Como preparar a quarto infantil para a chegada do bebé

A chegada de um bebé muda tudo! Mudará por completo não só a rotina da família, como também a casa e a decoração. O conforto e bem-estar do mais recente membro da família passa a ser a prioridade. Neste artigo, partilhamos algumas ideias para preparar o quarto do bebé com todo o conforto e segurança.

ideias para quarto de bebe

O quarto do bebé deve ser confortável e, acima de tudo, seguro

Para começar, deve reservar uma divisão apropriada para o novo membro da família; um pequeno recanto onde organizar as suas coisas e instalá-lo a partir dos 4 ou 5 meses.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Mas será seguro? Perante uma situação tão nova para os pais, há muitas dúvidas a surgir. Com um pouco de engenho e as nossas ideis para o quarto do bebé, conseguirá criar um quarto harmonioso e muito seguro.

1. Muito espaço livre

Um quarto infantil deve ter o máximo espaço livre possível. Pense que, em breve, o seu bebé será uma criança e este será também o seu recanto de brincadeiras, pelo que uma cama, um armário e uma cómoda onde guardar os brinquedos é o essencial. Esqueça os acessórios desnecessários! Verá como, pouco a pouco, o resto do espaço vazio ficará irremediavelmente repleto de brinquedos.

cama quarto bebé

É imperativo que reserve um espaço para os brinquedos da criança

2. Móveis com visão de futuro

O bebé rapidamente crescerá e passará por diferentes etapas. Para poder aproveitar o seu quarto o máximo de tempo possível e assim adaptá-lo facilmente às distintas idades do seu filho, o melhor é escolher um mobiliário adaptável: um berço que se transforme em cama, um berçário que se transforme em escritório, etc. Se, além disto, optar por móveis com cores neutras, será mais fácil aproveitá-los, mesmo que mais tarde mude a decoração.

ideias para o quarto do bebé

Depois do berço, opte por uma cama que o seu filho possa usar durante vários anos

3. Cores suaves

O quarto do seu bebé deve ser calmo e acolhedor, com um ambiente que ajude a relaxar e descansar. Esqueça as cores demasiado berrantes ou excitantes que já tem nos brinquedos e seleccione uma paleta de cores suaves para as paredes. Se utilizar pinturas que não contenham substâncias químicas, estará garantido um ambiente saudável para o seu bebé.

ideias para o quarto de bebé

Tons como branco, bege e pêssego são ideais para criar um ambiente relaxante

4. Paredes decoradas

Decorar as paredes é um truque simples e que tornará o quarto num espaço mais original e divertido, sem ocupar espaço. Agrada tanto a miúdos como a graúdos e continuará atual durante muitos anos. Combine paredes pintadas em cores suaves com outra parede em que poderá pintar um motivo decorativo infantil.

paredes decoradas no quarto do bebé

Combine motivos infantis com paredes em cores neutras

5. Iluminação natural

Durante o dia, potencie ao máximo a entrada de luz natural, mas sempre filtrada através de cortinas ou estores. O objetivo é que o quarto seja iluminado pela luz do sol mas que esta que não seja tão directa que chegue a magoar a vista sensível do bebé. À noite, disponha de pontos de luz auxiliares com lâmpadas de pouca intensidade. Crie uma zona de leitura e coloque um candeeiro com luz suficiente, mas não muito forte, para que ler um livro antes de dormir se torne uma rotina saudável.

iluminação para o quarto do bebé

Escolha lâmpadas de luz suave para o quarto do bebé

6. Tecidos naturais na roupa

É conveniente que a roupa da cama, as mantas, as fronhas das almofadas, os pijamas… sejam de fibras vegetais, especialmente algodão 100%, para respeitar ao máximo a pele do seu pequenino.O ideal será que os combine com as cores de paredes e móveis, formando uma paleta cromática em tons harmoniosos. Verá a vida que dará ao espaço!

Opte por materiais de qualidade ao escolher os lençóis, fronhas e mantas

7. Escolher o colchão adequado é fundamental

O colchão é muito importante para um sono descansado! Mesmo nas camas em que o colchão fica junto do chão, dando mais mobilidade aos bebés mal começam a andar, um colchão firme é essencial. Não sabe por qual optar? Recomendamos os que têm núcleo de látex e fibras de coco. Quanto à manta e o forro protector do colchão, é preferível que sejam de algodão e fibras naturais: transpiram melhor e não levam elementos sintéticos. 

cama para quarto de bebé

Seja qual for a cama, o colchão deve ser da maior qualidade!

8. Sempre à temperatura adequada

Os bebés dormem muitas horas e será no seu quarto que passarão mais tempo. Tente que a temperatura esteja sempre entre os 18 e os 20 ºC, e que não passe dos 22, especialmente de noite. É fundamental também controlar a humidade, que deverá estar ao redor de 60%; um excesso pode proporcionar o crescimento de fungos ou mofos, enquanto um ambiente seco provoca irritações cutâneas e seca as mucosas do bebé.

Convidamo-lo a entrar em www.conforama.pt e inspirar-se nos modelos de quartos infantis que temos. O principal objetivo será sempre criar ambientes acolhedores e saudáveis para o bebé, mas isso não significa que não aproveite as possibilidade de decoração que um quarto infantil oferece!

Depois de todas as ideias para o quarto do bebé que partilhamos consigo, já decidiu como organizar a sua casa para a chegada do momento mais doce da sua vida?

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Conforama

Envolva-se com as nossas redes sociais!

                   

Subscreva a nossa NewsLetter