Manter as plantas de exterior mais resistentes todo o ano

Com um país de sol e calor, não admira que muitos portugueses tentem trazer para a cidade a magia do campo. Assim, quintais, terraços e varandas enchem-se de plantas e flores. Neste artigo, damos-lhe a conhecer as plantas de exterior resistentes todo o ano, para que o seu jardim esteja sempre impecável!

plantas de exterior resistentes todo o ano

Conheça as caraterísticas das plantas de exterior mais resistentes

Antes de escolher as espécies que vai plantar no seu jardim, convém fazer alguma pesquisa e conhecer as suas caraterísticas e necessidades. Nem todas as plantas são adequadas ao exterior; algumas, por serem delicadas, conservam-se melhor em casa, resguardadas do sol, do vento e do frio. As plantas de exterior mais resistentes têm caraterísticas que as fazem resistir às intempéries durante todo o ano, nomeadamente muita necessidade de água e sol e folhas e flores mais espessas e menos frágeis. 

CFR - PT - TEXT - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores

Saber escolher as melhores plantas para o exterior vai poupar-lhe tempo e dinheiro, facilitando a manutenção, reduzindo os gastos de água e mantendo as plantas vivas e viçosas durante mais tempo. Conheça as caraterísticas das plantas de exterior resistentes todo o ano e escolha as espécies que vão alegrar o seu jardim!

Caraterísticas das plantas de exterior resistentes todo o ano

O primeiro truque para ter plantas de exterior mais resistentes durante todo o ano é escolher plantas autóctones. Por oposição às plantas exóticas provenientes de fora da flora original local), as plantas autóctones já estão preparadas para as condições ambientais do nosso país, suportando os verões sem chuva e as estações mais húmidas. Portugal conta com centenas de espécies autóctones, entre elas o alecrim e o rosmaninho. 

plantas de exterior resistentes todo o ano

Para um melhor resultado, escolha plantas autóctones

Para além da resistência às condições atmosféricas, as plantas autóctones trazem o benefício da poupança de recursos, não necessitando de ser regadas com frequência nem resguardadas do frio e do vento. Estas plantas foram evoluindo ao longo dos anos, desenvolvendo formas de adaptação que lhes permite florescer, mesmo sem grandes cuidados. 

As principais caraterísticas das plantas autóctones são: 

  • Folhas espessas e pequenas para reduzir a necessidade de fotossíntese
  • Folhas em agulha para conservar a humidade
  • Espécies derivadas dos cactos (como as suculentas)
  • Flores acinzentadas ou esbranquiçadas
  • Aromas fortes e intensos (como a lavanda)
plantas de exterior resistentes todo o ano

As plantas com folhas compridas e em formato agulha são mais resistentes

Tipos de plantas de exterior mais resistentes

Entre as espécies mais resistentes, contam-se aquelas que nascem sob a forma de arbusto ou planta rasteira. São comummente usadas na paisagística, quer de casas, quer de jardins públicos, pela sua resistência e potencial ornamental. Podem ser plantadas em variados tipos de solos e muitas adaptam-se mesmo a paredes e muros. 

plantas de exterior resistentes todo o ano

Os arbustos são uma excelente escolha para qualquer jardim

Para além de resistentes e com pouca necessidade de consumo de recursos (como água e tempo de manutenção), estas plantas criam o próprio adubo natural através das folhas e flores velhas que vão caindo e sendo absorvidas pelo solo. São também ótimas plantas para evitar o aparecimento de ervas daninhas, uma vez que consomem praticamente a totalidade dos recursos naturais (água e nutrientes do solo). 

Desta forma, arbustos e plantas rasteiras tornam-se ideais para jardins de grandes dimensões, requerendo pouca manutenção e mantendo-se bonitas durante mais tempo. Escolha as plantas certas e tenha um jardim bonito e florido sem grandes custos! Aproveite a grande oferta em móveis de jardim disponível nas lojas Conforama e mobile o seu jardim por muito pouco. 

 

CFR - PT - POST - Ebook 1 - Tendências, estilos e cores