Os diferentes estilos de casa que todos deveríamos conhecer
Construir uma casa do nada é, inegavelmente, um grande desafio. Para quem tem essa possibilidade, um dos primeiros passos passa pela idealização de uma casa de sonho. E que estilos de casa existem? Do rústico ao minimalista, simplificamos os diferentes estilos de arquitetura, que também influenciam a decoração. Neste artigo desvendamos tudo.

Tal como na decoração, na arquitetura existem elementos chave que tornam uma casa distinta e digna de atenção. Quantos de nós veem casas em filmes, revistas, séries ou até de vizinhos e pensam “que casa de sonho!”.
A pensar em quem está a pensar construir a sua própria casa, ou quem simplesmente adora decoração e arquitetura e se quer inspirar, preparamos um artigo acerca de diferentes estilos de casa.
O estilo rústico e acolhedor
Escolher uma casa com um estilo rústico é mais frequente em zonas pouco urbanizadas. Este é um estilo bastante acolhedor, que concilia perfeitamente robustez e elementos da natureza como pedra, madeira e plantas. Neste estilo, a simplicidade permite dar asas à criatividade.

Os traços e os materiais do estilo rústico são intemporais, ou seja, vão sempre irão sempre resistir ao teste do tempo. Uma casa que se torna num verdadeiro refúgio e combina perfeitamente com um estilo de vida mais relaxado, junto da natureza.
O estilo mais clássico (ou neoclássico)
Inspirado na Grécia antiga, ao qual pode ser dada uma roupagem contemporânea, este estilo foi crescendo e adaptando-se ao longo do tempo. Com uma presença forte e imponente e a prevalência das cores claras, o estilo clássico vive da robustez e da sofisticação.

No que concerne aos materiais, neste estilo o mármore e a madeira são os mais utilizados. Para mais facilmente identificar este estilo, basta reparar nas colunas, normalmente redondas e com vários detalhes. Estas estão, geralmente, colocadas à entrada, num grande e imponente pórtico. Este estilo refere-se a casas de grande dimensão e que nos fazem viajar até à Roma e Grécia antiga.
O estilo contemporâneo minimalista
Menos é mais. Numa casa minimalista prevalecem os desenhos minimalistas, como as linhas retas e uma mistura perfeita de volumetria e harmonia, resultando em casas bastante singulares. Neste caso, o toque de modernidade é conferido pelas cores e pelos materiais escolhidos.
Aqui, as plantas dão um toque mais natural. Uma casa, com poucos elementos distrativos, traz vários benefícios. Ajuda-nos a relaxar e concentrar, pois acumular objetos polui a visão e a mente.Resumindo, o estilo minimalista passa pelas linhas simples, diretas e, por exemplo, fachadas envidraçadas.

Agora que já conheces tantos estilos de casas, confere as nossas principais tendências de decoração para veres o que combina melhor com a tua casa de sonho!