pendurar quadros

4 dicas práticas para pendurar quadros na perfeição

Há quanto tempo quer pendurar aqueles quadros que estão encostados a uma parede, mas só a ideia de ficarem tortos lhe tira a vontade toda/ É verdade, pendurar um quadro pode parecer sempre uma missão difícil, mas não é impossível. Com estas dicas práticas, vai ficar especialista em pendurar quadros na perfeição e as paredes agradecem.

pendurar quadros

1.   Galeria de arte

Para projetos de decoração um pouco mais complexos, onde se pretende pendurar vários quadros numa só parede, a melhor técnica é começar por visualizar a futura galeria de arte no chão.

CONFORAMA - PT - Quer renovar a sua sala de estar? Aquí estao as últimas tendencias

Disponha os quadros sobre uma folha de papel grande, num espaço de chão equivalente à dimensão da parede onde vai pendurar os quadros e faça experiências com a disposição dos mesmos. Tire fotografias de cada opção criada do alto, ou seja, de cima de um banco ou escadote para ter uma perspetiva real da sua galeria de arte. Quando estiver satisfeito com a composição final, use um marcador para desenhar o contorno de cada quadro sobre o papel, afixando depois essa folha à parede, que servirá de orientação para fazer os respetivos furos. Em alternativa, pode recortar a folha referente a cada quadro e afixá-la independentemente à parede. Na hora de pendurar os quadros, depois de encaixado o parafuso, é só retirar o papel.

pendurar quadros
A arte de pendurar quadros estilo galeria

2.   Como pendurar um quadro com um pau de madeira/

Procure um pau ou régua de madeira (30 a 50 cm) e afixe, numa das suas pontas, um parafuso, verificando que passa de um lado para o outro. Pendure o quadro sobre este parafuso e use o pau/régua para posicionar o quadro na parede. Uma vez selecionada a posição, faça uma ligeira pressão sobre o quadro junto ao parafuso – este movimento irá deixar uma pequena marca na parede, indicando assim o sítio onde deve fazer o furo para pendurar o quadro. Deixe ficar o parafuso no pau e utilize-o para pendurar outros quadros. Para pendurar quadros de grandes dimensões, pode usar um pau de madeira maior.

pendurar quadros
Como pendurar quadros/ Com estilo!

3.   Começar pela cópia

Quando se trata de pendurar quadros mais pequenos, tire uma cópia do mesmo (ou digitalize e imprima), molduras incluídas, e afixe à parede com um pouco de fita-cola, vá experimentando a melhor disposição e, quando decidir o local ideal na parede, faça o furo, retire o papel e pendure o quadro.

pendurar quadros
Os quadros são uma lufada de ar fresco para as paredes

4.   Pendurar quadros com o truque da fita-cola

molduras que nasceram para tornar qualquer decoração ainda mais bonita, o que significa que é essencial ultrapassar a questão: como pendurar um quadro com exatidão/ Com este truque infalível: coloque um pedaço de fita-cola grossa entre os dois buracos da moldura, pegue na fita-cola, afixe-a no local escolhido na parede e faça os dois furos, um em cada ponta da fita-cola. O quadro está pronto para ser pendurado.

pendurar quadros
Pendurar quadros/ Missão cumprida!

Com esta coleção de dicas práticas para pendurar quadros na perfeição, as paredes lá de casa, seja da cozinha, da sala ou do quarto, vão ganhar uma nova decoração e que bem que vai saber admirar o seu trabalho!

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores