas extremamente atraentes. Pode dever-se aos móveis, disposição ou tamanho da sala, mas na maioria das vezes o maior efeito desta sensação são mesmo as cores neutras que cobrem a divisão.

Sabemos, que nem todos somos especialistas a conjugar tons entre os diversos elementos numa sala, mas uma coisa é certa: as paredes são o elemento principal.

Normalmente, procuramos cores neutras para esta divisão da casa, de modo a conjugarem bem com a restante decoração. Ainda assim, quando começamos a escolher, descobrimos que as cores neutras também possuem uma palete quase ilimitada de escolhas.

cores neutras
A combinação de cores que escolher para uma parede irá também determinar o tipo de iluminação que deverá ter em conta

Benefícios de pintar as paredes da sala com novos tons

São muitos os designers e decoradores que indicam que mudar a cor das paredes é a opção de investimento mais baixo, para quem quer fazer uma mudança de interiores. Para além deste benefício, existem outros como a possibilidade de limpar as paredes ou redefinir a posição do mobiliário conforme o uso das cores.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Existem algumas marcas de tinta que são ideais para quem tem crianças, pela possibilidade de serem facilmente laváveis – ou propícias ao desenvolvimento artístico do mais pequenos.

Cores neutras: ajuda profissional ou talento pessoal/

O melhor momento para fazer este tipo de trabalhos é durante o verão, pois pode deixar as janelas e varandas abertas para que a tinta seque mais facilmente. Por outro lado, pode sempre aventurar-se na pintura de paredes, mas prefira a intervenção profissional se vai usar mais do que um tom dentro de uma mesma divisão.

Este conselho também é válido para o momento de escolher as cores, a opção ilimitada pode muitas vezes levar à junção de tons que não combinam ou que não produzem boas sensações na divisão.

cores neutras
Existe sempre a possibilidade e pintar apenas uma das paredes, criando um efeito luminoso e que destaca o design do mobiliário.

Onde escolher as melhores cores para pintar interiores

O grande catálogo de cores, que é usado em muitos ofícios artísticos e também de conceção de design, é o catálogo Pantone. No entanto, para escolha de cores de tintas de parede existem catálogos que serão mais específicos, como é o caso do Natural Colour System e o sistema de cores RAL.

Indicamos que estes catálogos são universais, mas muito usados em decoração. Ainda assim, as indústrias das tintas de parede têm os seus próprios catálogos que, naturalmente, serão mais fáceis de usar e comparar para quem não tiver tanta experiência neste campo.

Tipos de tons neutros

Para pintar uma sala em cores neutras deve-se atender a uma distinção entre os tons claros e os tons pastel. A combinação dos tons neutros com cores vibrantes são uma opção bastante viável para quem quer realçar pontos e espaços da sala.

cores neutras
As cores neutras poderão sempre fazer a diferença no conforto de uma divisão da casa.

Tons claros

Os tons claros poderão ser qualquer cor existente na sua forma mais clara. É possível aceder a um catálogo para encontrar o tom de claro ideal, pois as variações são quase ilimitadas.

Tons pastel

Estes são os tons que fazem parte de uma família de cores de alto valor e baixa saturação. Apresentam-se como as opções “pálidas” das cores e quando usadas numa divisão trazem uma sensação de serenidade.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores