Dicas para poupar dinheiro na decoração da casa

Saber escolher, planear, reutilizar ou recuperar. Estas são algumas das palavras de ordem para quem procura dicas para poupar dinheiro na decoração da casa. A pensar em quem tem um orçamento reduzido, preparamos este artigo inspiracional que reúne ideias de como decorar a casa e tirar o melhor partido da mesma sem muitos gastos.

Dicas para poupar

Um orçamento reduzido não tem de ser impedimento para renovar a decoração da casa

Seja em casas modernas ou em lares mais antigos, os últimos meses vieram provar que é essencial sentirmo-nos bem na nossa casa. Assim, é natural que queiras mudar a decoração de algumas divisões ou mesmo de toda a casa, para que possas ser o mais feliz possível ao longo do tempo que nela passas.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Na verdade, ter um orçamento reduzido não tem de ser impedimento para apostar na decoração da casa. Atualmente existem diversas formas de dar um novo aspeto às divisões, sem ter de gastar muito dinheiro.

Dicas para poupar: organização é chave

Para poupar na decoração, é essencial, de uma forma geral, ter ideias criativas, arriscar e ter algum engenho. Contudo, os fatores mais importantes serão, sempre, planear, organizar e gerir bem os gastos, priorizando o que é mais importante. Deste modo, poupam-se custos no futuro e despesas indesejadas.

Dar uma nova vida a móveis antigos

Este é uma dica para poupar dirigido aos mais habilidosos: a capacidade de transformar o velho em novo pode dar resultados maravilhosos. Para quem gosta de colocar as mãos na massa, restaurar móveis pode ser uma opção divertida e pouco dispendiosa. Além disso, esta é uma ideia sustentável, no sentido em que há um aproveitamento do que já existe. Esta ideia pode ser aplicada a móveis mais antigos que tens na sala, por exemplo, ou mesmo a móveis usados que algum familiar ou amigo te ofereça!

Dicas para poupar - sala de estar

Poupar na compra de um novo móvel é uma opção económica e sustentável

Pintar as paredes ou usar papel de parede

Dar uma nova vida às paredes pode ser o suficiente para alterar completamente o aspeto de uma divisão! Neste caso, se decidir pintar é fácil, escolher as cores poderá ser mais difícil. As opções são muito variadas e tudo depende das tuas necessidades. Se tens um espaço pequeno e queres torná-lo visualmente maior, aposta em cores claras. Se o espaço é de maior dimensão, podes optar por cores mais ousadas ou mesmo um papel de parede colorido e decorar uma das paredes da divisão.

Saber escolher elementos decorativos

Existem alguns artigos de decoração que, se bem escolhidos, podem conferir uma nova vida a um espaço. Falamos das almofadas, dos espelhos e dos tapetes, que podem alterar por completo o aspeto de uma divisão. Se por um lado as almofadas podem ser uma alternativa bastante criativa, os espelhos serão os melhores amigos de quem procura ampliar o espaço visualmente. Por fim, os tapetes também podem fazer a diferença em termos de conforto e isolamento.

Dicas para poupar - almofadas

Almofadas originais podem fazer toda a diferença no aspeto de uma divisão

Alterar a disposição dos móveis

Entre as várias dicas para poupar esta pode parecer bastante óbvia, mas a verdade é que, muitas vezes, pode bastar-nos uma mudança da disposição do mobiliário que já possuímos. Alterar a disposição dos móveis do quarto ou mesmo da cozinha pode ser a solução. Neste caso, tudo funciona por tentativa erro. Vai alternando o layout das divisões até encontrares o que mais gostas!

Agora que já sabes que é possível decorar a casa sem gastar muito dinheiro, descobre as nossas sugestões de decoração para te inspirares!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores