decoração para quarto de bebe

Pais, estudem a lição: o A,B,C da decoração para quarto de bebé

A chegada de um novo membro da família é um momento muito especial… Depois das roupas, do carrinho de bebé e dos primeiros brinquedos, a decoração do quarto é o momento pelo qual mães e pais mais anseiam. Para preparar a chegada do seu bebé, leia as nossas dicas sobre decoração para quarto de bebé.

decoração para quarto de bebé
Descubra alguns truques de decoração para quarto de bebé

Da cama ao roupeiro, preparar a decoração para quarto de bebé é mergulhar num mundo encantado, cheio de fantasia, cor e sonhos. Por muito minimalista que seja a decoração da sua casa, no quarto do bebé vai querer sempre acrescentar mais um detalhe amoroso.

CONFORAMA - PT - Descubra as últimas novidades em arrumaçao e armazenamento

Para além de criar um quarto bonito para o bebé que aí vem, os pais procuram também organizar e decorar o espaço para que este possa crescer juntamente com a criança. Se é o seu caso, continue a ler e estude bem a lição.

O A, B, C da decoração para quarto de bebé

Primeira lição: A de Armários

A arrumação é fundamental em qualquer casa, mas torna-se ainda mais importante quando chegam as crianças. Roupa, brinquedos, calçado… Cada criança tem uma grande quantidade de objetos e estes precisam de ser guardados. Nada pior do que nunca saber onde está o seu pijama favorito ou tropeçar durante a noite num brinquedo, certo/

Os armários não precisam de ser aborrecidos. Hoje em dia, existem várias opções de armários para quartos infantis e juvenis que se adequam perfeitamente à decoração infantil e que oferecem bastante espaço de arrumação e organização. Pode também usar cómodas e móveis de apoio para guardar outros itens (fraldas, mantas, cobertores, etc.). Mantenha as gavetas e o interior dos armários organizados, arrumando a roupa de acordo com a idade da criança e estação do ano. Assim, as manhãs serão muito mais fáceis de gerir!

decoração para quarto de bebe
Armários e cómodas são muito úteis para manter organizados todos os itens necessários

À medida que a criança cresce e se torna mais autónoma, deve inclui-la nas atividades de arrumação e organização do quarto. Pode, por exemplo dar-lhe a tarefa de guardar as camisolas na gaveta ou arrumar os sapatos no armário. Estas atividades devem ser sempre feitas com a supervisão de um adulto.

Segunda lição: B de Beliche

Se já tem um ou mais filhos, está prestes a dar-lhes o mais precioso presente: um irmão ou irmã. Os laços fraternais são um dos maiores tesouros que os seus filhos terão ao longo da vida. Muitos pais optam por colocar os filhos em quartos partilhados, mesmo tendo divisões disponíveis para que cada um tenha o seu próprio quarto. O motivo/ A partilha de espaço reforça os laços e ensina as crianças a importância de respeitar o espaço do outro.

Se os seus filhos vão partilhar quarto, há que arranjar espaço para que ambos se sintam confortáveis. Um bebé, ao início, irá naturalmente passar mais tempo junto dos pais do que no seu próprio quarto. No entanto, o quarto deve estar preparado desde o início para que ambas as crianças tenham o seu espaço, os seus brinquedos e a sua cama.

decoração para quarto de bebe
Os beliches são divertidos e ajudam a otimizar o espaço

Um beliche pode ser uma ótima escolha para um quarto infantil de dimensões mais reduzidas. O beliche permite ter duas camas no mesmo quarto, ocupando menos espaço. A criança mais velha pode dormir na cama superior (se já tiver idade e destreza para subir e descer sozinha) e a mais nova poderá ocupar a cama inferior. A hora de dormir vai ser muito mais divertida!

Terceira lição: C de Cor

Os quartos da criança querem-se coloridos e alegres! Por muito que seja adepto do preto e do branco na decoração, o quarto dos mais pequenos merece fugir à regra. As cores são muito importantes no desenvolvimento dos bebés, estimulando a visão e a interação com o que os rodeia. Por isso, aposte nas cores n a decoração para quarto de bebé: azul, verde, amarelo e cor de rosa são as cores favoritas. 
Apesar de a presença de cores ser muito importante para a criança, isto não quer dizer que deve abusar das cores vibrantes. Os tons pastel serão sempre os ideais, pois juntam a alegria da cor à tranquilidade dos tons mais suaves, permitindo que a criança tenha estímulo visual, mas não em demasiado.

decoração para quarto de bebe
Combine móveis em cores neutras com objetos de decoração em tons pastel

Um bom truque é escolher móveis de cores claras e neutras (branco ou bétula, por exemplo) e incluir as cores através dos pormenores de decoração: nos cortinados, nos lençóis e nos quadros colocados na parede. Juntamente com os brinquedos, estes elementos darão a cor necessária ao quarto do seu filhote!

Regras de segurança para os quartos infantis

Para terminar, temos uma lição extra: segurança nos quartos infantis! As crianças são naturalmente curiosas e não têm, até determinada idade, noção do perigo que certos comportamentos podem representar. Desde muito cedo, os bebés começam a tentar descobrir o mundo ao seu redor puxando, trepando e mexendo nos objetos que o rodeiam. Desta forma, é imperativo que tome alguns cuidados para evitar acidentes.

 

CFR - PT - POST - Vuelta al cole