Detalhes decorativos que não podem faltar numa cozinha provençal

A cozinha é o coração de qualquer casa, não é verdade? E a cozinha provençal é a alma de um estilo decorativo inspirado no bom gosto francês e na simplicidade refinada da decoração rústica – aquela que torna as casas de campo do sul de França em verdadeiros cenários de sonho, aqueles que nos deixam a suspirar. Despretensiosa, convidativa, reconfortante: vamos trazer um pouco deste charme provençal para a cozinha lá de casa?

Cozinha provençal

CFR – PT – TEXT – Ebook 3 – Cocinas

Madeira magnífica

Um material nobre e natural, a madeira é um elemento chave na decoração de uma cozinha provençal, com especial destaque para o mobiliário – neste cenário cabe uma mesa de cozinha campestre de madeira sólida, bancos rústicos, cadeiras com detalhes esculpidos como as costas ou os pés – tudo com aquele ar de peças muito usadas, muito amadas e passadas com carinho de geração em geração. A madeira ganha ainda relevo em elementos de maior dimensão como os armários da cozinha, deixados ao natural ou pintados com uma cor condizente com o estilo; imponentes vigas expostas no teto; ou um chão em madeira bem gasto pelo tempo ou pintado de branco esbatido para tornar o ambiente ainda mais aconchegante. 

Cozinha provençal - Madeira

Paleta de cores pastel, beleza campestre

Inspirada na leveza de uma brisa de verão a entrar pelas portas abertas de uma casa de campo francesa, as cores de uma cozinha provençal são um reflexo desse mesmo cenário: suavemente atenuadas, deliciosamente delicadas. Pinte e decore o espaço inspirado na natureza: tons pastel que fazem lembrar um piquenique ao ar livre, o branco clássico das nuvens, os diferentes tons de azul que unem o céu e o mar, o bege rústico, a lavanda bonita e os maravilhosos tons terra como o verde azeitona, ocre e terracota

Cozinha provençal - Cores pastel

Uma cozinha provençal pede flores por favor!

Uma cozinha provençal não está completa sem flores, sempre frescas, sempre campestres e sem esquecer a aromática lavanda, que é o símbolo máximo deste estilo decorativo. Mas as flores também saltam dos vasos para os serviços de loiça e para os têxteis – cortinas, panos de cozinha, guardanapos, toalhas de mesa e até nas almofadas das cadeiras, se estas não estiverem já forradas com um tecido bem florido. E porque as flores nunca são demais numa cozinha provençal, vamos ousar e decorar um canto com papel de parede floral ou então cobrir as paredes com quadros pintados com motivos florais… Afinal de contas, decorar uma cozinha provençal é encher o espaço de detalhes únicos.

Cozinha provençal - Flores

Detalhes rústicos e inesperados

A decoração de uma cozinha provençal surpreende em cada nicho, quanto mais olhamos, mais detalhes bonitos encontramos. Cestos de vime com maçãs, saquinhos de rede com limões, panelas de cobre suspensas, frascos de vidro de vários tamanhos, repletos de ervas aromáticas e especiarias, pratos pintados a decorar as paredes, potes e outros objetos em cerâmica, muitas velas e castiçais, balanças vintage, regadores em latão ou ferro, tabuleiros antigos, um lava-loiça fundo em grés, tapetes em rattan, um candeeiro na bancada ou lustres no teto… a isto chama-se uma decoração à grande e à francesa!

Cozinha provençal - Detalhes rústicos

Já está a imaginar a sua cozinha provençal a compor-se, não está? A verdade é que é muito fácil sentimo-nos a viajar diretamente para o coração do campo francês, porque mais do que um estilo, a decoração provençal é uma forma pura de viver e desfrutar das coisas boas da vida… deixe-se levar!

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas