Cuidados a ter na limpeza de ar condicionado em casa

Mais do que nunca, é essencial termos atenção ao ar que respiramos. Tal como quando estamos ao ar livre, nos momentos que passamos em casa, também devemos procurar um ar limpo e puro. Assim, surge a necessidade de realizar a limpeza de ar condicionado! Neste artigo reunimos dicas para que seja fácil fazê-lo em casa.

Limpeza de ar condicionado - cozinha

Uma casa arejada é meio caminho andado para um ambiente saudável

É cada vez mais aconselhado que, dentro de casa ou em qualquer espaço fechado, se abram as portas e janelas para manter o ar limpo, seco e bem ventilado. Contudo, as diferenças de temperatura sentidas em casa ao longo das diferentes estações fazem com que cada vez mais habitações contem com ar condicionado.

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Há certos cuidados que se devem ter na limpeza de ar condicionado, tanto por dentro como por fora. O objetivo será manter o ar limpo, evitar a propagação de vírus, a acumulação de pó, ácaros, fungos, bactérias ou outros microrganismos. A limpeza deve ser feita, ainda, para garantir que o equipamento a funcionar de forma eficiente.

Limpeza de ar condicionado: começar por fora

Primeiro, deves começar por desligar o ar condicionado da corrente. Depois, podes começar pela parte exterior do ar condicionado, que deve ser limpa com água e detergente. Podes fazê-lo à medida que o produto for ficando sujo ou simplesmente uma vez por semana. Para evitares o aspeto amarelado, evita usar detergentes multiusos!

Retirar o painel e encontrar o filtro

Depois da limpeza da parte exterior, chega o momento de limpar o filtro! Logo que retirares o painel, vais encontrar o filtro, que deverá ou ser limpo ou mesmo substituído. Se optares por limpar o filtro, deves consultar as instruções do fabricante para teres a certeza de todos os cuidados que deves ter.

Limpeza de ar condicionado - sala de jantar

As temperaturas mais altas levam a que muitos optem por ar condicionado

Apesar disso, de uma forma geral, podes optar por dois diferentes métodos: ou usar o aspirador (com o acessório da escova) ou lavá-lo no chuveiro (caso esteja muito sujo). Se fores pela segunda opção, usa água quente e sempre na direção oposta ao fluxo do ar e de ambos os lados. Existem ainda aparelhos que têm filtros descartáveis, ou seja, poderás também substituir o filtro.

Garantir que o filtro está seco e voltar a colocar

A pressa também é inimiga da perfeição no que toca a limpeza de filtros de ar condicionado. Tens de garantir que o filtro está efetivamente seco para o voltares a colocar no equipamento. Também nesta fase podes e deves consultar as instruções do fabricante. Não te esqueças que o filtro é uma peça delicada e que deve ser colocada cuidadosamente. Depois, basta voltar a colocar o painel, que também estará limpo.

Limpeza de ar condicionado - quarto

O ar condicionado pode acumular ácaros e conduzir a doenças respiratórias

De uma forma geral, é aconselhado efetuar a limpeza do ar condicionado pelo menos uma vez por mês. Em alturas em que é utilizado com muita frequência a limpeza deve ser realizada quinzenalmente. Deste modo, conseguirás não só manter o ar limpo, como também controlar melhor os gastos energéticos!

Em caso de qualquer dúvida deves sempre contactar um profissional para realizar a limpeza (pelo menos uma vez) para que possas aprender e repetir o processo.

Como podes verificar, o processo de limpeza de ar condicionado pode ser mais complicado do que parece. Porém, é essencial, principalmente nesta altura! Se adoras organização e limpeza, deixa-te inspirar pelas nossas sugestões!

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores