economizar agua

Sugestões para economizar água no seu dia-a-dia

A água é um dos recursos mais usados no quotidiano e por vezes perdemos um pouco a noção dos seus gastos. A poupança da água não só reduz as despesas domésticas, como contribui para um futuro mais sustentável. Venha conhecer connosco algumas sugestões aplicáveis à sua rotina para economizar água no seu dia a dia.

economizar agua

Economizar água na higiene pessoal

Os duches, as lavagens de dentes e de outras partes do corpo são indispensáveis aos cuidados pessoais diários. Ainda assim, existe uma tendência generalizada de prolongar estes momentos para além do essencial, particularmente os duches, devido ao relaxamento e à sensação de bem-estar.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Por isso, tenha a atenção de não passar mais tempo no duche do que realmente precisa e de manter a torneira fechada durante a lavagem dos dentes. Com estes pequenos gestos, irá notar a diferença nos níveis de consumo mensais.

economizar agua

Economizar água nas tarefas domésticas

Recorra mais vezes às lavagens manuais

Apesar de os eletrodomésticos oferecerem um maior conforto na rotina de limpeza, sempre que possível, opte pela lavagem manual, uma vez que a água e a eletricidade despendidas nos processos de lavagem automática atingem consumos bastante altos. Tenha somente o cuidado de gastar a água que realmente precisa e de manter a torneira fechada nos restantes momentos.

economizar agua

Utilize a capacidade total dos eletrodomésticos

Por vezes, iniciamos os programas de lavagem nas máquinas de roupa e de loiça sem se encontrarem na sua capacidade máxima. Aguarde até ter roupa ou loiça em quantidade suficiente que permita chegar à capacidade total indicada pelo eletrodoméstico e proceda à lavagem nesse momento. Verá que os valores do consumo de água e também de eletricidade se irão refletir ao final do mês.

Verifique ruturas e fugas de água

Caso dê conta que uma torneira continua a pingar mesmo depois de fechada, ou se notar uma quebra na pressão da água, tenha o cuidado de verificar se existe alguma rutura, vazamento ou qualquer outra anomalia que resulte na perda de água. Para além de agravarem o consumo, poderá ainda ter de lidar com o problema da humidade e do bolor. Por isso, quanto mais cedo solucionar o problema, menores serão os danos a longo prazo.

economizar agua

Não desperdice a água da chuva

Armazenar água da chuva pode parecer um pouco rudimentar, mas esta é uma ótima forma de aproveitar água que pode ser utilizada nas mais diversas tarefas domésticas, desde a rega das suas plantas interiores à lavagem do chão ou mesmo a lavagem manual da roupa e da loiça. Tudo o que precisa de fazer é colocar um recipiente no exterior e aguardar. Com este pequeno esforço, irá conseguir uma melhor otimização deste recurso, de forma totalmente natural e gratuita.

Use um autoclismo com dupla descarga

As descargas dos autoclismos excedem frequentemente a quantidade de água necessária para a limpeza da sanita. Para evitar este gasto excedente, opte pelos autoclismos que oferecem dois tipos de descarga e que possibilitam, desta forma, uma poupança da água e um consumo adequado às suas necessidades. 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores