organizar despensa

Organizar despensa da cozinha em apenas três passos

Se tem uma despensa, sabe como é bom poder contar com um espaço extra. No entanto, é fácil perder o controlo e ter mais alimentos na despensa do que o necessário, levando ao desperdício, gastos e investimento perdido. Conheça 3 passos essenciais para organizar despensa da cozinha e gerir o stock e as compras de alimentos.

organizar despensa
Descubra como organizar a despensa em 3 simples passos

Numa ida às compras, tendemos, por vezes, a comprar mais alimentos do que precisamos, quer seja devido às promoções feitas pelas superfícies comerciais ou porque fomos às compras com fome. De tempos a tempos, é preciso fazer uma limpeza profunda e organizar a despensa.

CONFORAMA - PT - Renove a sua cozinha com as últimas tendencias

O objetivo desta limpeza é garantir um correto armazenamento dos alimentos (respeitando as condições ideais de conservação), evitar desperdícios de alimentos fora do prazo de validade e rentabilizar o que já temos em casa para preparar as refeições.

Vamos então começar a organizar a despensa…

Organizar despensa da cozinha

1º passo: fazer um inventário

Antes de começar a organizar os alimentos, é necessário perceber o que temos na despensa. O mais provável é que encontre coisas que nem se lembrava que tinha e, algures escondido no fundo do armário, encontre um pacote de bolachas fora do prazo… Para organizar a despensa de forma eficaz, é imperativo que faça um inventário de todos os produtos que tem na despensa, tirando-os para fora dos armários e colocando à vista, para, de seguida, organizar por categorias.

organizar despensa
Retirar todos os produtos da despensa é o primeiro passo para a organizar

Verifique as datas de validade, deite fora os produtos estragados ou fora de validade e veja quais alimentos tem em menor e maior quantidade. Se tem guardadas dez latas de atum, talvez não seja preciso comprar atum na próxima ida às compras, certo/ Este exercício ajuda-nos a evitar o desperdício e as compras desnecessárias e também pode ser útil para criar novas receitas para o dia a dia. 

2º passo: arrumar por categorias

Antes de voltar a por tudo na despensa, é essencial que organize os alimentos por categoria. Desta forma, saberá sempre onde estão os alimentos e quando é necessário comprar mais. Idealmente, deverá tentar juntar todos os produtos alimentares em uma (ou mais) prateleira e os não alimentares noutra. Coloque as massas e o arroz juntos, as conservas todas próximas umas das outras e respeite as condições de armazenamento indicadas pelo fabricante.

organizar despensa
Organize os produtos por categoria

Existem acessórios que pode aplicar nos seus armários, de modo a otimizar o espaço disponível a arrumação. As prateleiras amovíveis para armários podem ser muito úteis para otimizar espaços com pouca arrumação e garantir que está tudo no seu devido lugar. O segredo é reduzir o desperdício ao mínimo e, com o que fica, garantir uma arrumação o mais funcional possível. Afinal, não quer perder tempo à procura dos ingredientes mesmo à hora do jantar, pois não/

3º passo: arrumar de acordo com a validade

Existem produtos que guardamos na despensa que usamos com maior regularidade. Estes devem estar num local acessível, ficando os produtos menos usados (produtos de limpeza, rolos de papel, sacos, etc.) no fundo dos armários. Organize também os alimentos por data de validade. Aqueles cuja data está mais próxima devem ficar à frente, por forma a serem usados em primeiro lugar. 

organizar despensa
Manter a despensa organizada vai ser muito útil na hora de confeccionar as refeições

Quando for às compras, não se esqueça de verificar a despensa para confirmar que alimentos é necessário comprar. Nas grandes promoções, verifique sempre as datas de validade. Muitas vezes, as superfícies comerciais colocam em promoção os artigos com uma validade mais próxima, o que pode inviabilizar a compra de grandes quantidades.

Como manter a organização durante mais tempo

Decerto já percebeu que, umas semanas depois da organização, tudo volta ao mesmo. Seja porque não temos tempo para arrumar diariamente ou porque nos esquecemos como é importante manter a arrumação, armários e gavetas voltam ao que eram. Manter a organização nem sempre é fácil. No entanto, existem alguns exercícios diários que pode fazer, depois de organizar a despensa:

  • Nunca deixe um pacote ou embalagem vazio na despensa
  • Arrume as compras assim que chegar a casa
  • Mantenha o acesso à despensa livre e desimpedido
  • Coloque uma boa luz para iluminar a despensa
  • Antes de cozinhar, retire previamente da despensa todos os ingredientes necessários 

 

CFR - PT - Post - Orden