Feng Shui, encha a sua casa de energias positivas

O Feng Shui é uma disciplina chinesa milenar que significa “vento e água”. No campo da decoração, o Feng Shui procura criar um ambiente com energia positiva e que melhore a qualidade de vida dos seus moradores. Neste artigo vamos ver como podemos pôr em prática na nossa casa e enchê-la de boas vibrações.

Feng Shui, encha a sua casa de energias positivas

Aparador TOUCH. Em branco e carvalho.

Pode aplicar os ensinamentos do Feng Shui à sala, ao quarto ou a qualquer outra divisão. Esta arte antiga que conjuga energias e decoração é complexa, por isso hoje vamos fazer uma pequena revisão das suas noções básicas. Com eles, conheceremos algumas chaves simples para adaptar a nossa casa ao Feng Shui, mas sem ter que fazer grandes mudanças. Pronto para encher o ambiente de energia positiva?

CFR – PT – TEXT – Ebook 4 – Salones

Que cor devo escolher para cada divisão?

No Feng Shui, as cores da decoração e das paredes devem estar interligadas com os cinco elementos: fogo, água, terra, madeira e metal. O importante é que todos esses elementos estejam presentes em cada casa. Siga as dicas:

  • Na sala de estar, a cor indicada seria azul, pois harmoniza com o elemento de madeira. Pode, também, adicionar laranjas e vermelhos (elemento de fogo) para dar cor ao ambiente;
  • Para a cozinha, escolha o amarelo, que transmite energia e é o tom dos elementos terra e metal;
  • Para a casa de banho, opte pelo azul suave, verde ou turquesa (um pouco na linha da tendência Seaside) pois eles relaxam e se refrescam, lembrando a água;
  • No quarto, usamos os mesmos tons relaxantes da casa de banho para promover o sono, combinando-os com tons pastel. Para além disso, também, podemos acrescentar toques de rosa ou salmão.
Tons relaxantes da casa Blog Conforama

Cabeceira TURIM. Disponível em preto, branco e champanhe.

Mantenha a ordem e consiga o equilíbrio

Uma das bases do Feng Shui em casa é manter a ordem. Como já aconselhámos noutros artigos para manter a casa arrumada, não é aconselhável acumular objetos desnecessários na decoração. Aposte numa combinação entre os elementos essenciais à divisão (como a cama, no quarto, e o sofá, na sala) e alguns elementos puramente decorativos, mas que emprestam à divisão um toque de requinte e elegância.

Isto tornará a casa mais fácil de limpar e manter e o seu ambiente será mais equilibrado. Não nos podemos esquecer, também, de ventilar bem e manter o máximo de luz natural, auxiliada pela luz ambiente.

Chaise Longue Maurice

Chaise longue com cama e arca de armazenamento MAURICE

Uma dica para aplicar as regras do Feng Shui na sala é optar por sofás com arca de armazenamento incorporada na chaise longue. Assim, poderá manter itens como comandos, cabos, revistas e mantas longe da vista e arrumados.

Que tipos de móveis escolher?

Como a madeira é um dos cinco elementos do Feng Shui, este será o material por excelência do mobiliário. Podemos combiná-lo com metal, mas evitando sempre móveis demasiado austeros: as linhas querem-se suaves para não bloquear o fluxo de Chi ou da energia vital.

Escolha móveis de linhas harmoniosas

Espelhos, sim, mas não em qualquer sítio

Os espelhos são uma das nossas peças favoritas para casa. No Feng Shui, estes estão relacionados com o elemento água, transmitindo energia e permitindo que esta flutue. Mas não podemos colocá-los em qualquer lugar… A colocação do espelho deve obedecer às seguintes regras:

  • Não pode estar em frente à porta da sala, já que a energia de fora e de dentro é misturada. Deve estar, sim, nas laterais da porta;
  • Pode colocar um espelho na cozinha, se este estiver de costas para a porta;
  • Não pode estar de frente para a porta da casa de banho, pois fará com que a energia não passe por ela;
  • Evitar espelhos colocados em frente à cama ou à porta do quarto, pois dificultam o sono. No entanto, é permitido colocar espelhos na cabeceira da cama.
  • Em espaços irregulares em forma de U ou L.

Espelhos Conforama

Plantas para o Feng Shui? Sempre!

Use-os nas varandas e janelas, pois estas são barreiras de proteção contra as más energias. No interior da casa, elas purificam o ar e equilibram o ambiente, mas tem de mantê-las bem conservadas e saudáveis. Algumas das plantas que são usadas no Feng Shui são, por exemplo: o bambu, jasmim, crisântemo, orquídea e, também, as aromáticas para cozinhar.

Plantas em casa Conforama

Estas são algumas noções básicas da antiga arte do Feng Shui. São regras fáceis e úteis para aplicar em casa. Atreve-se a colocá-las em prática para encontrar uma boa energia?

CFR – PT – POST – Ebook 4 – Salones