iluminacao de jardim

Guia completo para uma iluminação de jardim brilhante

Se pensa que um jardim bonito só pode ser verdadeiramente apreciado à luz do dia, pense outra vez – um jardim bem iluminado numa noite de verão transforma-se num oásis encantado onde luz, natureza e fragrância unem-se para criar um ambiente inesquecível.

CFR - PT - TOFU - CTA TEXT - Exteriores

Este guia simples tem todas as dicas necessárias para uma iluminação de jardim brilhante. 

iluminação jardim

O que ter em conta na iluminação de jardim

Iluminar o jardim tem vários objetivos e benefícios, começando por torná-lo num espaço que também pode ser aproveitado depois do pôr-do-sol.

CFR - PT - TOFU - CTA TEXT - Exteriores

Mas não só: a iluminação de jardim contempla a segurança, o destaque de elementos chave, a criação de zonas de convívio e uma forma de potenciar a decoração deste espaço exterior.

Jardim iluminado, jardim seguro

Uma boa iluminação de jardim é uma questão de segurança, daí que é imprescindível iluminar pontos de passagem, escadas, muros, portas de acesso à casa, garagem ou arrecadações; zonas muito escuras e/ou áreas que possam ser potencialmente perigosas se forem deixadas sem iluminação durante a noite – e é aqui que entra a instalação de luz direta, com ou sem sensor, dependendo das necessidades. 

instalação de luz direta
Uma boa iluminação transforma um jardim num oásis

Iluminar para destacar

A iluminação indireta, por sua vez, é um dos principais trunfos de um jardim bem iluminado, pois, contempla uma luz voltada para baixo ou para cima, resultando numa iluminação suave e discreta, mas que consegue iluminar tudo à sua volta. É por isso que é habitual a utilização de luz indireta nos bancos de jardim, na piscina, nos passeios pedonais, junto a árvores de grande porte, pequenas fontes, chafarizes ou lagos. À noite, o jardim ganha nova vida graças a uma iluminação bem pensada e bem executada. 

iluminação do jardim
A iluminação do jardim deve destacar elementos chave

Criar ambientes diferentes com luz

A iluminação é um elemento-chave na decoração de qualquer espaço e o jardim não é exceção. A escolha do tipo de iluminação e a forma como é aplicado pode fazer toda a diferença na criação de ambientes distintos e convidativos. Por exemplo: uma grinalda de luzes empresta um ar festivo; luzes com um suporte em bambu ou rattan remetem para o estilo boho-chic; a utilização de lanternas evoca um espírito marroquino; candeeiros de pé no exterior criam uma decoração bem contemporânea; luzes suspensas trazem sofisticação às áreas sociais; a iluminação no chão é muito elegante; luzes em torno de árvores, ramos ou junto de arbustos dão lugar a um jardim encantado; o uso de velas na iluminação do jardim ficam sempre bem e até podem ser à base de luzes LED para uma maior segurança. 

iluminação jardim
Iluminar o jardim é decorar de forma resplandecente

As melhores lâmpadas para a iluminação de jardim

Para uma iluminação de jardim ecológica e de baixo custo, a melhor opção é, sem dúvida, a iluminação solar – as lâmpadas carregam durante o dia com a luz do sol e à noite iluminam o jardim de forma delicada. Para pontos de luz mais fortes, a escolha recai sobre a iluminação halogénea e a LED, sendo que, embora mais caras do que a primeira opção, as luzes LED têm a vantagem de consumirem muito pouco e durarem muito tempo, o que acaba por ser um excelente investimento em termos de iluminação de jardim. 

Com alguma pesquisa, planeamento e uma boa dose de criatividade, faz-se luz e cria-se uma iluminação de jardim cintilante.

CFR - PT - TOFU - CTA POST - Exteriores