Dicas da @Mãede3Gémeos para encontrar o quarto infantil ideal

Se há alguém que nos pode dar os melhores conselhos para conseguir o quarto infantil ideal é alguém que já se deparou com esta dificuldade! Joana Reis, autora do Blog Mãe de 3 Gémeos, fala-nos de 5 tópicos essenciais para criar o espaço que irá permitir que as suas crianças descansem, brinquem, estudem e sonhem!

Quando temos filhos, a procura pelo quarto infantil ideal nunca termina. Achamos sempre que podíamos ter feito de diferente forma. E para dificultar mais essa procura, as necessidades vão alterando: consoante as idades, as etapas de desenvolvimento e consoante a existência de mais filhos.

Sou apologista que os irmãos partilhem o mesmo quarto, caso a diferença de idade entre eles, não seja muito acentuada, inclusive irmãos de sexos diferentes. No entanto, a partir de uma certa idade, é compreensível que cada um queira o seu espaço individual. E havendo disponibilidade familiar e física para isso, há que respeitar o desejo dos nossos filhos.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Existem vários aspectos que considero primordiais para a escolha do mobiliário para o quarto ideal de criança:

Quantas crianças vão partilhar o quarto

Isso é determinante para a escolha da cama, porque dependendo também do espaço físico, optamos por camas individuais, camas com gavetão ou beliches. No meu caso, preferi camas individuais. Uma vez que sendo todos da mesma idade, o beliche iria dar muita confusão na escolha de decidir quem dormiria em cima. No caso de filhos únicos ou crianças que não partilhem o quarto, acho que é importante ter alguma possibilidade para aquele amigo que vai dormir lá em casa. Para isso, poderá fazer mais sentido uma cama com gavetão ou beliche.

Beliche 90x190 cm direita COLORS

Beliche com gavetas de arrumação

 Cama TREE Conforama

Cama Individual

Como adequar um quarto infantil à idade das crianças

Há idades em que há necessidades específicas, por isso importante ponderar se o mobiliário que estamos a escolher, tem alguma versatilidade ou nos deixa espaço para aquisição de outros móveis que se adequem a outras fases da vida, como uma secretária para estudar.

Compacto 2 camas e 2 gavetas COLORS

Quarto infantil com espaço para arrumação e espaço para estudar

Espaço para brinquedos: Dentro ou fora do quarto

Quando pensamos num quarto infantil devemos pensar em criar um quarto com cantinhos específicos e se tiver que ter um espaço para brincar. O melhor é optar por uma mobília que ocupe menos espaço ou que inclua acessórios. Assim, poderá deixar mais espaço livre para as brincadeiras o que significa que as restantes divisões da casa estarão mais arrumadas.

Quarto infantil CABANA Conforama

Quarto infantil com pouco mobiliário e espaço para brincar

Cama mezzanine ROXY

Quarto infantil com mezzanine e espaço para brincar

Luminosidade do quarto infantil

A luz é dos aspectos mais importantes de um quarto, assim como o conforto. Por essa razão, a escolha das cores para as paredes e mobiliário são muito importante. As claras, como o branco e pastel transmitem sempre mais luz e tranquilidade, além da vantagem de dar para menino e menina.

Cama tren 90x190 cm direita COLORS Quarto ideal Conforama

Quarto com cores pastel

Berço convertível MOON Conforama

Quarto com cores claras

A arrumação

Só depois de o começarmos a utilizar é que nos apercebemos que está sempre um caos e não temos lugar para nada.

Para os quartos infantis existem alternativas para arrumação muito actuais, utilizando caixas e gavetas sobrepostas, podemos criar rapidamente um espaço de arrumação. Podem ser colocadas dentro de armários, em prateleiras, ou ainda debaixo da cama, ocupando pouco espaço.

Cama nido com gavetões VOYAGE

Cama com arrumação

Cama abatível horizontal com roupeiro 4 portas batentes SPACE UP Conforama

Cama abatível horizontal

Cama abatível horizontal com roupeiro 2 portas deslizantes SPACE UP Conforama

Cama abatível e roupeiro

Acima de tudo, é essencial que o quarto da criança seja suficientemente flexível para que, por exemplo, possa passar de uma zona de brinquedos, para um espaço de estudo, sem muito esforço.

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores
Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter