De A a Z: cozinhas completas para saborosas refeições em família

Para quem gosta de comer e de cozinha, não há divisão mais importante do que a cozinha! Prática e funcional, a cozinha deve também ser um espaço agradável, que convide à partilha e a desfrutar momentos em família. Neste artigo, dizemos-lhe o que não pode faltar para ter a cozinha completa, à medida das suas necessidades!

cozinhas completas

Saiba tudo o que necessita para ter a cozinha completa!

Equipar uma cozinha com tudo o que necessitamos para cozinhar refeições saborosas para toda a família é mais complexo do que parece. Ao longo da vida, vamos acumulando acessórios de cozinha que não utilizamos ou não sabemos utilizar e outros que são companheiros do dia a dia.

CFR – PT – TEXT – Ebook 3 – Cocinas

Imagine que tinha de começar a sua cozinha, do zero, e não quer que lhe falte nada. Não desespere, preparámos para si um resumo dos utensílios que tornam as cozinhas completas, de A a Z!

Essenciais: arrumação, bancada e frigideira

Para uma cozinha completa e funcional, é essencial que o espaço de arrumação seja otimizado. Isto quer dizer que os armários e gavetas devem ter estruturas internas que permitam arrumar o máximo de utensílios. Quanto mais utensílios tiver à vista, maior a confusão visual. Mesmo que tenha uma cozinha grande, o espaço vai parecer-lhe reduzido. Por isso, é muito importante que escolha armários adequados às suas necessidades de arrumação. 

cozinhas completas

A arrumação é essencial para facilitar o dia a dia

Pequena ou grande, com ilha ou sem ilha, a cozinha é um espaço essencial à família e deve estar equipada com tudo o que é necessário. Numa cozinha completa, não pode faltar uma bancada de trabalho para cortar, preparar e servir as refeições. Esta deverá ser, preferencialmente, em pedra natural ou outro material lacado que permita uma correta higienização do espaço, após a preparação dos alimentos.

cozinhas completas

A bancada deve ser de fácil limpeza

Gosta de um bom bife? Os seus filhos adoram ovos estrelados? Se a resposta é sim, então, não podem faltar frigideiras na sua cozinha. Opte por modelos com revestimento anti-aderente e pegas em material resistente ao calor, para evitar queimaduras. No momento da lavagem, escolha uma esponja não abrasiva e macia para remover a sujidade, caso contrário, poderá danificar o revestimento que impede que os alimentos se colem à frigideira. 

cozinhas completas

Escolha frigideiras de qualidade e conserve-as durante muito tempo

Louça, microondas e panelas: os amigos de todos os dias

Pratos, copos, travessas e tigelas… A louça é essencial para servir as refeições. Deverá ter dois conjuntos de louça: uma mais resistente e simples, para o dia a dia, e um conjunto mais delicado, com desenhos ou detalhes a seu gosto, para as ocasiões especiais. A duração e o bom estado da sua louça irá depender inteiramente dos cuidados que tiver: guardar corretamente os pratos, não colocar copos de cristal na máquina de lavar-louça, entre outros.

cozinhas completas

A louça para o dia a dia deve ser guardada num local acessível

O primeiro microondas surgiu na década de 40 e, desde então, é um acessório indispensável na maioria das cozinhas. Seja para aquecer o leite para o pequeno-almoço ou as sobras do jantar, é uma forma fácil e prática de aquecer e cozinhar alimentos. Para um melhor resultado, opte por um microondas de potência elevada e garanta as condições de instalação identificadas pelo fabricante

cozinhas completas

Depois de um dia de trabalho, nada mais prático do que aquecer o jantar no microondas

As panelas, tal como as frigideiras, devem ser de qualidade. Isto não irá só garantir melhores resultados durante o processo de confecção, como também irá facilitar a limpeza. No momento de comprar o seu trem de cozinha, é importante que tenha em conta o tipo de fogão: algumas panelas são fabricadas para ser usadas exclusivamente com um determinado tipo, como, por exemplo, os fogões de indução. 

Talheres e zona de refeição: úteis e indispensáveis

Tal como a louça, poderá ter duas opções de talheres: opções mais simples e prático para o dia a dia e um faqueiro mais complexo e elegante para os momentos de cerimónia. Alguns faqueiros são compostos apenas por garfo, faca, colher de sopa e colher de sobremesa; outros poderão incluir outros acessórios, tais como escumadeira, faca para bolo, entre outros. Antes de fazer a compra, pense no que serão as suas necessidades

cozinhas completas

Um faqueiro simples é mais prático para usar no dia a dia

Por último, mas não menos importante, destacamos a zona de refeição. Muitas famílias têm mesa na sala de jantar mas, para o dia a dia, optam por fazer as refeições na cozinha. A zona de refeição poderá ser uma mesa ou simplesmente uma bancada servida por bancos altos. É importante que esta zona esteja limpa e arrumada e que seja acessível a todos os elementos da família (os mais pequeninos incluídos!). 

 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas