Dicas de decoração para melhorar o feng shui na cozinha

Na cozinha, nutrimos o corpo, partilhamos momentos em família e levamos a cabo uma das tarefas mais relaxantes: cozinhar. Desta forma, é muito importante que, para além da funcionalidade, o conforto e bem-estar nesta divisão seja uma prioridade. Neste artigo, abordamos o Feng Shui na cozinha e damos algumas dicas para aplicar esta sabedoria milenar. 

feng shui na cozinha

Descubra como aplicar as regras do Feng Shui na cozinha

Ensinado e aplicado há milhares de anos no Oriente, o Feng Shui chegou ao mundo ocidental há algumas décadas e veio para ficar. Baseado na premissa de que as casas e os objetos que as decoram e mobilam têm energia e que esta deve ser otimizada da melhor forma, o Feng Shui ensina-nos a decorar a nossa casa de uma forma harmoniosa e energeticamente positiva.

CFR – PT – TEXT – Ebook 3 – Cocinas

Entre tachos e panelas, frutas e legumes e a confusão diária da preparação das refeições, é fácil ficar confuso sobre como podemos aplicar esta técnica de decoração e organização. Continue a ler e descubra os mandamentos básicos para melhorar o Feng Shui na cozinha

Como melhorar o Feng Shui na cozinha

A cozinha é um local onde se reúnem dois tipos de energia: fogo e água. Por se tratarem de elementos opostos, é importante garantir que são colocados afastados, para evitar conflito de energia. De uma forma geral, o primeiro passo para garantir boas energias na cozinha é garantir que o frigorífico, o lava-loiça, a máquina de lavar a roupa e a máquina de lavar a louça não estão junto do fogão. Este deve estar posicionado de forma a que não fique de costas para a porta e num ponto onde possa ter visibilidade de toda a cozinha.

feng shui na cozinha

Fogão e lava-louça não devem estar imediatamente juntos

No caso de ter o fogão localizado ao lado do lava-louça, a colocação de um objeto de madeira (uma colher, uma tábua ou qualquer outro utensílio de cozinha) ou um vaso com uma planta entre ambos pode ajudar a equilibrar os elementos fogo e água na cozinha. 

A cozinha deve ser bem iluminada, arejada e organizada. Deve ser limpa com regularidade, especialmente as bancadas de trabalho, que devem ter cantos e laterais arredondadas. As facas devem ser guardadas fora do alcance da vista, exatamente pelo mesmo motivo: pode prejudicar o chi (energia vital que está presente no Universo e em todos os seres humanos). 

feng shui na cozinha

Mantenha a bancada de trabalho organizada e limpa

A organização é essencial, não só por motivos funcionais (liberdade de movimentos para a preparação e confecção de alimentos), mas também porque a confusão prejudica as energias e afeta negativamente os habitantes da casa. 

Existem algumas regras obrigatórias para manter a cozinha um local livre de energias negativas e permitir que a energia positiva flua livremente. As regras são as seguintes:

  • Deitar fora coisas que nunca usa (acessórios, frascos velhos, louça partida/rachada)
  • Manter o caixote do lixo fora da vista (colocar dentro do armário, por baixo do lava-loiça)
  • Manter o frigorífico e os armários limpos e organizados
  • Ter sempre na bancada ou mesa uma taça com fruta
  • Usar frascos de vidro para alimentos como massas e leguminosas
feng shui na cozinha

Tenha sempre fruta fresca visivel: isso atrai boas energias

No Feng Shui, a localização das divisões é de extrema importância. No entanto, a não ser que esteja a construir a sua casa de raiz, é impossível mudar a localização da sua cozinha. No entanto, pode equilibrar as energias com auxilio da decoração, dependendo da localização da cozinha.

A localização da cozinha e a decoração

Cozinha a Norte

Idealmente, deve ser a sala a estar a norte. No entanto, se a sua casa tem a cozinha a norte, pode direcionar a energia usando as cores verde e azul no revestimento das paredes (parede e azulejos) e na decoração. A utilização de plantas e de objetos em metal também ajuda a equilibrar as energias.

feng shui na cozinha

O verde é uma boa cor para as cozinhas localizadas a Norte

Cozinha a Sul

Quando a cozinha está localizada a sul, é muito importante equilibrar as energias de água e fogo. Para tal, acrescente objetos de metal e em cerâmica para minimizar o excesso de fogo. O branco e o cinza são as cores privilegiadas. 

 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas