Dicas e conselhos de arrumação para a sua casa depois do Natal

Em breve terminaremos o Natal e precisamos de ajuda, com a arrumação, para que a nossa casa volte ao normal. Por isso, pedimos à Vanesa Travieso, uma organizadora profissional formada pelo método de Marie Kondo, que partilhe as suas dicas de arrumação para deixar a casa impecável. Saiba tudo neste artigo.

Vanesa Travieso explica no blog da Conforama como arrumar a sua casa depois do Natal

Dicas de arrumação para depois do Natal

Em breve o  Natal vai acabar e, claro, é hora de regressar ao normal. Existem três categorias que levam à  desordem e caos, nesta data, e tenho a certeza que irá concordar comigo:

  • Louça, copos e louças
  • Brinquedos e presentes
  • Decorações de Natal e decoração

A Conforama e eu esperamos que, este ano, volte à rotina o mais rápida, confortável, e ordenada possível. Para isso damos-lhe algumas dicas e conselhos de arrumação para que no próximo ano tenha tudo pronto em um piscar de olhos. Quer saber quais são?

Ponha ordem em casa depois do Natal com a Conforama

Loiças, copos e toalhas de mesa

Quantos utensílios de mesa tem?

Primeiro conselho: se tiver três, quatro ou mais pratos, decida apenas por dois e livre-se do resto. Porquê deixar os piores utensílios de mesa que temos para o dia a dia e não utilizar um de que gostamos mais? Pense no espaço que terá para outras coisas! Eu não sei como foi consigo, mas comigo aconteceu que quando voltei a guardar os copos, já não cabia nem mais um, também aconteceu consigo?

Colocá-los por categorias (vinho branco, água, champanhe, …), uma das dicas de arrumação é colocar um em pé e outro com o cálice para baixo e assim por diante. Às vezes, não se trata de ter mais ou menos espaço, é de organizá-lo melhor.

Como guardar os copos até ao ano que vem Conforama

Para guardar os pratos e evitar perder tempo, use as prateleiras adicionais e, assim, aproveitará muito mais o espaço entre as prateleiras. Por fim, falamos de toalhas de mesa. Geralmente, guardamos toalhas de mesa que nunca usamos.

Dica: descarte aqueles que são antigas, com manchas que não saem ou que nunca usou e dê-asou deite-as fora. Para economizar espaço ao guardá-las numa gaveta dobre verticalmente.

Como dobrar as toalhas para que ocupem menos espaço Conforama

Brinquedos

Isto é, sem dúvida, para aqueles que têm filhos, uma das categorias mais caóticas depois do Natal. Claro que já passámos por aquela situação de ver brinquedos na sala de estar, na mesa de jantar, debaixo das camas…

Guardar os presentes e brinquedos depois do Natal

Duas vezes por ano descarto brinquedos com meus filhos, assim como com roupas, pois temos que abrir espaço e descartar tudo o que já não tem utilidade, peças paridas ou em falta. Há uma coisa muito importante que deve saber, quando a criança começa a crescer, temos que ensiná-la a tomar decisões sobre suas coisas. Ou seja, mesmo tratando-se de crianças, não podemos deitar fora ou dar alguma coisa sem antes falar com elas e explicar-lhes a importância de selecionar.

É claro que uma criança, geralmente, não vai querer dar os seus brinquedos e é aí que os pais têm uma grande responsabilidade, ensiná-los e educá-los pouco a pouco, para tomar decisões a serem mais generosas. Categorize os brinquedos e guarde-os em caixas, cestos ou baús como os da Conforama. Etiquete para saber o que existe e onde está.

Como organizar os brinquedos que estão desarrumados Conforama

Pense verticalmente, os quebra-cabeças gostam de livros. É muito mais fácil e prático para as crianças conseguirem chegar a eles.

Decorações de Natal, o momento e local para a sua arrumação

Tirar os enfeites, a árvore e a decoração deixa-nos preguiçosos. O dia ideal é o primeiro, depois das férias, se não, é provável que a árvore nos acompanhe até março ou abril.

Tips de arrumação para depois do Natal Conforama

É um bom momento para se livrar de todas as decorações que estão estragadas, das bolas que não têm o gancho e que ano após ano não colocamos na árvore mas que insistimos em deixar ficar, ou as luzes que já não funcionam há alguns anos… eliminem-nos!

A categorização é uma das partes mais importantes quando está em processo de arrumação e, além disso, o agrupamento por categorias ajuda-nos a manter a ordem. Bolas com bolas, enfeites com enfeites, figuras com figuras. Não misture enfeites com luzes e figuras do presépio e, assim, evitará ficar meia hora desembaraçando o cabo das figuras.

Envolver as bolas da árvore em papel de jornal para durarem Conforama

Envolver as bolas da árvore em papel de jornal para durarem. Se não houver muito espaço, uma das categoria pode ser ter todas as decorações que estão na árvore, exceto as luzes, aquelas sim, salvá-las à parte como as figuras do presépio.

Opte por caixas para guardar por categorias, pode embrulhar os enfeites em papel de jornal, especialmente se essas caixas forem guardas em algum lugar onde possa haver humidade.

Se a sua árvore é sintética, eu recomendo guardar a caixa onde esta veio e assim será muito melhor. Dentro da mesma caixa pode, também, guardas as luzes.

Guardar a árvore de Natal na sua caixa original Conforama

Caso a sua árvore seja natural, vamos tentar preserva-la. Se tem um jardim, plante-a. Ou então, pode inscrever-se num programa de recolha de árvores que muitas juntas de freguesia oferecem.

Recolhemos as decorações, a árvore, mas continuamos cheios de ilusão, sonhos e a acreditar na magia, até o próximo Natal.

Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter