Humidade no quarto? Os diferentes tipos e como resolver

A humidade “invade” uma casa, mais especificamente o quarto, por diferentes motivos. Quando chega a esta divisão, pode criar problemas respiratórios, afetar a qualidade do sono e causar danos estruturais na habitação. Mas sabias que existem diferentes tipos de humidade no quarto e, consequentemente, formas distintas de resolver este problema? Pois bem, abre as portas e despede-te da humidade.

Os quartos são locais que, por vezes, acumulam humidade

Todos queremos que a nossa casa se mantenha limpa e livre de problemas. Já nos debruçamos sobre as diferentes formas de manter os móveis em bom estado, porém, é também essencial falar sobre um problema que afeta muitas habitações: a humidade. Esta acaba por afetar todos os moradores da casa, pois pode provocar problemas respiratórios (como alergias ou asma). Para além disso, a humidade também causa problemas no imóvel, fragilizando e danificando as estruturas ou acabamentos. Não esquecendo que, em excesso, a humidade interior pode causar danos permanentes em roupeiros, livros e têxteis. Por fim, a humidade no quarto afeta também o sono, devido às dificuldades em respirar. 

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Humidade no quarto: Que tipos de humidade existem?

Uma construção com problemas no âmbito da impermeabilização, o facto de estar localizada numa zona húmida, ou o simples envelhecimento dos materiais podem “deixar” a humidade entrar. Existem várias formas de reduzir a humidade em casa. Primeiramente, é importante saber identificar a causa, isto é, de onde vem a tal humidade.

Segundo os especialistas, estão identificados quatro principais tipos de humidade: a infiltrada, de condensação, de canalização ou a ascendente. Cada uma tem formas distintas de atuação, pelo que é importante que saiba qual a origem da humidade no quarto antes de planear uma intervenção.

Humidade Infiltrada

Um dos tipos de humidade existente é a infiltrada, que se revela através de manchas amarelas na parede. A humidade infiltrada vem do exterior, ou seja, de chuvas. As causas mais vulgares são terraços mal impermeabilizados, rachaduras nas paredes, danos nos revestimentos ou caleiras e algerozes entupidos ou danificados. Se o problema não for tratado, as manchas acabam por escurecer e surge o bolor. Para resolver, são necessárias técnicas de isolamento.

Deve-se consertar os danos nas paredes e revestimentos. Posteriormente, há uma infinidade de outras medidas como impermeabilização interior de toda a habitação.

Humidade no quarto juvenil

A humidade no quarto pode causar problemas respiratórios

Humidade de condensação

Existe também a humidade de condensação. Este é o tipo a mais vulgar, no qual as manchas são irregulares e aparecem nas paredes ou no teto, sobretudo nos cantos. O vapor de água, que causa esta humidade, gera-se em várias atividades normais, como cozinhar e tomar banho. Assim, se a casa de banho for perto do quarto, esta pode afetar precisamente o espaço onde dorme. Para evitar o aparecimento desta humidade, deve controlar o volume de humidade da casa, com rigor, instalando sensores para medir os níveis de humidade. Outra solução será simplesmente abrir as janelas. 

Fugas na canalização

Quando a humidade surge devido a fugas na canalização, aparecem manchas húmidas permanentes e, possivelmente, bolor junto às canalizações e a aparelhos sanitários. A solução para este tipo de humidade passa por contactar especialistas, localizar a fuga e reparar a canalização e a parede danificada.

Humidade ascendente

Por fim, a humidade ascendente manifesta-se com o aparecimento de manchas que sobem a partir do chão. No exterior da habitação, pode ocorrer a formação de nitro ou musgo e no interior podem aparecer bolores ou fissuras. Para tratar este tipo de humidade é necessário introduzir materiais impermeáveis, ou seja, realizar obras de reabilitação das paredes.

Humidade no quarto moderno

A ventilação do quarto é essencial para pôr fim à humidade

Eliminar completamente humidade no quarto pode parecer impossível, mas existem diversas dicas para evitar que esta apareça: aplicar um bom isolamento, arejar bem a casa, escolher as plantas ideais para o interior, ter sensores de humidade ou desumidificadores e secar a roupa fora de casa sempre que possível!

Agora que já sabes tudo sobre humidade, inspira-te para ter um quarto decorado com as últimas tendências.

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores