Como criar mais harmonia no quarto do seu bebé

Conhece o Feng Shui? Esta arte milenar aborda a influência que o ambiente à nossa volta tem sobre a forma como nos sentimos. Também o quarto do bebé pode ser decorado segundo os princípios do Feng Shui, para garantir um local mais relaxante e tranquilo. Afinal, se o bebé dormir bem, os pais também dormem!

O Feng Shui também se aplica ao quarto do bebé

O Feng Shui também se aplica ao quarto do bebé

Escolher as cores do quarto do bebé

O primeiro passo é escolher os tons predominantes que vão dar cor ao quarto. Seja nas paredes, no mobiliário ou nos têxteis, deve optar por tons suaves, como o verde-água, o azul-bebé ou o rosa-claro. Evite tons quentes como o amarelo, o laranja e o vermelho, pois são cores do elemento fogo, que incitam à ação e ao movimento – pouco apropriadas, portanto, para um local que se quer de tranquilidade e sossego.

CFR - PT - Text - Vuelta al cole

Um dos tons recomendados para os quartos infantis é o verde-água, pois simboliza a saúde, o equilíbrio e o crescimento. Pode também optar por tons terra, como o bege, o castanho, o terracota e o amarelo. Estes tons estão associados à calma e à segurança. Na escolha do mobiliário, aposte em cores neutras e materiais naturais.

Opte pelos tons pastel para o quarto do bebé

Opte pelos tons pastel para o quarto do bebé

O posicionamento do berço

Segundo o Feng Shui, a posição da cama (ou, neste caso, do berço) é crucial para a correta circulação de energias. O berço não deve ser colocado em frente à porta da entrada ou junto a uma janela. A cabeceira deve estar encostada a uma parede, estando, de preferência, direcionada para norte.

Zonas de brincadeira no quarto do bebé

Crie as zonas de brincadeira perto das janelas

Iluminação do quarto

Durante o dia, privilegie o sol como fonte de iluminação natural. Deixe que o quarto receba claridade e luz, mas evite colocar o berço sob exposição solar direta, pois pode ter um efeito negativo na energia do bebé e deixá-lo agitado, na hora de dormir.

Para a iluminação artificial, evite as luzes LED, pois a sua luz fria pode ser mais desconfortável e menos acolhedora. Prefira lâmpadas incandescentes ou, em alternativa, faça uso dos abajures para criar uma atmosfera mais tranquila.

A luz natural é a melhor iluminação para o quarto do bebé

A luz natural é a melhor iluminação para o quarto

Arrumação e decoração do quarto do bebé

Em qualquer quarto, menos é mais. Os quartos, especialmente os dos mais pequenos, querem-se arejados e espaçosos, pelo que não é aconselhável exagerar na quantidade de móveis e acessórios de decoração. No entanto, à medida que o bebé cresce, o quarto deixa de ser apenas um espaço de repouso e transforma-se também num espaço de brincadeira e, mais tarde, de estudo.

Crie zonas diferenciadas para cada atividade e mantenha por perto auxiliares de arrumação: caixas, cestos e caixotes podem ser de grande utilidade para arrumar brinquedos, livros, sapatos… Quando a criança tiver alguma autonomia, ensine-a a manter o quarto organizado, arrumando os brinquedos depois de os utilizar.

Caixas, cestos e caixotes podem decorar o quarto de bebé e mantê-lo organizado

Caixas, cestos e caixotes podem decorar o espaço e mantê-lo organizado

Coisas a evitar

Com crianças, todo o cuidado é pouco. Não estamos a falar apenas de Feng Shui e de energias, mas também de regras de segurança que podem fazer toda a diferença:

  • Evite colocar prateleiras sobre o berço ou cama;
  • Se colocar tapetes e cortinados, areje e lave-os com frequência;
  • Evite colocar a cabeceira da cama junto a pontos elétricos;
  • Assegure-se de que os móveis estão estáveis e bem presos à parede.
Móveis estáveis e fixos no quarto do bebé

Garanta que os móveis estão estáveis e fixos à parede

Agora que já preparou o quarto do novo membro da família, está na hora de relaxar, descansar e esperar. Uma grande aventura está prestes a começar!

CFR - PT - POST - Vuelta al cole