Forno sempre impecável: descubra as dicas para uma limpeza eficaz

Deliciosos assados, bolos e tartes… O forno é o melhor amigo de quem gosta de cozinhar. Quem usa frequentemente o forno para cozinhar, conhece bem a dificuldade em mantê-lo limpo e com o mesmo brilho, cozinhado após cozinhado. Neste artigo, partilhamos consigo algumas dicas sobre como limpar o forno de forma mais rápida e eficaz.

como limpar forno

Descubra algumas dicas para manter o seu forno impecável

Todos concordamos: não gostamos nada de perder muito tempo a limpar! No entanto, os espaços onde passamos mais tempo necessitam de uma atenção constante à limpeza, sob pena de a tornar ainda mais difícil ao final de algum tempo.

CFR – PT – TEXT – Ebook 3 – Cocinas

A cozinha pode dar grandes dores de cabeça no momento de limpar, mas, com alguns truques, tudo se torna mais fácil.

Como limpar o forno: três formas diferentes de fazer a limpeza

O forno pode ser o ponto central de uma cozinha. Cozinhar no forno é prático e permite conservar o sabor dos alimentos, preparando receitas saudáveis e saborosas. No entanto, limpar o forno pode ser uma dor de cabeça.

como limpar forno

Torne mais fácil a limpeza do forno e ganhe tempo para o que realmente interessa

Dependendo do tipo de forno e da limpeza necessária, existem três formas diferentes de proceder a esta limpeza:

1. Sistema de autolimpeza

Se o seu forno tiver sistema de autolimpeza, este pode ser um grande aliado para o manter limpo no dia a dia. Em primeiro lugar, remova os tabuleiros do forno e abra as janelas. Ligue o modo de autolimpeza. Neste modo, o forno atinge altas temperaturas que acabam por reduzir a gordura e os resíduos a cinza. Enquanto espera que o ciclo de limpeza termine, aproveite para lavar os tabuleiros com água e detergente. No final, deixe o forno arrefecer e limpe o interior do forno com um pano molhado.

2. Limpeza com bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio não só é útil para a limpeza de sofás e colchões, como também pode ser um grande aliado na limpeza do forno. Misture 1 litro de água com cerca de 60 g de bicarbonato de sódio. Mexa até dissolver e borrife o interior do forno com a solução preparada. Aguarde uma hora e use uma escova não-abrasiva para remover a sujidade. No final, passe um pano húmido por todo o forno.

3. Limpeza com vinagre

Famoso no tempero de saladas, o vinagre é também um poderoso agente antibacteriano, muito eficaz na limpeza. Experimente diluir uma dose de vinagre numa dose igual de água. Molhe um pano nesta solução e limpe o interior do forno. 

Como manter o forno limpo durante mais tempo?

Para além dos truques de limpeza, temos algumas sugestões para que o seu forno se mantenha impecável durante mais tempo. Em primeiro lugar, use sempre o tabuleiro do forno, mesmo que esteja a cozinhar sobre a grelha. O tabuleiro irá apanhar os resíduos de comida e gordura e facilitar a limpeza. 

como limpar forno

Limpe o forno no final de cada cozinhado

Faça uma limpeza regular (1 vez por semana). Se notar salpicos de gordura ou comida, tente limpar imediatamente, para evitar que esta seque e se torne mais difícil de remover. Mas não se esqueça: a limpeza do forno deve ser sempre feita com este desligado e frio. Em caso de sujidades muito difíceis de remover, procure a ajuda de um produto específico. Existem vários disponíveis no mercado, a preços simpáticos para a carteira e com resultados bastante eficazes. Bons cozinhados!

 

CFR – PT – POST – Ebook 3 – Cocinas
Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter